QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta segunda-feira (9) a Lei nº 2.258/22, que visa unificar os concursos públicos federais. A proposta tramitou no Congresso Nacional por duas décadas e teve a votação concluída em agosto.

As novas regras terão um período de transição e serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2028, “mas sua aplicação pode ser antecipada por meio de ato que autorizar a abertura de cada concurso público”, segundo a Presidência da República.

Provas online

Uma das novidades é a possibilidade de realização das provas total ou parcialmente à distância pela internet ou plataformas eletrônicas controladas. Essa modalidade só será aplicada desde que haja a garantia da igualdade de acesso a todos os candidatos. O trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

A norma vale apenas para concursos federais, excluindo as seleções para empresas públicas para magistrados, Ministério Público e de empresas públicas ou de sociedade de economia mista que não dependam de recursos federais para despesas com pessoal e custeio.

A lei diz que os concursos públicos terão por objetivo a seleção isonômica de candidatos por meio da avaliação dos conhecimentos, das habilidades e, nos casos em que couber, das competências necessárias ao desempenho com eficiência das atribuições do cargo ou emprego público, assegurando a promoção da diversidade no setor público.

“Sem prejuízo de outras formas ou etapas de avaliação previstas no edital, o concurso público compreenderá, no mínimo, a avaliação por provas ou provas e títulos, facultada a realização de curso ou programa de formação, desde que justificada ante a natureza das atribuições do cargo e com previsão no edital”, diz a lei.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as novas normas visam ainda evitar a judicialização dos concursos.

A legislação estabelece que a abertura de um concurso deverá ser motivada pela evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos e a estimativa das necessidades futuras em face das metas de desempenho institucional para os próximos cinco anos; denominação e quantidade dos postos a prover, com descrição de suas atribuições; inexistência de concurso público anterior válido para os mesmos postos, com candidato aprovado e não nomeado; adequação do provimento dos postos, em face das necessidades e possibilidades de toda a administração pública; e estimativa do impacto orçamentário-financeiro.

O texto diz ainda que, se houver um concurso anterior ainda válido, com pessoas a serem nomeadas, fica liberada a abertura excepcional de um concurso desde que o número de aprovados ainda a serem nomeados não complete o quadro de pessoal.

Estado e municípios poderão ter suas próprias normas para concursos.

Editais

As provas poderão ser classificatórias, eliminatórias ou classificatórias e eliminatórias, independentemente do tipo ou dos critérios de avaliação. A lei estabelece que a avaliação dos conhecimentos será feita mediante provas escritas, objetivas ou dissertativas, e provas orais, que cubram conteúdos gerais ou específicos; por meio da avaliação de habilidades, com a elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do posto, bem como testes físicos compatíveis com suas atividades; pela avaliação de competências, com avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico, conduzido por profissional habilitado nos termos da regulamentação específica.

O edital deverá indicar de maneira clara, para cada tipo de prova, se a avaliação será de conhecimentos, habilidades ou competências, podendo ter ainda a combinação dessas avaliações em uma mesma prova ou etapa.

A avaliação por títulos terá por base os conhecimentos, habilidades e competências necessários ao desempenho e terá caráter classificatório.

O planejamento e a execução do concurso público poderão ser atribuídos à comissão organizadora interna ao órgão ou entidade; ou órgão ou entidade pública pertencente ao mesmo ente federativo ou, excepcionalmente, a ente diverso, que seja especializado na seleção, na capacitação ou na avaliação de servidores ou empregados públicos.

O texto diz ainda que o edital do concurso público deverá prever, no mínimo, a denominação e a quantidade dos postos a prover, com descrição de suas atribuições e dos conhecimentos, habilidades e competências necessários para as atividades a serem desempenhadas pelo servidor; vencimento inicial, com discriminação das parcelas que o compõem; os percentuais mínimos e máximos de vagas destinadas a pessoas com deficiência ou que se enquadrem nas hipóteses legais de ações afirmativas e de reparação histórica; e as condições para a realização das provas por pessoas em situação especial

A realização de curso ou programa de formação é facultativa, ressalvada disposição diversa em lei específica. Pela lei, o curso ou programa de formação poderá ser de caráter eliminatório, classificatório, ou eliminatório e classificatório. Ele deverá introduzir os candidatos nas atividades do órgão ou ente, avaliando seu desempenho na execução de atribuições ligadas ao posto.

A duração do programa será definida em regulamento ou no edital do concurso, devendo ter o mínimo de um mês e, salvo previsão diversa em lei específica, o máximo de três meses, contados do início efetivo das atividades.

Será considerado reprovado e, consequentemente, eliminado do concurso, o candidato que não formalizar matrícula para o curso de formação dentro do prazo fixado pelo ato de convocação, ou que não cumprir no mínimo 85% de sua carga horária.

O edital também deverá tratar das condições para a realização das provas por pessoas em situação especial; as formas de divulgação dos resultados; a forma e o prazo para interposição de recursos; o prazo de validade do concurso e a possibilidade de prorrogação.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L
Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

Governo autoriza nomeação aprovados CPNU para analista no MGI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou nesta quarta-feira a nomeação aprovados CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), que vão ocupar 459 vagas de nível superior no cargo de analista técnico de políticas sociais.
L
CNU tem prazo final para contestar questões até hoje (08)

CNU tem prazo final para contestar questões até hoje (08)

Candidatos do CNU têm até as 23h59 desta quarta-feira (8) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva; o processo é individual e deve ser feito online.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sete produtores de Rondônia avançam na disputa pelo melhor café do país

Estado mostra sua força na cafeicultura de qualidade, com representantes de Rolim de Moura, Cujubim, Seringueiras e Cacoal entre os finalistas do concurso mais prestigiado do país.
L

SIC 2025: Rondônia apresenta cafés com identidade amazônica e mira a COP 30

O estande de Rondônia na SIC encanta visitantes com cafés especiais, chocolates, frutas e pescados, destacando a força sustentável e inovadora da Amazônia.
L

Senar Rondônia fortalece cafeicultura com assistência técnica e gestão rural

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, João Paulo, representante do Senar Rondônia, destacou o papel da assistência técnica e gerencial na valorização dos robustas amazônicos e na transformação da vida dos produtores rurais.
L

Com ajuda do SENAR, produtor de Cacoal colhe frutos do planejamento e leva café de Rondônia à SIC

Arildo Ferreira, da Associação Café Ron de Cacoal, representa Rondônia pela terceira vez na SIC e celebra o sucesso do café de qualidade aliado ao planejamento e à sustentabilidade.
L

De RO para o mundo: capacitação do sistema FAPERON impulsiona cafés robustas amazônicos na SIC

O vice-presidente da Faperon, Alex Guaitolini, destacou na SIC o papel do sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na valorização e capacitação dos produtores de café de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L

POLÍTICA

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Serviço atende indicação do deputado estadual Pedro Fernandes e recupera trecho essencial para o transporte e o escoamento da produção regional.
L
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Parlamentar destacou a importância da universidade pública para o desenvolvimento de Rondônia e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da educação superior no estado.
L

Pedro Fernandes indica criação do Refaz Ambiental para negociar multas e dar segurança jurídica em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) propôs ao Governo de Rondônia a instituição do Refaz Ambiental, um programa específico para negociar e parcelar multas ambientais.
L
Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Deputados aprovaram três projetos do Tribunal de Justiça que tratam de emolumentos extrajudiciais, custas forenses e da criação de programa de residência profissional.
L
Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Parlamentar pediu à Sesau estudo técnico e orçamentário para instalação do equipamento no Hospital Regional Júlio Pérez, ampliando o acesso à saúde da mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a Rua Ananias Ferreira de Andrade, no Bairro Igarapé, Zona Leste; condutora da Biz teria sofrido grave lesão na cabeça.
14

Jogador do Dallas Cowboys, Marshawn Kneeland é encontrado morto após perseguição policial no Texas

O defesa Marshawn Kneeland (24), do Dallas Cowboys, foi encontrado morto após fugir de uma perseguição policial no Texas na quarta-feira (5).
18
PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Distrito de Realidade, em Humaitá/AM.
10
Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Membro histórico do PT, Paulo Frateschi foi agredido a faca em sua casa, no bairro da Lapa, e não resistiu ao ferimento; Francisco Frateschi é o suspeito do crime.
18
PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

A droga foi despachada em um ônibus de viagem intermunicipal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: V GRETZLER – ME

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

Curso ocorre de 3 a 7 de novembro e visa promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência visual no ambiente institucional, em parceria com a ASDEVRON.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta o fim de semana

Happy hour com entrada gratuita, feijoada com rock e tributos épicos agitam Porto Velho com música e diversão para toda família.
L
Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Lançado oficialmente na COP30 em Belém, o TFFF é um mecanismo de financiamento inovador que combina capital público e privado para recompensar financeiramente países com florestas tropicais que comprovem a preservação de suas áreas, pagando por resultados.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00146.003/2025
L
Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Convidado a depor, Lorenzoni, ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, afirmou que já estava ciente do problema de descontos associativos indevidos ao assumir a pasta e defendeu as ações administrativas tomadas pelo governo Bolsonaro.
L
Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Consórcio Nordeste manifesta apoio à PEC da Segurança e ao Projeto de Lei Antifacção, destacando a necessidade de integração e inteligência para combater o poder financeiro do crime organizado.
L

RESULTADO PARCIAL: Dois cafés acreanos avançam para o Top 15 do Coffee of the Year 2025

Vanderlei de Lara e Wagner Alvares representam o estado na final do principal concurso de cafés do Brasil, reforçando o crescimento da cafeicultura acreana na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L

Cafeicultor do Acre, Wagner Souza, pode levar hoje o Robusta Amazônico ao pódio nacional

Produtor de Acrelândia volta a figurar entre os 30 melhores cafés canéfora do Brasil, destacando o potencial do robusta acreano durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.