QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

L

Agro

Arroz importado chegará em até 40 dias, estima ministro da Agricultura

Aquisição no mercado externo garantirá preços melhores, segundo Fávaro

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Arroz importado chegará em até 40 dias, estima ministro da Agricultura
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A primeira leva de arroz importado com o objetivo de evitar alta de preços no mercado interno deve chegar às gôndolas dos supermercados nos próximos 30 ou 40 dias, vinda da Tailândia. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o produto foi adquirido antes da redução de tributos anunciada pelo governo, mas ajudará na estratégia de retomada dos preços anteriores à especulação que, em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul, chegou a aumentar em até 40% o preço do alimento.

Durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fávaro disse que está prevista, ainda para esta quarta-feira (29), a publicação do edital que estipula um prazo de 90 dias para a primeira compra de arroz sem os tributos de importação que chegam, segundo ele, a 12% – o que garantirá melhores preços, bem como o abastecimento do produto.

Esse arroz sem tributos de importação terá uma embalagem diferenciada, por ser subsidiado pelo governo federal. “Ele estará identificado com o preço máximo de R$ 20 para o pacote de 5 quilos de arroz agulhinha tipo 1. É o arroz do paladar do brasileiro, do gosto do brasileiro. É o que a imensa da maioria da população consome”, disse o ministro ao ressaltar que o governo vai gradativamente controlando compras a fim de manter o preço “a níveis razoáveis para a população”.

“Com relação à importação de arroz, precisamos olhar o problema de uma forma holística, levando em conta as consequências que a tragédia no Rio Grande do Sul terá para a população brasileira. O estado concentra 70% do arroz produzido no Brasil. Outros 15% são produzidos em Santa Catarina; e os outros 15% pelo restante do Brasil”, disse.

Especulação em meio à tragédia

A tragédia, segundo o ministro, acabou estimulando a ganância de alguns especuladores que tinham o produto estocado. “Vivo repetindo essa frase: o inferno vai ser pequeno porque não vai caber tanta gente maldosa que criou um movimento especulativo em cima da tragédia. Nos últimos 30 dias, o arroz subiu de 30% a 40%”, disse.

A alta preocupou o governo, que acabou por editar uma medida provisória autorizando a compra de arroz no mercado externo. “Estamos combatendo essa especulação. Sabemos que o Rio Grande do Sul tem um estoque suficiente para abastecer o Brasil, independentemente da tragédia que aconteceu”, acrescentou ao garantir que, com o aumento de oferta, não haverá qualquer necessidade de racionamento ou controle da venda nos supermercados.

“Não temos riscos de nenhum tipo de desabastecimento, nem do arroz. O estoque é suficiente. O problema é a conjuntura momentânea, mas em hipótese alguma [teremos desabastecimento]. O Brasil é um grande player produtor de soja, milho, arroz, feijão, trigo, carnes, algodão. Somos primeiro do mundo, e estamos, apesar das dificuldades, com uma safra muito boa”, acrescentou.

Durante a entrevista, Fávaro disse que o governo tentou, em um primeiro momento, comprar 100 mil toneladas de arroz, “mas o mercado foi mais agressivo e subiu ainda mais o preço”. “Agora vamos mostrar que estamos dispostos a comprar 1 milhão de toneladas. Talvez nem seja preciso comprar tudo isso”, completou.

O ministro explicou que a chegada desse arroz ao mercado nacional pode ser mais ou menos demorada, dependendo de quem seja o vendedor. “Se comprarmos da Ásia, demora um pouquinho mais para chegar”, disse.

Ele lembrou que foi feita uma tentativa inicial de compra a partir dos países do Mercosul “Ficamos muito chateados nessa primeira tentativa de compra com o Mercosul, que é muito mais competitivo porque não tem tributos para vendas ao Brasil. Lançamos um edital de 100 mil toneladas, mas aí a especulação veio e, com quatro dias de leilão, o volume de recurso disponível para comprar 100 mil toneladas dava para comprar apenas 70 mil.”

“Ficou 30% mais caro. Aí o governo parou e suspendeu aquele leilão. Agora, o leilão estará aberto para todo mundo. Para quem quiser vender para o Brasil”, acrescentou.

Produção descentralizada

Uma outra estratégia a ser adotada pelo governo é a de descentralizar a produção de alguns alimentos considerados essenciais para o consumidor brasileiro, de forma a evitar que quebras de safra ou tragédias em decorrência das mudanças climáticas coloquem em risco o abastecimento no país.

Um passo nesse sentido será dado em breve, com o anúncio do novo Plano Safra, a ser lançado até o final de junho, e que, segundo Fávaro, será o maior da história.

“As mudanças climáticas nos levam a evitar essa concentração [de determinados produtos em algumas regiões]. Por isso, queremos estimular a produção de, pelo menos, cinco produtos essenciais do consumo brasileiro: o milho, que, além de servir de alimento, se transforma também em rações e carnes; o trigo; o arroz; o feijão e a mandioca”, explicou o ministro.

Para tanto, segundo ele, haverá “estímulos e contratos de opções” voltados a produtores de todas as regiões do país. A ideia é, por meio dessa descentralização de produções, evitar produções limitadas a algumas regiões.

Caso isso resulte em excesso de produção, a solução será sua destinação ao mercado externo. “O Brasil já é um grande player de todos os esses produtos. Poderemos, portanto, exportar e ganhar dinheiro com o excesso, trazendo mais divisas para o Brasil.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Francisco Cuoco, ícone das novelas brasileiras, morre aos 91 anos

Ator faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, em São Paulo, e deixa um legado inesquecível
L

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L

Rondônia e Acre podem ser afetados pela frente fria que afetará fortemente o Sul do país

Inmet explica que a frente fria causará queda de temperaturas no sul de Rondônia e Acre.
L

Coluna social Marisa Linhares: Profº DAVYS SLEMAN DE NEGREIROS

Servidor com quase 15 anos de atuação no IFRO, Professor Davys Sleman encerra ciclo na Direção Geral do Campus Cacoal e assume novo desafio após convite recebido
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem sofre tentativa de homicídio a facadas pela namorada em condomínio na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o casal teria se desentendido durante uma discussão
14

Criminoso preso há 16 dias por ameaçar secretário de segurança é trazido para Porto Velho

O suspeito de ameaçar o Secretário de Segurança do Estado, coronel Felipe Vital, foi finalmente recambiado para Rondônia nesta quinta-feira (19).
12

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14

NA MADRUGADA: Morador de rua é morto a facadas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, moradores teriam escutado gritos pela madrugada, mas não saíram para olhar o que estava acontecendo
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): HUBIO BIOPAR AGRO INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00047.003/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): GILMAR GOMES BARRETO

Licença Ambiental Previa – LAP
L

Requerimento de Outorga: OLIMPIO LOPES DE AZEVEDO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: OTAVIO DE SOUZA GUSMÃO FILHO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDOMIRA DE SOUZA FERREIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: LUIZ CARLOS DE SOUZA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

JUNHO VIOLETA: Prefeitura de Porto Velho celebra mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa no Parque da Cidade

Ação reuniu idosos e outras pessoas da sociedade para falar de direitos, denunciar abusos e promover dignidade
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.