A soda italiana, pode ser preparada usando um xarope concentrado (groselha, framboesa ou morango), água com gás, suco de limão ou laranja e folhas de hortelã. Além de mais saudável e gostosa que o refrigerante, ela costuma ser uma boa opção para todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
- Use água quente no preparo, pois a fria retarda o cozimento.
- Adicione algumas gotas de suco de limão para que o arroz fique leve e solto.
- O tipo agulhinha pede duas partes de água para cada parte de arroz.
- Para que a água não transborde da panela, adicione um pedacinho de manteiga ao cozimento.
- Para engrossar o caldo, acrescente na panela óleo, os temperos (alho, pimenta, e o que você gosta), frite um pouco, retire uma concha do feijão cozido e amasse os grãos junto com os temperos. Junte à panela com o feijão e deixe no fogo por mais alguns minutos.
- Acrescente o sal apenas no fim, para ele ficar macio.
- Amacie a carne de panela: acrescente 1 col. (café) de fermento em pó no cozimento.
- Frite os bifes em fogo alto para que fiquem suculentos.
- Tempere qualquer carne com sal somente na hora de servi-la. Isso ajuda a conservar o caldo e a maciez do corte.
- Use 5 litros de água para cozinhar 500 gramas de massa. Quando a água ferver, acrescente uma colher (sopa) de sal. Guarde o óleo para as massas frescas.
- Fios longos devem ser colocados inteiros na panela e dobrados, sem quebrar, com a ajuda de uma colher. Mexa com um garfo logo no início e, de vez em quando, durante o cozimento.
- Preste atenção no ponto, que deve ser al dente (cozido, mas resistente à mordida). Não confie na indicação da embalagem: vá experimentando a massa.
- Para que ela não grude, escorra a água assim que tirar do fogo, coloque em uma travessa e distribua o molho.
- Quer manter a cor dos legumes e verduras? Cozinhe-os no vapor, assim eles também conservam seus nutrientes e seu sabor.
Aproveite essas preciosas dicas do Chef Gilson Barbosa da Conveniência e Choperia YP e surpreenda-se com os resultados na sua cozinha!