QUINTA-FEIRA, 23/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

No total, número de candidatos reintegrados chega a 32.260

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL -20

Publicado em 

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Dos 32.260 candidatos que voltaram a disputar vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme anunciado nesta quinta-feira (21), cerca de 30 mil são concorrentes a vagas reservadas a negros. A reintegração dos cotistas negros ao certame ocorre porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá garantir a correção da prova discursiva ou redação, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência. O número exato dos candidatos negros ainda será divulgado pela Fundação Cesgranrio, a banca examinadora do certame.

Cumprimento de regras

Em nota, o MGI disse que o acordo judicial firmado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entre a União, o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Cesgranrio foi motivado pela “controvérsia sobre o número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras, inferior ao previsto [no edital]”.

A ampliação do número de provas corrigidas de candidatos negros chega para adequar o processo seletivo ao que determina a Instrução Normativa do MGI nº 23/2023. A norma disciplina a aplicação da reserva de vagas a pessoas negras em concursos públicos, prevista em lei federal (nº 12.990/2014).

Além disso, a decisão do MGI também leva em consideração o subitem 7.1.2.2.1 de cada um dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos. A regra estabelece que, em todas as etapas do certame, o número de candidatos às vagas reservadas às pessoas negras considerados aprovados será igual ao número de candidatos considerados aprovados na lista de ampla concorrência, desde que atinjam a nota mínima nas provas objetivas, para não serem eliminados.

A consultora jurídica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Karoline Busatto disse, em entrevista coletiva, na quinta-feira (21), em Brasília, que a equiparação ocorreu após recomendação do Ministério Público Federal e, também, depois das solicitações de grupos de pessoas negras para que a pasta corrigisse o descumprimento do edital. Karoline justificou que a medida tem o objetivo de dar transparência, continuidade e segurança jurídica ao concurso.

“O caminho seguinte seria a ação civil coletiva. Então, por bem, entendemos já pacificar, incluir no acordo com o próprio Ministério Público Federal e resolver este ponto também antes que ele se tornasse um ponto de judicialização maior”, admitiu Karoline Busatto.

Repercussão da reintegração de candidatos negros

O Coletivo de Servidoras e Funcionárias Negras do Poder Executivo federal foi um dos grupos que enviou uma carta aberta ao MGI detalhando que muitos candidatos cotistas raciais, mesmo com notas suficientes, foram eliminados indevidamente, pois suas redações não foram corrigidas, conforme estipulado no edital.

A servidora pública federal Letícia Cirqueira de Oliveira, atualmente cedida ao Ministério de Minas e Energia (MME) e membro do coletivo entende que muitos candidatos negros foram beneficiados pela reintegração ao certame que cumpre os editais do CNU. “Com notas de cortes tão aproximadas, eu acredito que muitos candidatos negros possivelmente irão para ampla concorrência, liberando mais vagas para outras pessoas negras, possibilitando a efetiva representação que tanto queremos.”

Outra integrante do Coletivo de Servidoras e Funcionárias Públicas Negras, a servidora pública federal Maryangela Santos celebrou a inclusão de candidatos negros, a partir do acolhimento da carta encaminhada. Segundo ela, o coletivo se preocupa com candidatos que não têm acesso ao Poder Judiciário, devido à falta de tempo, de estrutura ou de dinheiro. “Temíamos que muitos candidatos ficassem no prejuízo, causando até agravos emocionais para os próximos concursos.”

Além da possiblidade de aumentar as chances de aprovação de candidatos negros, Maryangela Santos vê na medida do MGI um resgate da credibilidade do CNU como política pública afirmativa para os candidatos. “Como não seria cumprido um edital com uma política tão importante como essa? Como ficaria a insegurança que surgiria nos próximos concursos e no próximo CNU?”, questionou.

“A importância da política pública [afirmativa] é ela se fazer cumprir para que a sociedade acredite nela e para que funcione de fato. E este concurso, como é defendido pelo MGI, é o concurso da diversidade”, destacou Maryangela Santos.

Nove vezes

Os editais do CNU já garantem a correção das provas discursivas multiplicada por nove vezes o número de vagas imediatas para cada cargo. Isso vale para a ampla concorrência, para candidatos negros, pessoas com deficiência e também indígenas.

O coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado no MGI, Alexandre Retamal, explicou, na quinta-feira, que a correção de nove vezes o número de vagas já atenderia à política social para cotistas negros. “Isso já estava garantido, porém a instrução normativa [IN 23/2023] determina que o número de redações corrigidas seja o mesmo da ampla concorrência e, por isso, estamos trazendo essas pessoas para a concorrência.”

A consultora jurídica Karoline Busatto destacou ainda que a ampliação das correções de provas discursivas de candidatos de cotas raciais ocorreu porque houve uma retificação do edital do CNU em fevereiro deste ano.

A servidora Letícia Cirqueira lembra que já existem decisões judiciais de tribunais superiores e a própria norma produzida pelo MGI (IN 23/2023) para guiar as bancas de concursos sobre a reserva de vagas para pessoas negras, que determinam que a igualdade entre candidatos negros e da ampla concorrência deve prevalecer em todas as fases do certame.

“Há recomendação jurisprudencial de que é necessário manter a igualdade em todas as fases do certamente. O STJ [Superior Tribunal de Justiça] e o STF [Supremo Tribunal Federal] entendem que, em concursos de várias fases, é necessário que a administração pública garanta a igualdade não apenas no fim do concurso”, frisou Letícia, que também é candidata do concurso unificado.

Ações afirmativas

Entre os 2,11 milhões de inscritos confirmados que disputam as 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 se autodeclararam pardos e pretos e concorrem a vagas reservadas às cotas raciais.

A reserva de vagas para pessoas negras nos concursos públicos é garantida desde 2014, pela Lei nº 12.990, que destina 20% das vagas oferecidas nos processos seletivos a esse público.

A Instrução Normativa do MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, complementa a legislação e estabelece os procedimentos de heteroidentificação, para comprovar ou não a condição étnico-racial de uma pessoa por meio de uma comissão de avaliadores.

Pelo novo cronograma, divulgado na quinta, em 23 de dezembro, ocorrerá a convocação de candidatos negros aprovados nas fases anteriores do concurso para o procedimento de verificação da condição autodeclarada para concorrer às vagas reservadas aos cotistas raciais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil
L
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Candidatos terão até amanhã para contestar notas no site da Cesgranrio
L
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Operação Shady: Polícia Federal combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná/RO

Homem é preso em flagrante por armazenamento e compartilhamento de material ilícito
L

Aluna da Rede Pública de Rondônia Alcança 960 Pontos na Redação do Enem 2024

Ana Carolina é uma das muitas estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino em Rondônia que obtiveram mais de 900 pontos na redação do Enem.
L

#GiroNews destaca os Bodes do Asfalto: união entre motociclismo e filantropia em Rondônia

Atuando há 15 anos em Rondônia, os Bodes do Asfalto são mais que um motoclube: são uma entidade paramaçônica que combina a paixão pelas duas rodas com valores de união e filantropia.
L

Diego Pasquim Tolotti: Da consultoria ao comando do CRA-RO no #MomentoEmpresarial

Presidente do CRA-RO compartilha trajetória de sucesso e visão para o futuro da administração em Rondônia
L

Dr. Marcelo Almeida: cirurgia plástica combinada com resultados transformadores

Transformação completa com a expertise do Dr. Marcelo Almeida
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Concurso Público para servidores – Confira lista final de inscritos e relação de candidatos por vagas

O cartão de confirmação de inscrição, com detalhes sobre datas, horários e locais de aplicação das provas, poderá ser consultado e impresso no site do Instituto Consulplan a partir de 27 de janeiro de 2025
L
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Publicidade

POLÍTICA

Lei de Autoria da Deputada Cláudia de Jesus que Cria a Política Estadual de Saúde Mental é Sancionada

A nova legislação fortalece o cuidado humanizado e a prevenção a transtornos mentais em Rondônia.
L

Ieda Chaves Planeja Propostas e Estabelece Orçamento de R$ 17,21 Bilhões para Rondônia

Nova receita total tem um crescimento de 7,08% em relação ao ano de 2024.
L

Deputada Dra. Taíssa Investe R$ 240 Mil para Reforçar a Assistência Social em Guajará-Mirim

O valor já está na conta da Prefeitura do município, e a nova aquisição vai permitir que o atendimento social chegue a mais lugares.
L

Deputado Pedro Fernandes Garante Manutenção do Posto da Polícia Civil

“Essa conquista é fruto do diálogo e do compromisso com a segurança pública”.
L

Parlamentares Estaduais aprovam orçamento do Governo de Rondônia para 2025

Os parlamentares apresentaram nove emendas ao Projeto de Lei apresentado pelo Executivo estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

DRF Porto Velho e PRF, em operação conjunta, apreendem drogas escondidas em motores de ar-condicionado

Diante de indícios de crimes de natureza aduaneira/tributária retiveram o veículo e solicitaram o apoio da DRF Porto Velho para a realização de análise mais minuciosa das mercadorias.
10
Ações de trânsito nas proximidades das escolas são intensificadas durante retorno às aulas em Rondônia

Ações de trânsito nas proximidades das escolas são intensificadas durante retorno às aulas em Rondônia

Além disso, o uso de dispositivos de segurança, como cadeirinhas e cinto de segurança, é indispensável, assim como evitar parar em fila dupla.
L
Motociclista fica gravemente ferido em acidente de trânsito, em Ji-Paraná

Motociclista fica gravemente ferido em acidente de trânsito, em Ji-Paraná

Com o impacto, a vítima sofreu uma fratura grave na perna.
10
Mulher empurra namorado em bueiro aberto de dois metros de profundidade

Mulher empurra namorado em bueiro aberto de dois metros de profundidade

A queda, de cerca de dois metros de profundidade, mobilizou uma guarnição da Polícia Militar, uma equipe do SAMU e moradores da região.
12
Acidente de trânsito entre carro e moto deixa condutor ferido

Acidente de trânsito entre carro e moto deixa condutor ferido

A colisão envolveu um veículo Gol e uma motocicleta Pop.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Biblioteca Municipal Francisco Meirelles comemora 50 anos desde sua inauguração

Espaço conta com acervo de 60 mil títulos
L

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO, por Ives Gandra

Ocorre que, curiosamente, o governo brasileiro enviou sua embaixadora à posse, o que, a meu ver, representou o reconhecimento da farsa venezuelana.
L
Ataques da torcida da Lazio deixam 9 feridos do lado da Real Sociedad

Ataques da torcida da Lazio deixam 9 feridos do lado da Real Sociedad

Confusão ocorreu na noite de quarta, véspera do jogo da Liga Europa
L

Pontos de Inclusão Digital facilitam acesso ao cidadão à Justiça do Trabalho

Saiba onde ficam os PIDs oferecidos pelo TRT-14 em municípios que não possuem Varas do Trabalho.
L

Atacante Alesson é solto em audiência de custódia por suposto racismo contra goleiro Digão

A acusação, que configura crime inafiançável de acordo com a legislação brasileira, foi amplamente debatida durante a sessão
L
Senegalês atingido por policiais deve ficar com fragmento na cabeça

Senegalês atingido por policiais deve ficar com fragmento na cabeça

Avaliação é do médico que atendeu jovem em cirurgia
L

MPRO obtém no TJRO decisão favorável para reverter a soltura de suposto “armeiro” de facção criminosa

A prisão em flagrante restabelecida pelo TJRO ocorreu no contexto da onda de ataques e incêndios praticados por integrantes de organização criminosa em retaliação a ações legítimas do Estado
L
Emocionada, Fernanda Torres comemora indicação ao Oscar

Emocionada, Fernanda Torres comemora indicação ao Oscar

Brasileira concorre na categoria de melhor atriz
L

TJRO adere a mutirão para agilizar processos previdenciários em Rondônia

Os acertos do projeto foram feitos em reuniões entre servidores da Corregedoria do TJRO, do INSS e da Procuradoria Federal no Estado de Rondônia.
L

Ônibus deixarão de ter faixa de circulação exclusiva na avenida Sete de Setembro

Ação objetiva melhorar o fluxo dos coletivos, dar comodidade à população e melhorar o comércio local
L