QUARTA-FEIRA, 06/12/2023

L

Agro

Degustadores especializados avaliam atributos sensoriais das amostras que concorrem ao 8º Concafé

Amostras de café estão sendo submetidas à análise sensorial em Cacoal

Por Jean Carla Costa/Secon/Gov-RO - 010

Publicado em 

Degustadores especializados avaliam atributos sensoriais das amostras que concorrem ao 8º Concafé - News Rondônia
Seagri

Iniciou na segunda-feira (28), a etapa de analise sensorial do 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, no Instituto Federal de Rondônia -Ifro, no município de Cacoal. O concurso que encerra neste sábado (2), é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Agricultura – Seagri. O objetivo do concurso é identificar, premiar e promover os cafés robustas de qualidade, produzidos de forma sustentável no Estado.

Para o governador Marcos Rocha, esse concurso é um importante impulso para a cafeicultura em Rondônia, uma vez que o Estado é conhecido por produzir cafés de alta qualidade. Além disso, incentiva a adoção de práticas sustentáveis pelos produtores, o que contribui para a preservação do meio ambiente e a valorização social e econômica da atividade.

“O Governo do Estado tem se empenhado em apoiar e promover a cafeicultura sustentável em Rondônia, reconhecendo o potencial do setor para o desenvolvimento regional. O concurso Concafé é uma das estratégias adotadas nesse sentido, buscando valorizar e premiar os produtores comprometidos com a qualidade e a sustentabilidade na produção de café”, comentou.

Nesta fase as amostras de café estão sendo submetidas à análise sensorial por quatro degustadores indicados pela Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Café, provenientes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná.

ESPECIALISTA DE FORA

Para reforçar a idoneidade do concurso, o Governo do Estado traz especialistas de fora, que não têm contato com os produtores de café de Rondônia. Essa medida garante mais respaldo e segurança, tornando o Concafé mais credível. Os juízes pontuarão cada atributo de acordo com o protocolo estabelecido.

QGRADER 

Um QGrader é um profissional certificado e especializado em avaliar a qualidade do café, seguindo padrões rigorosos de degustação para avaliar diversos atributos sensoriais. Sua importância está em garantir que os cafés atendam a padrões de qualidade consistentes, mantendo a reputação dos produtores, importadores e torrefadores e proporcionando aos consumidores uma experiência excepcional.

As amostras estão sendo torradas, moídas e degustadas durante a avaliação sensorial, na qual são avaliados fatores como fragrância, aroma, uniformidade, ausência de defeitos, presença de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e equilíbrio. Os especialistas degustadores, treinados e experientes, utilizam sua sensibilidade sensorial para analisar cada aspecto da bebida.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, ressalta que essa avaliação beneficia tanto os produtores de café quanto os consumidores, garantindo a excelência na qualidade dos grãos para uma experiência única e prazerosa ao apreciar uma boa xícara de café, uma das riquezas do estado.

A cerimônia de premiação do 8º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, está marcada para o dia 6 de outubro de 2023 na praça Beira Rio, no município de Cacoal.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia participa do lançamento do Projeto de Cooperação Bilateral nas Cadeias Produtivas na Amazônia, na COP28

O foco é a conservação ambiental, a ética e a responsabilidade nas operações comerciais
L

Rondônia participa de seminário que celebra os 75 anos de Extensão Rural no Brasil

No primeiro dia do evento, Rondônia ganhou destaque por ter um dos melhores e mais eficientes serviços de gerenciamento informatizado.
L
Conab prevê aumento de 10,9% na produção de cana-de-açúcar, estimada em 677,6 milhões de toneladas

Conab prevê aumento de 10,9% na produção de cana-de-açúcar, estimada em 677,6 milhões de toneladas

O bom resultado esperado é influenciado tanto pelo melhor rendimento das lavouras, estimado em 81.129 quilos por hectares, como pela maior área destinada ao cultivo da cultura, prevista em aproximadamente 8,35 milhões de hectares.
L

Governo de Rondônia fortalece agricultura e agroindústrias com o lançamento do “Proampe Agro”

Durante o evento foi lançado o “Proampe Agro”, programa de crédito voltado aos pequenos produtores rurais
L

Acessos online chegam a 32% das declarações de rebanhos já feitas à Idaron em novembro

Os produtores rurais têm até quinta-feira, dia 30, para aderir à declaração de rebanhos
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Desenrola Brasil: Porto Velho é a 15ª cidade que mais registrou renegociações no programa

São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados e capitais que mais fizeram uso do benefício, segundo o documento.
L

Sérgio institui, via lei, Programa de Aposentadoria Incentivada para servidores do MP-RO

O prazo para quem quiser aderir ao programa é até 31 de dezembro e vai valer aos candidatos que não estiverem respondendo a processo disciplinar e não estiver respondendo a processo criminal ou improbidade administrativa.
L

Em Rondônia, Lei veda extinção de escolas cívico-militares e consideram necessárias e permanentes

A fala ocorreu depois que o governo federal anunciou o fim do programa que tinha como objetivo transformar escolas públicas em unidades cívico-militares.
L
Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Governo vai prorrogar Programa Desenrola por mais três meses

Medida Provisória deverá ser enviada ao Congresso na próxima semana.
L

Bagattoli sobre Dino: ‘Esse cidadão não tem postura na condição do Supremo Tribunal Federal’

Jaime aproveitou sua participação nas redes sociais para convidar a população de Rondônia a apoiar uma manifestação nacional em protesto a indicação do ministro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nutricionistas aprovados em processo seletivo são convocados para assinatura de contrato

Os profissionais selecionados devem providenciar o envio da documentação até o dia 11 de dezembro, para a assinatura de contrato temporário e início imediato das atividades nas escolas.
L

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Mais de 2.400 vagas de emprego são ofertadas pelo “Geração Emprego” nesta semana, em Rondônia

Além das vagas de trabalho disponíveis, ainda é possível ter acesso a orientações como elaborar um currículo atrativo e participar de capacitações gratuitas
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Primavera de Rondônia: Deputada Lebrinha investe em projetos sociais voltados às famílias carentes

Parceria entre a parlamentar e o vereador Cristóvão Lourenço fortalece a assistência social no município.
L

Ieda Chaves mobiliza e divulga campanha do Laço Branco nas dependências da Alero

Deputados e servidores receberam laços e marca-páginas como símbolos.
L

Parceria viabilizada pela Dra. Taíssa proporciona atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas. Serviços foram em parceria com o deputado federal Maurício Carvalho e a Defensoria Pública da União.
L
Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Valor será depositado em parcela única de R$ 2.640.
L
Vereadora Márcia Socorristas busca melhoria para moradores do Bairro Planalto

Vereadora Márcia Socorristas busca melhoria para moradores do Bairro Planalto

Os munícipes buscam mais qualidade para transitar pelo bairro diariamente.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO BAR: Vulgo “Chimba” é preso com armas após atirar em várias pessoas

No tiroteio duas pessoas acabaram sendo alvejadas. Além deste crime, o criminoso também é apontado como autor de vários outros na região.
12
URGENTE: Criminosos envolvidos em roubo de drogas na Politec são presos em Operação da Patrimônios

URGENTE: Criminosos envolvidos em roubo de drogas na Politec são presos em Operação da Patrimônios

Após a identificação dos envolvidos, a justiça expediu cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em Porto Velho.
10
Jovem é atacado a tiros por ocupantes de carro na zona leste

Vulgo “Menor” é atacado a tiros por ocupantes de carro em Porto Velho

Moradores próximos disseram que Aramis é suspeito de fazer roubos e furtos na localidade, e que a motivação do crime poderia ser um possível acerto de contas.
14
Esposa e cunhado de pastor morto com facada no peito são presos

Esposa e cunhado de pastor morto com facada no peito são presos

Segundo a PM, o irmão da acusada teria tentado retirar em uma moto a mulher do local, e durante o trajeto foram presos.
12

URGENTE: Homem é esfaqueado na cabeça pela esposa durante briga

Vizinhos acionaram o Samu, que prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para a Policlínica Ana Adelaide.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mateus Serrate: de desafios infantis a pecuarista e empresário de sucesso

Em entrevista exclusiva no NewsTv.tv.br, Mateus Serrate compartilha sua trajetória de superação e empreendedorismo no mundo da pecuária.
L

Marcuce Antônio Miranda dos Santos revela os impactos sociais da Associação Beradeiro em entrevista exclusiva

Liderando iniciativas de saúde e empreendedorismo feminino, o presidente da Associação discute os desafios e sucessos em comunidades de PVH.
L

Michael Storchi Revela os Bastidores do Jornalismo em Entrevista Exclusiva ao Conexão RH

Com uma carreira destacada em Porto Velho, o jornalista compartilha insights sobre sua jornada profissional e a evolução do jornalismo na era digital.
L

Capitania Fluvial de Porto Velho revoga Portaria de proibição da navegação noturna

A nova determinação, autorizada pela Portaria nº102/CFPV-MB, considerou a permanência do nível do Rio Madeira acima dos 4 metros, conforme registros nas réguas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
L
Povo Deni supera a estiagem no Amazonas e alcança recorde na pesca de pirarucu

Povo Deni supera a estiagem no Amazonas e alcança recorde na pesca de pirarucu

Vencendo os desafios da seca, povo Deni conseguiu pescar 150 peixes, o melhor resultado alcançado em seis anos de atividade.
L
Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Voo para resgatar mais brasileiros em Gaza decola na quinta

Segundo o Itaramaty, 102 pessoas estão na lista de repatriação.
L
Cedae conclui com antecedência manutenção do Sistema Guandu

Cedae conclui com antecedência manutenção do Sistema Guandu

Serviço foi adiado por três vezes.
L
Dieese: cesta básica fica mais cara em nove capitais em novembro

Dieese: cesta básica fica mais cara em nove capitais em novembro

Maior alta registrada no mês ocorreu em Brasília.
L
Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

Agrotóxicos: 25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos

Programa da Anvisa rastreou 1,7 mil amostras coletadas em todo o país.
L
Brasil quita dívidas de R$ 3,8 bilhões com organismos internacionais

Brasil quita dívidas de R$ 3,8 bilhões com organismos internacionais

Anúncio foi feito na 63ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercosul.
L