SEXTA-FEIRA, 16/05/2025

TURISMO: TRADE DE RONDÔNIA DEVE SE CADASTRAR NO SISTEMA FEDERAL – CADASTUR

Segundo informações do chefe do Cadastur na Setur, Isaac Júnior, o programa é do Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do país e no Distrito Federal.

Publicado em 

TURISMO: TRADE DE RONDÔNIA DEVE SE CADASTRAR NO SISTEMA FEDERAL - CADASTUR - News Rondônia

Com uma série de ações e projetos para alavancar o turismo em Rondônia, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) alerta a todos os atuantes no setor turístico do estado para o cadastramento no sistema do Ministério do Turismo (MTur), o Cadastur.

O sistema online aceita o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor e, além da legalidade e reconhecimento com certificado do MTur, garante vantagens e oportunidades de crescimento aos cadastrados, sendo fonte de consulta para turistas de qualquer lugar do mundo.

TURISMO: TRADE DE RONDÔNIA DEVE SE CADASTRAR NO SISTEMA FEDERAL - CADASTUR - News Rondônia

Segundo informações do chefe do Cadastur na Setur, Isaac Júnior, o programa é do Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Desde 2008, a lei 11.771 define a obrigatoriedade do cadastro para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Também é obrigatório estar inserido no Cadastur quem exerce a profissão de guia de turismo, de acordo com a lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993.

A obrigatoriedade garante ao profissional ou empresa do setor a certificação e a abertura de linhas de crédito para o negócio, o apoio em eventos, feiras e ações do MTur, participação em programas federais e estaduais de qualificação, visibilidade nos sites do Cadastur e em futuros programas de governo, e incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e estadual – como é o caso do Programa Viaja mais Servidor”, explica. Giseli Louise.

O cadastro é gratuito e válido por dois anos para pessoas jurídicas e cinco anos para os guias de turismo. É facultativo o cadastramento de casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.

Mesmo assim, nós incentivamos que todos esses segmentos que não são obrigados a se cadastrarem, porque independente disso, todos que estão inseridos no Cadastur tem as mesmas vantagens, além da promoção no guia do Cadastur, que dá a localização e informações aos turistas sobre os locais credenciados”, completa Giseli. O cadastramento é simples, e deve ser realizado pelo site www.cadastur.turismo.gov.br.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.