DOMINGO, 03/03/2024
Publicidade

L

Agro

Prefeitura de Porto Velho promove capacitação para apicultores

Curso é feito em parceria com a Usina de Jirau e a Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU)

Por Rando Silva/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura de Porto Velho promove capacitação para apicultores - News Rondônia
Foto: Ana Flávia Venâncio

Cerca de 30 apicultores de Porto Velho, e dos distritos de Jaci-Paraná, Nova Califórnia, Rio Pardo, Nova Mutum, Nazaré, aprimoraram seus conhecimentos durante uma capacitação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Semagric), em parceria com a Usina de Jirau e a Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU). Todos estes apicultores estão sendo qualificados com curso de capacitação de apicultura. O evento iniciou nesta quinta-feira (9) e finaliza nesta sexta (10). A capacitação acontece no Centro de Apoio Ferdinando Pandolfi, ao lado da Igreja Católica de Nova Mutum Paraná.

No primeiro dia da capacitação, os participantes se reuniram com especialistas em apicultura, que compartilharam seus conhecimentos sobre técnicas de manejo e cuidados importantes com as abelhas no momento da polinização na região. Com as atividades, os apicultores do curso tiveram a oportunidade de pôr em prática o aprendizado obtido, onde puderam observar diretamente o trabalho das abelhas na produção de cera.

O secretário da Semagric, Carlos Magno, falou sobre o curso e a importância para os apicultores. “Nestes 10 meses que estou à frente da Secretaria, eu tenho visto uma evolução e participação de grandes produtores de mel querendo conhecer e aprender a lidar com enxames de abelhas e na produção de cera e mel. É uma técnica que você precisa lidar e conhecer e, através deste curso e através da Semagric, a gente tem dado o apoio e estamos fazendo o possível para incentivar e capacitar os apicultores de Porto Velho, distritos e região”, comenta Carlos Magno.

O agricultor e apicultor Marione Costa, morador de Rio Pardo, fala sobre a capacitação. “É um trabalho muito importante para o pessoal do distrito, trabalhar com apicultura é uma renda a mais para família, e com apoio da Semagric é muito importante. Eu já trabalho há uns 30 anos na área da apicultura, eu e minha irmã estamos aqui participando deste curso para buscar mais conhecimentos”, disse Marione.

Carlos Magno destacou que a Semagric tem trabalhado para incentivar e capacitar os apicultores Carlos Magno destacou que a Semagric tem trabalhado para incentivar e capacitar os apicultores

Sandra Vicentini, diretora e presidente da cooperativa COOPPROJIRAU, ressaltou que a parceria com a Semagric é fundamental para aprimorar os conhecimentos dos apicultores. “Esse é o curso de número 3, a gente tem feito parceria com a Semagric e com a Usina de Jirau também. O primeiro foi o curso básico de apicultura, o segundo foi a produção de rainha, e agora o terceiro curso, de transformação de cera bruta para cera alveolada. A COOPPROJIRAU fica muito feliz em ter abraçado nossos apicultores que estão fazendo esse curso aqui, a cooperativa quer ser junto com esses apicultores protagonista desse trabalho”.

Instrutor e palestrante do curso Josuel Ravani, explica sobre as técnicas e instruções ministradas durante o curso de cera de abelha. “Eu acredito que no final desse treinamento muita coisa o pessoal vai levar para casa, porque para mim é muito prazeroso passar esta experiência, uma técnica necessária para que estes apicultores possam ter conhecimento mais sobre a produção de mel e cera”, compartilha.

Ele explica as diferenças entre a cera de abelha bruta e a cera alveolada, destacando as vantagens que os apicultores possuem ao inserir a técnica durante a produção do mel. “Se você vai iniciar suas atividades no ramo da apicultura, preocupe-se em providenciar boas placas de cera alveoladas. As placas de cera são úteis porque promovem a padronização do formato dos favos, facilitando o transporte e permitindo a extração do mel.

“A cera de abelhas bruta é processada para remoção de todas as impurezas e filtrada para os mais diversos usos. Já a cera alveolada é processada para remoção de todas as impurezas, além disso ela é laminada e alveolada para uso na apicultura, e não é só isso. Com as placas de cera, o apicultor faz com que as abelhas produzam favos de mesmo formato, com a mesma capacidade de armazenamento de mel, podendo ser reutilizadas em todas as colmeias”, finalizou Ravani.

CERA DE ABELHA

A cera de abelha pode ser usada de diversas formasA cera de abelha pode ser usada de diversas formas

São vários os benefícios do uso da cera de abelhas. Além de ser usada em ataduras, ela pode ser usada no tratamento de distúrbios nas mucosas orais; doenças periodontais; doenças inflamatórias nasais, como sinusite; além de doenças respiratórias, como asma brônquica. Sem falar que alivia a tosse e auxilia no processo de expectoração.

Na indústria de cosméticos, a cera de abelha é matéria-prima para a fabricação de cremes e máscaras faciais, além de maquiagens, como batons. Uma das maiores vantagens do uso de cera de abelha como cosmético é o elevado poder de hidratação da pele e redução da oleosidade. Além disso, ela remove as células mortas da pele, pois é um excelente esfoliante natural.

A prefeitura de Porto Velho e Semagric seguem proporcionando conhecimentos essenciais aos apicultores e produtores sobre o manejo de abelhas e a produção de cera e mel. Essa parceria busca fortalecer a apicultura local e, ao mesmo tempo, preservar as abelhas.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sabores do campo são destaque na Feira da Agricultura Familiar, em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proposta é levar os produtos da agricultura familiar à população urbana.
L
Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores recebem orientações sobre a organização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Expositores acompanharam as orientações sobre a organização da Feira.
L
Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Pesquisas em Rondônia e Mato Grosso impulsionam avanços na agropecuária regional

Para os pesquisadores, esses estudos representam mais do que simples avanços científicos. São passos concretos na direção de uma agropecuária mais eficiente.
L

Projeto de gestão e manejo alimentar do gado faz aumentar em mais de 100% a produção de leite

Pastagem bem manejada melhora o teor de proteína e possui maior volume de massa
L
Rondônia trabalha para novo recorde de produção de café em 2024

Rondônia trabalha para novo recorde de produção de café em 2024

Os incentivos proporcionaram um aumento significativo na produção e na abertura de novos mercados para o café de Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Com diploma de doutorado ‘inexistente’, vice-reitora da UNIR pede afastamento

Professora alegou que o diploma seria pela UFRGS, a instituição negou que ela tenha um diploma pela casa.
L

Governo de Rondônia promove Feira de Empreendedorismo Feminino e Mesa Redonda em Jaru

O evento será realizado na Rua Florianópolis, em frente à Escola Capitão Silvio de Farias, das 18h às 22h.
L
Entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

Gospel News entrevista Exclusiva com Pr. Sávio, líder da Igreja Pentecostal Nova Esperança

O programa Gospel News promete trazer uma conversa inspiradora para seus telespectadores.
L
Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Madame Teia: Uma Jornada Multiverso de Ação e Aventura no CineAraújo

Dakota Johnson brilha como a misteriosa heroína em um universo de possibilidades infinitas
L
Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Dia D contra a Dengue: mobilização nacional busca reverter quadro alarmante

Brasil responde ao aumento recorde de casos com ações preventivas e educação pública
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa Abre Vagas para Auxiliar de Escritório para Pessoas com Deficiência (PCD) em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, está em busca de oportunidades de trabalho e deseja fazer parte de uma empresa que valoriza a inclusão, esta pode ser a chance que você esperava!
L
Vaga de Empregos

Empresa Privada Abre Vaga para Auxiliar de Escritório em Porto Velho

Se você possui habilidades administrativas, gosta de trabalhar em equipe e está em busca de novos desafios, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando!
L
Vagas de Emprego

Empresa Anuncia Vaga para Pedreiro em Porto Velho

Se você é habilidoso, proativo e tem experiência como Pedreiro, essa pode ser a sua chance de fazer parte de um time dedicado e em constante crescimento.
L
Vagas de Emprego

Empresa Abre Vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você é uma pessoa comunicativa, organizada e tem experiência na função, essa pode ser a sua chance de fazer parte de uma empresa dinâmica e em constante crescimento.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

Presidente da Câmara Municipal participa da inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã

A inauguração da nova UBS em Vista Alegre do Abunã representa um importante passo na garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade para a população local.
L

Deputado Cássio Gois destaca compromisso da ALE durante abertura dos trabalhos legislativos de 2024

Gois reafirmou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo progresso de todos os rondonienses.
L

Vereador Everaldo Fogaça participa da inauguração da unidade da Vila da Penha da SALTA-Z

O vereador Everaldo Fogaça que destacou a importância desta iniciativa para a comunidade local.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

Deputado Edevaldo Neves propõe Programa Crédito Kit Popular para pessoas de baixa renda

O Deputado destaca a relevância da matéria e respeita a competência do Poder Executivo Estadual em dispor sobre o tema.
L
Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Rondônia assume a liderança no ranking na região Norte em exportação de carne.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferido em acidente com capotamento na Pinheiro Machado

Motorista fica ferido em acidente com capotamento na Pinheiro Machado

A PM de trânsito foi acionada para fazer o registro da ocorrência.
14
Homem é preso pela Polícia Militar na Zona Leste de Porto Velho com armas de fogo e drogas

Homem é preso pela Polícia Militar na Zona Leste de Porto Velho com armas de fogo e drogas

Diante das informações, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes de Porto Velho.
12

Alerta em Jaru: serpente encontrada em carrinho de bebê gera preocupação

Crescente ocorrência de animais perigosos em áreas residenciais acende sinal vermelho entre moradores
10
Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Homem é preso com fuzil caseiro na BR-364

Segundo a PM, o suspeito foi visto por um policial militar de folga, quando transitava de moto carregando o armamento, depois se trancou em uma residência.
14
Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Ônibus destrói poste em acidente na Avenida Imigrantes

Não houve registro de pessoas feridas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Presidente Milei promete impedir noticiário da Télam.
L
Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

ABORL-CCF e a Sociedade Brasileira de Otologia destacam benefícios da técnica que está mudando a vida de pacientes com perda auditiva severa e profunda.
L
Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Explosão estelar poderá ser vista a olho nu; Ocorre a cada 80 anos

Durante o ano de 2024, ainda teremos outros eventos astronômicos.
L
Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Memorial Rondon reforça ações do turismo ao preservar diversos artefatos que contam a História de Rondônia

Uma das peças que mais chamam a atenção dos turistas é a réplica da antiga estação telegráfica, utilizada por Rondon nas expedições.
L
Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Milei promete fechar agência de notícias pública argentina Télam

Serviço tem 78 anos e produz 500 matérias por dia.
L
Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação

Alerta é da Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia.
L
Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Brasil não promove jornalismo plural, alerta Repórteres Sem Fronteiras

Estima-se que 26 milhões de brasileiros vivem sem acesso a notícias
L
ASSISTA: Câmera registra acidente que matou motociclista em avenida na capital

Câmera registra acidente que matou motociclista em avenida na capital de Rondônia

Uma câmera registrou quando a motociclista transitava sentido bairro, quando passou direto no final da avenida e bateu forte contra o muro de um condomínio.
18
Kakebo: método japonês para finanças ganha popularidade e ajuda na hora do aperto

Kakebo: método japonês para finanças ganha popularidade e ajuda na hora do aperto

Para começar o Kakebo você só vai precisar de um caderno, uma caneta e uma calculadora.
L
Crianças que têm cães se exercitam mais, mostra estudo

Crianças que têm cães se exercitam mais, mostra estudo

Entre as crianças observadas, 307 não tiveram um cão em casa no período.
L