QUINTA-FEIRA, 01/05/2025

EDUCAÇÃO DOMICILIAR: VEJA A ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI QUE O GOVERNO ENVIOU AO CONGRESSO

Veja abaixo o texto completo do projeto de lei, que agora será debatido no Congresso.

Publicado em 

EDUCAÇÃO DOMICILIAR: VEJA A ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI QUE O GOVERNO ENVIOU AO CONGRESSO - News Rondônia

Como parte das metas prioritárias para terem andamento nos 100 primeiros dias de governo Bolsonaro, o Poder Executivo enviou para análise do Congresso projeto de lei regulamentando o ensino domiciliar no Brasil.

EDUCAÇÃO DOMICILIAR: VEJA A ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI QUE O GOVERNO ENVIOU AO CONGRESSO - News Rondônia

A medida faz partes das pautas do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. Havia expectativa que o tema fosse tratado por meio de medida provisória, mas em conversa com a imprensa na última semana, após a cerimônia que marcou o balanço de 100 dias de governo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a tramitação por projeto de lei traria mais segurança para as famílias, já que as medidas provisórias correm o risco de perder a validade caso não sejam votadas a tempo pelos parlamentares.

Veja abaixo o texto completo do projeto de lei, que agora será debatido no Congresso.

 

PROJETO DE LEI

Dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da  educação nacional.

 

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

 

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar no âmbito da educação básica.

§ 1º A educação domiciliar consiste no regime de ensino de crianças e adolescentes, dirigido pelos próprios pais ou pelos responsáveis legais.

§ 2º A educação domiciliar visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o  exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, nos termos do disposto no art. 205 da Constituição.

Art. 2º Os pais ou os responsáveis legais têm prioridade de direito na escolha do tipo de instrução que será ministrada a seus filhos.

§ 1º É plena a liberdade de opção dos pais ou dos responsáveis legais entre a educação escolar e a educação domiciliar, nos termos do disposto nesta Lei.

§ 2º É dever dos pais ou dos responsáveis legais que optarem pela educação domiciliar assegurar a convivência familiar e comunitária, nos termos do disposto no caput do art. 227 da Constituição e no caput do art. 4º da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Art. 3º Fica assegurada a isonomia de direitos entre os estudantes em educação escolar e os estudantes em educação domiciliar.

§ 1º A isonomia estende-se aos pais ou aos responsáveis legais dos estudantes em educação domiciliar, no que couber.

§ 2º Fica assegurada aos estudantes em educação domiciliar a participação em concursos, competições, avaliações nacionais instituídas pelo Ministério da Educação, avaliações internacionais, eventos pedagógicos, esportivos e culturais, incluídos àqueles em que for exigida a comprovação de matrícula na educação escolar como requisito para a participação.

§ 3º O acesso de que trata o § 2º é condicionado à formalização da opção pela educação domiciliar nos termos do disposto no art. 4º.

Art. 4º A opção pela educação domiciliar será efetuada pelos pais ou pelos responsáveis legais do estudante, formalmente, por meio de plataforma virtual do Ministério da Educação, em que constará, no mínimo:

I – documentação de identificação do estudante, na qual conste informação sobre filiação ou responsabilidade legal;

II – documentação comprobatória de residência;

III – termo de responsabilização pela opção de educação domiciliar assinado pelos pais ou pelos responsáveis legais;

IV – certidões criminais da Justiça Federal e da Justiça Estadual ou Distrital;

V – plano pedagógico individual, proposto pelos pais ou pelos responsáveis legais; e

VI – caderneta de vacinação atualizada.

§ 1º O período regular de cadastro será preferencialmente de dezembro a fevereiro.

§ 2º O processo de cadastramento observará regulamento específico, observados os critérios mínimos de apresentação do plano pedagógico individual.

§ 3º A conclusão do processo de cadastramento, após análise e aprovação do Ministério da Educação, gerará para o estudante uma matrícula que comprovará, para todos os efeitos, a opção pela educação domiciliar.

§ 4º O cadastro na plataforma virtual de que trata o caput será renovado anualmente pelos pais ou pelos responsáveis legais, com a inclusão do plano pedagógico individual correspondente ao novo ano letivo e dos demais documentos que forem necessários.

§ 5º O Ministério da Educação disponibilizará dados referentes à educação domiciliar aos órgãos competentes, conforme regulamento.

§ 6º O Ministério da Educação disponibilizará a plataforma virtual de que trata o caput no prazo de até cento e cinquenta dias, contado da data de publicação desta Lei.

§ 7º Enquanto não estiver disponível a plataforma virtual para a realização do cadastro,as famílias terão assegurado o seu direito de exercer a educação domiciliar.

Art. 5º Os pais ou os responsáveis legais que optarem pela educação domiciliar manterão registro periódico das atividades pedagógicas do estudante.

Parágrafo único. O registro será realizado conforme ato do Ministério da Educação e fará parte da supervisão da educação domiciliar.

Art. 6º O estudante matriculado em educação domiciliar será submetido, para fins de certificação da aprendizagem, a uma avaliação anual sob a gestão do Ministério da Educação.

§ 1º A certificação da aprendizagem terá como base os conteúdos referentes ao ano escolar correspondente à idade do estudante, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, com possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, nos termos do disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

§ 2º As avaliações anuais serão aplicadas a partir do 2º ano do ensino fundamental, preferencialmente no mês de outubro.

§ 3º Na hipótese de não comparecimento do estudante à avaliação, os pais ou os responsáveis legais justificarão a ausência.

§ 4º Para as hipóteses de ausência justificada, a avaliação será reaplicada em data definida em ato pelo Ministério da Educação.

Art. 7º Na hipótese de o desempenho do estudante na avaliação de que trata o art. 6º ser considerado insatisfatório, será oferecida uma prova de recuperação.

§ 1º A prova de recuperação será aplicada em data a ser definida em ato pelo Ministério da Educação.

§ 2º Na hipótese de não comparecimento do estudante à prova de recuperação, os pais ou os responsáveis legais justificarão a ausência.

§ 3º Para as hipóteses de ausência justificada, a prova de recuperação será reaplicada em data a ser definida em ato pelo Ministério da Educação.

Art. 8º O Ministério da Educação apresentará calendário de aplicação das avaliações de que tratam os art. 6º e art. 7º.

Art. 9º O Ministério da Educação regulará a cobrança de taxa para fins de custeio das avaliações e estabelecerá as hipóteses de isenção de pagamento.

Art. 10. Caberá aos pais ou aos responsáveis legais, durante o processo de ensino e de aprendizagem, monitorar de forma permanente o desenvolvimento do estudante, conforme as diretrizes nacionais curriculares.

Art. 11. É facultado às instituições públicas e privadas, escolhidas pelos pais ou pelos responsáveis legais, oferecer ao estudante em educação domiciliar avaliações formativas ao longo do ano letivo.

Art. 12. Fica vedada a educação domiciliar nas hipóteses em que o responsável legal direto estiver cumprindo pena pelos crimes previstos:

I – na Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente;

II – na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006;

III – no Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal;

IV – na Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006; ou

V – na Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990.

Art. 13. Os pais ou os responsáveis legais perderão o exercício do direito à opção pela educação domiciliar nas seguintes hipóteses:

I – quando o estudante for reprovado, em dois anos consecutivos, nas avaliações anuais e nas provas de recuperação;

II – quando o estudante for reprovado, em três anos não consecutivos, nas avaliações anuais e nas recuperações;

III – quando o aluno injustificadamente não comparecer à avaliação anual de que trata o art. 6º; ou

IV – enquanto não for renovado o cadastramento anual na plataforma virtual, nos termos do disposto no art. 4º.

Art. 14. A Lei nº 9.394, de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 5º …………………………………………………………………………………………..

§ 1º ……………………………………………………………………………………………….

……………………………………………………………………………………………………….

II – fazer-lhes a chamada pública; e

III – zelar, junto aos pais ou aos responsáveis, pela frequência à escola para os estudantes matriculados em regime presencial.

………………………………………………………………………………………………” (NR)

“Art. 6º É dever dos pais ou dos responsáveis:

I – efetuar matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade; ou

II – declarar a opção pela educação domiciliar, nos termos da lei.” (NR)

Art. 15. A Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 55. Os pais ou os responsáveis têm a obrigação de:

I – matricular seus filhos ou seus pupilos na rede regular de ensino; ou

II – declarar a opção pela educação domiciliar, nos termos da lei.” (NR)

Art. 16. As despesas decorrentes do disposto nesta Lei correrão à conta de dotação orçamentária consignada anualmente ao Ministério da Educação, observados os limites de movimentação, de empenho e de pagamento da programação orçamentária e financeira anual.

Art. 17. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

A capacitação do trabalhador para o novo cenário desenhado pela tecnologia, que está na pauta do evento paulista, é realidade nas salas de aula do Idep.
L
São Lucas Afya reinaugura clínica odontológica com ensino de qualidade e atendimento gratuito

São Lucas Afya reinaugura clínica odontológica com ensino de qualidade e atendimento gratuito

Espaço moderno conta com novos consultórios, sala de simulação e amplia capacidade de atendimentos, que já ultrapassaram 9 mil procedimentos em 2024
L
Ensino de Inteligência Artificial é expandido para todos os cursos técnicos da educação profissional

Ensino de Inteligência Artificial é expandido para todos os cursos técnicos da educação profissional

Deivid Sousa Santos, de 16 anos, fez o Curso de Introdução à Inteligência Artificial para ampliar as chances de crescer profissionalmente.
L
Inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática começam nesta quarta-feira e vão até 10 de junho

Inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática começam nesta quarta-feira e vão até 10 de junho

Podem participar alunos do ensino fundamental público e privado
L
Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies termina hoje

Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies termina hoje

Resultado da classificação e da pré-seleção sairá dia 6 de maio
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Tiago e Camila no Amigos & Viola

Na foto minha linda sobrinha e afilhada CAMILA AMANCIO e o esposo Cirurgião Dentista TIAGO RABELO Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral com moderna clínica em Ji-Paraná/RO.
L

Emoção, reconhecimento e novos rumos: PMRO celebra a passagem de comando da Comunicação Social

Entre homenagens e lágrimas, Tenente-Coronel Suffi encerra sua missão e entrega a liderança ao Tenente-Coronel R. Silva, reforçando o elo entre a Polícia Militar e a sociedade.
L

Inscrições para o CNH Social começam em 30 de maio

Serão ofertadas 1.500 vagas em todo o estado, destinadas entre ampla concorrência e Pessoas com Deficiência
L
Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Neste Dia do Trabalhador, também dirijo o mais sincero agradecimento a cada servidor e servidora pública do nosso estado.
L

Justiça é feita: MPRO garante 31 anos de prisão por feminicídio em Jaru

Crime brutal que chocou a cidade teve julgamento com plenário lotado; réu também foi condenado por ocultação de cadáver.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é baleado durante fuga no presídio 470, em Porto Velho

Outro foi recapturado.
12

Suspeito de furto em residência é amarrado e surrado pela população na zona leste

Testemunhas contaram que o suspeito teria sido flagrado dentro de uma casa.
10

Criminoso foragido tenta se disfarçar, mas acaba preso no Orgulho do Madeira

Uma equipe da PM fazia patrulhamento quando percebeu que o suspeito tentou esconder o rosto ao ver a viatura.
10

Homem é esfaqueado após briga por drogas no centro de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada à Policlínica Ana Adelaide; autor do ataque seria um conhecido usuário da região.
12

CERCO FECHADO: Delegacia de Furtos e Roubos prende traficante e apreende drogas no centro de Porto Velho

Mulher conhecida por “cabelo vermelho” é flagrada com entorpecentes após denúncias e ação integrada com a PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LUTO: Nana Caymmi, a voz que atravessou gerações e eternizou emoções

Filha de Dorival Caymmi, a cantora construiu uma carreira marcada por interpretações profundas e um legado inesquecível na música brasileira
L

Requerimento da Licença e Outorga: EICON – ENGENHARIA, INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA

Licenças: Prévia, Instalação e Operaçã e OUTORGA DE USO DE RECUSOS HÍDRICOS
L

Rondônia participa de oficina que fortalece políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal

Oficina reúne secretarias da Amazônia Legal para fortalecer políticas públicas indígenas
L

Rodovia-133 recebe obras de manutenção do governo de Rondônia na Região do Café

A obra está sendo executada em aproximadamente 50 quilômetros da rodovia, seguindo até a usina de calcário
L

Coleta de sangue em Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé reforça estoque da hemorrede estadual

As coletas resultaram no total de 363 bolsas de sangue coletadas
L

Governo de Rondônia firma acordo para garantir acesso de agricultores familiares à previdência social

A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que já era prestado de forma espontânea pela Emater-RO
L
Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Com serviços de conformação de plataforma e aplicação de revestimento primário, os trabalhos são contínuos ao longo de todo o ano, intensificando-se com a chegada do verão.
L
Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento dos produtores em ações de defesa agropecuária.
L
Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, os serviços foram executados ao longo dos 26 quilômetros da rodovia.
L
Rondônia Cidadã leva serviços a 11 comunidades ribeirinhas durante ação itinerante do Judiciário

Rondônia Cidadã leva serviços a 11 comunidades ribeirinhas durante ação itinerante do Judiciário

Sabemos da importância da Operação Justiça Rápida Itinerante, e por isso disponibilizamos os serviços essenciais do Rondônia Cidadã para que mais pessoas tenham suas necessidades, inclusive, as gestantes que estão recebendo kit enxoval para os bebês.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.