TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

OS ANALFABETOS POLÍTICOS BEM QUE TENTARAM, MAS FELIZMENTE NÃO CONSEGUIRAM PREJUDICAR O ESTADO

PERGUNTINHAS: Você gostou ou não gostou do novo Blog OPINIÃO DE PRIMEIRA? Poderia mandar seu comentário, sugestão ou crítica, aqui mesmo ou no watts app 981 24 24 24, para que a gente possa tentar melhorar ainda mais?

Publicado em 

OS ANALFABETOS POLÍTICOS BEM QUE TENTARAM, MAS FELIZMENTE NÃO CONSEGUIRAM PREJUDICAR O ESTADO - News Rondônia

OS ANALFABETOS POLÍTICOS BEM QUE TENTARAM, MAS FELIZMENTE NÃO CONSEGUIRAM PREJUDICAR O ESTADO - News Rondônia

Idiota, descerebrado, puxa saco e formiga tem em todo o lugar. Mas em Rondônia, parece que essa turma resolveu fazer uma convenção permanente. Os eventos da semana, que mereceriam destaque nacional, tal a lisura, transparência e respeito entre os Poderes, que se registrou por aqui,  quase acabaram deslustrados, graças a meia dúzia de irresponsáveis. Resumindo: para cumprir a lei, Marcos Rocha exonerou todos os seus secretários e responsáveis por estatais, porque os nomes deveriam ser  referendados pela Assembleia. As fofocas pululavam nos bastidores. Que os deputados não aprovariam alguns nomes, porque queriam, eles próprios, indicarem os titulares dos cargos. Que iriam fazer exigências não republicanas, para aprovarem os nomes e poderiam, ainda, proporem até a cassação do Coronel Governador. Além dessas nojeiras que circulavam nos bastidores (todas muito distantes da realidade), um grupo ligado ao partido novo governo, o PSL, achando que estaria agradando o chefe e mantendo seus cargos, começou uma série de virulentos ataques nas redes sociais, contra o presidente da Assembleia, o deputado Laerte Gomes, exatamente quem tem se mostrado o principal parceiro do Executivo, nos últimos meses. Rocha e seu governo estavam precisando mais que nunca do aval do Legislativo, para tocar sua administração em frente. O próprio Governador, seu chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves e os principais assessores, trabalharam duro na melhoria das relações com o Parlamento. Meia dúzia de doidões, na contra mão, atacou injustamente o presidente da Casa, que tem dado aval a praticamente todos os projetos oriundos do Executivo. Poderiam ter criado uma crise, caso não houvesse respeito mútuo entre os dois lideres do Estado.

OS ANALFABETOS POLÍTICOS BEM QUE TENTARAM, MAS FELIZMENTE NÃO CONSEGUIRAM PREJUDICAR O ESTADO - News Rondônia

O que aconteceu na prática? Os nomes a serem sabatinados foram encaminhados à Assembleia na última sexta. Em dois dias (segunda e terça), todos foram sabatinados nas respectivas comissões, apresentaram seus projetos e debateram com os parlamentares.  Em menos de 48 horas, graças à liderança e à iniciativa de Laerte Gomes, todos foram aprovados, porque até sessões extraordinárias foram convocadas para atender às necessidades do caso. Tudo aberto, transparente, com a presença do público e da imprensa. Na quarta, o Governador pode renomear toda a sua equipe, agora atuando totalmente dentro do que a legislação exige. Desde que a nova legislatura começou em 1º de fevereiro, nunca houve um clima de tanta harmonia entre os poderes, depois de um início um pouco difícil, aliás, como o são todos os começos. O Parlamento tem feito seu papel de avalizar o Governo naquilo que é importante para a população, muito graças à atuação de Laerte Gomes. O governador Marcos Rocha, com paciência, humildade e sinceridade no que fala, conseguiu uma aproximação extremamente importante com os deputados. Ou seja, aqueles ignorantes políticos tentaram, mas, felizmente,  não conseguiram acabar com a paz política em Rondônia, como a que está ocorrendo nos dias de hoje, onde, fora daqui, parece que está todo mundo em confronto. Aqui não!

UMA MULTIDÃO DE…TRÊS!

Como não se tem mais como acreditar o que é verdade ou não, pela parcialidade da grande mídia, a verdade é que não há como medir, com segurança, os resultados da greve geral convocada no país, para a última sexta. Aqui e ali houve manifestações um pouco menos fiasquentas, mas a verdade é que, no geral, a convocação da CUT e do PT teve muito menos gente do que os promotores do protesto gostariam.  Tudo foi feito sem dinheiro para pagar ônibus e sanduíches de mortadela aos participantes, porque os sindicatos perderam a mamata dos rios de grana que recebiam nos tempos petistas. Eles, hoje, mal conseguem sobreviver, já que agora não há mais obrigatoriedade do vergonhoso imposto sindical, que assolou o bolso dos nossos trabalhadores durante décadas. Aqui em Porto Velho, além de uma participação pequena, apenas com  grupelhos de estudantes que faltaram às aulas (convocados por professores petistas) e alguns membros dos partidos das bandeiras vermelhas, se podia contar nos dedos quem aderiu ao movimento, aconteceu ainda coisa pior. Bandidos mascarados (há outro nome para eles?), covardes, se escondendo no anonimato, colocaram fogo em pneus e interromperam a BR 364 durante algum tempo. A "multidão" de participantes nesse ato criminoso dá ideia de como foi a greve por aqui. Havia exatamente três pessoas. Um, dois, três! Pegos depois, receberam a duríssima punição de assinarem um Termo Circunstanciado e saíram dali, morrendo de rir das vergonhosas leis brasileiras, feitas para proteger meliantes  como eles! 

O QUE TEMOS QUE PARIS NÃO TEM? 

Paris é uma enorme cidade. Em sua região metropolitana, abriga perto de 11 milhões e meio de habitantes. Recebe, por ano, algo em torno de 30 milhões de turistas. É, em si mesma, uma das maravilhas da Humanidade. Porto Velho é ainda uma cidade bem mais jovem. Tem pouco mais de um século. Sua população ainda beira os 600 mil habitantes. Ainda não chegou lá. Proporcionalmente, é maior que Paris, num quesito: o de número de funcionários públicos. Tem quase 14 mil atualmente, ao menos quatro mil a mais do que se consideraria correto. Paris tem entre 3.500 e 4 mil  empregados públicos. Isso mesmo. Temos de três a quatro vezes mais servidores na nossa Prefeitura do que o parisiense, que tem que manter sua cidade gigantesca e bela. Seria covardia comparar qualquer tipo de serviço. Mas, ao menos, por aqui, ainda temos chance de nos livrar de pelo menos um bom número do exagerado pacote de funcionários que pagamos, com nossos impostos. Levantamento da Secretaria de Administração, calcula que um número exato de 516 servidores municipais teriam direito a serem transpostos para os quadros da União, como outros 14.500 servidores estaduais. Calcula-se que só esse alívio  na folha de pagamento, representaria uma economia de 3 milhões e 500 mil reais mensais (mais de 45 milhões e 500 mil/ano, computando-se o 13º salário). Será que com o dobro de servidores parisienses, já não estaríamos muito bem servidos? 

ESCOLA DOS BOMBEIROS

Vilhena já tem sua escola estadual militarizada. A primeira delas surgiu no ano passado, quando a antiga escola estadual Zilda Uchôa se transformou no Colégio Militar Tiradentes, Unidade de Vilhena. Agora, a mais importante cidade do Cone Sul, porta de chegada em Rondônia, entrará para a história por receber a primeira escola  municipal militar, com a gestão do Corpo de Bombeiros. O assunto foi definido no final do mês passado, quando o governador Marcos Rocha atendeu pedido do deputado Luizinho Goebel, sem dúvida um dos mais atuantes parlamentares da Assembleia e que é, hoje, um dos nomes mais respeitados da região, senão o mais destacado, nos meios políticos. Os deputados Chiquinho da Emater, Cirone Deiró, Ezequiel Neiva e Rosângela Donadon  também representantes daquela área na Assembleia, participaram das negociações e apoiaram integralmente a proposta, já aceita pelo Governo e pelo Prefeito Eduardo Japonês. A implantação da escola mereceu efusiva comemoração do Coronel Governador, em postagem nas redes sociais. O comentário foi ilustrado com uma foto em que ele bate continência para uma criança, aluna do Colégio Tiradentes, onde, aliás, ele foi diretor, em Porto Velho. Outras escolas semelhantes serão criadas no Estado, em várias cidades, a partir de agora.

MUITA GRANA: 400 MILHÕES EM SETE ANOS

Há quem fale besteira, fazendo questão de fazer de conta que não sabe, mas a verdade é que a Hidrelétrica Santo Antônio está cumprindo religiosamente seus compromissos com Rondônia. Só na questão dos royalties, compensações que legalmente precisa pagar, a Santo Antônio já entregou, aos cofres públicos, nada menos do que 400 milhões de reais, desde que começou a gerar energia, em março de 2012. Apenas em 2018 foram pagos mais de 90 milhões de reais. Nesse ano, até abril, outros 33 milhões. Os royalties, denominados na linguagem oficial como "Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH)", são uma compensação permanente que as hidrelétricas pagam pela utilização da água para gerar energia. Desde maio do ano passado, o valor pago é dividido entre os municípios com áreas atingidas pela construção de hidrelétricas, que passaram a receber 65 por cento do valor pago. Os Estados ficam com 25 por cento e a União com 10 por cento do valor. No caso da Hidrelétrica Santo Antônio, os royalties serão pagos durante todo o período de concessão da usina, ou seja, até 2043, prorrogáveis por mais 35 anos com a renovação da concessão. A União, o Estado, a Capital, Porto Velho e outros municípios, recebem os royalties da Santo Antônio.

ROBLES, O NOVO DESEMBARGADOR

O Conselho Nacional de Justiça não acatou recurso impetrado contra a posse do juiz José Antônio Robles, escolhido numa lista tríplice, por merecimento, como novo Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia. O caso estava sendo discutido no CNJ através de um pedido de Procedimento de Controle Administrativo, formulado por juiz José Torres Ferreira, que contestava a escolha de Robles, decidida pelo plenário do Tribunal de Justiça do Estado, em  escolha ocorrida em 13 de maio passado. Torres Ferreira apresentou vários argumentos de contestação, pedindo que o CNJ anulasse a escolha, alegando que ela teria tido irregularidades. Não foi o entendimento da relatora do processo, a Conselheira Maria Cristiana Ziouva. Para ela, todas as explicações dadas pelo TJ de Rondônia foram pertinentes e não houve qualquer falha nem no sistema de escolha e nem na decisão que premiou Robles com a função de Desembargador, por merecimento. O assunto estava pendente há um mês, mas a decisão desta semana autorizou a posse. A solenidade, já que não havia mais nenhum empecilho a ela, foi realizado  na manhã da sexta-feira, na sede do Tribunal de Justiça  de Rondônia.

O NOVO PRESÍDIO: TEREMOS FUGAS?

O governo de Rondônia inaugurou um novo presídio, nesse final de semana. O maior da região norte. Cheio de tecnologia e com vagas para 603 presos, numa área de quase cinco quilômetros quadrados.  Um investimento pesado, que servirá, certamente, para diminuir um pouco a enorme pressão do sistema prisional no Estado, que, aliás, vive uma crise como a que ocorre em cada recanto deste país. O presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, nome dado em homenagem a um agente penitenciário, agora faz parte de uma estrutura estadual que está sempre superlotada. Certamente, em breve o número de presos será muito mais que a capacidade de sua construção. Ali, já que foi feito um pesado investimento, as autoridades rondonienses poderiam começar uma nova fórmula de recebimento de presos, evitando de levar para lá líderes e membros das facções que  já dominam os outros presídios do Estado. Com essa gente, distribuindo sua violência e sua podridão, não há chances reais de recuperação dos detentos. Sem ela, há sim uma possibilidade! Ah, mesmo se comemorando uma obra tão importante, não dá para esquecer que as cadeias de Rondônia são campeãs nacionais em fuga. Quando ocorrerá a primeira, no recém inaugurado presídio?

UMA SEMANA INÚTIL

A terça-feira é feriado. Dia do Evangélico. A quinta-feira não só é feriado – Corpus Christi –  como também o funcionalismo tem direito ao famigerado Ponto Facultativo, ao menos em algumas repartições e na Prefeitura da Capital. Ou, seja, a segunda é dia de trabalho e dependendo de onde o sujeito bate o ponto, ele só volta ao batente daqui a uma semana. Esse é o país em que alguns não querem que nada mude, para manter privilégios e castas, enquanto a grande maioria rala para levas nas costas do que comemoram seus direitos adquiridos, como se os demais brasileiros não tivessem também direitos. Esse é o país onde grupos querem que os outros façam renúncias e percam conquistas, em benefício do país, desde que eles, os intocáveis, continuem exatamente como são: no alto da pirâmide, como a casta dominadora, como os que não aceitam abrir mão de nada. Feriados, feriadões, inúmeros dias do ano sem trabalho, tudo isso serve apenas para beneficiar os graudões, os que têm empregos garantidos, mesmo que sejam péssimos funcionários e prestem os piores serviços á sociedade. Feriado religioso, tem que ser comemorado sim. Mas nos finais de semana. Todas as religiões têm direito aos seus dias santos, desde que isso não pare o país. Chega!

PERGUNTINHAS

Você gostou ou não gostou do novo Blog OPINIÃO DE PRIMEIRA? Poderia mandar seu comentário, sugestão ou crítica, aqui mesmo ou no watts app 981 24 24 24, para que a gente possa tentar melhorar ainda mais?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Belém receberá mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos para a COP 30

Belém receberá mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos para a COP 30

Três convênios foram assinados nesta segunda em cerimônia no Planalto
L

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Chuvas no RS: Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Diante da devastação causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, se solidariza com o Estado gaúcho e envia uma força-tarefa especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputados da ALE-RO vão receber mais de R$ 65 mil com diárias para viajar até o Japão

A viagem da dupla está programada para a próxima semana, conforme informou Atos de Diárias N° 0202439/2024 e N° 0202426/2024 publicadas na edição de sexta-feira (03) do Diário Eletrônico da ALE-RO.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

SURTOU: Hóspede morre após ser preso depois de quebrar quarto de hotel

O corpo foi removido ao IML, onde será determinada a causa da morte.
18
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Revelações e Confrontos no Rancho Fundo

Noivado Surpresa e Segredos Revelados
L
Novela Família é Tudo: Conflitos e Revelações

Reviravoltas e Intrigas em Família É Tudo

Revelações Surpreendentes e Confrontos Inesperados
L