SÁBADO, 10/05/2025

LENHA NA FOGUEIRA: FLOR DO MARACUJÁ

Pelo menos até o fechamento desta coluna, ontem pela manhã, os grupos filiados à Federon estavam postando nas redes sociais que não iriam à festa de Lançamento do Flor do Maracujá promovida pela Sejucel.

Publicado em 

LENHA NA FOGUEIRA: FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Chegamos ao meio do ano! Já? Como passa rápido! Ainda não digerimos a não realização dos desfiles das escolas de samba e já nos deparamos com outro problema, que pode prejudicar mais um segmento da cultura popular em nossa cidade.


Hoje é dia 2 de junho, o mês das festas juninas e até agora nada foi decidido sobre a participação dos grupos de quadrilhas e bois-bumbás no Arraial Flor do Maracujá 2019.


O que temos de positivo, é que a Sejucel realiza na tarde/noite deste domingo dia 2, o lançamento oficial da festa, em coquetel à imprensa e convidados, às 18h no Centro de Atendimento ao Turista – CAT que fica no 1º piso do Porto Velho Shopping.


Na realidade, o coquetel da Sejucel, vai servir como parâmetro para avaliarmos o poder de convencimento do nosso amigo superintendente Jobson Bandeira.


LENHA NA FOGUEIRA: FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Pelo menos até o fechamento desta coluna, ontem pela manhã, os grupos filiados à Federon estavam postando nas redes sociais que não iriam à festa de Lançamento do Flor do Maracujá promovida pela Sejucel.


Se alguns desses grupos comparecerem e se apresentarem no CAT hoje à tarde é sinal que a paz voltou a reinar entre Federon e Sejucel e o Flor do Maracujá 2019 vai acontecer em sua plenitude.


De qualquer maneira, nossa equipe marcará presença no shopping hoje à tarde, para cobrir jornalisticamente o lançamento do Arraial Flor do Maracujá.


Garantido mesmo, só tem a apresentação da Cia de Dança Yaporanga que por si só, é um espetáculo magnífico.


Durante oito noites, (a nona foi ontem), assisti as apresentações dos grupos folclóricos no Arraial Flor de Cacto e posso garantir, que caso Federon e Sejucel não entrem em acordo, o público de Porto Velho que gosta do Flor do Maracujá, vai deixar de assistir espetáculos maravilhosos.


Se no Flor de Cacto as Juninas se apresentaram espetacularmente, imaginem se fosse para o Flor do Maracujá.


Todos os grupos que se apresentaram no Flor de Cacto levaram o público ao delírio, uns mais outros menos.


Destacamos as apresentações das quadrilhas Mocidade Junina, Tradição, A Roça é Nossa Mirim, Nova Junina do Orgulho e em especial a Flor da Primavera.


Isso não quer dizer que a apresentação da Rosa Divina foi ruim muito pelo contrário, apenas ela foi prejudicada pelo desaparecimento de última hora, do celular no qual estavam salvas as músicas ensaiadas para aquela apresentação. Outra que fez boa apresentação foi a Matutos do Guaporé.


Os nossos grupos de quadrilhas, hoje são respeitados em todo o Brasil, pois, participam dos concursos nacionais realizados pela CONFEBRAQ, basta lembrar que já trouxeram para Rondônia título de Melhor Casal de Noivo do Brasil assim como Rainha da Diversidade Nacional.


Como é que podemos admitir um evento folclórico como o Arraial Flor do Maracujá sem as juninas JUABP, Rádio Farol, Girassol das Três Marias, Rosa Divina, Matutos do Guaporé, Flor da Primavera, Rosas de Ouro, Mocidade Junina, Nova Junina do Orgulho, Jucadiro e Matutos do Socialista entre outras.


Sem os bois bumbás Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Marronzinho, Manhoso, Teimoso, Tira Teima e Vencedor.


Sei que a Sejucel, pelo menos até a manhã de ontem, estava negociando trazer os bois de Guajará Mirim Malhadinho e Flor do Campo além de grupos de quadrilhas do município amazonense de Humaitá para se apresentarem durante os dez dias do Arraial Flor do Maracujá. Será que o público vai prestigiar essas apresentações. Tenho minhas dúvidas!


Ainda dar tempo. Vamos sentar e entrar em acordo e assim, realizar um grande Flor do Maracujá!

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula busca ampliar parceria com Rússia em energia e tecnologia durante visita a Moscou

Lula busca ampliar parceria com Rússia em energia e tecnologia durante visita a Moscou

Tarifaço de Trump joga por terra ideia do livre comércio, diz Lula
L

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Mais de 2 mil sugestões foram debatidas na 5ª Conferência Nacional
L

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.