SEXTA-FEIRA, 02/05/2025

RIO MADEIRA SOFRE COM POLUIÇÃO DO GARIMPO DE OUTRO EM MINAS DE ALUVIÃO

Poluição por metais tóxicos no maior afluente do rio Amazonas foi identificado em estudo de pesquisadores brasileiros e australianos.

Publicado em 

RIO MADEIRA SOFRE COM POLUIÇÃO DO GARIMPO DE OUTRO EM MINAS DE ALUVIÃO - News Rondônia

Apesar de ter entrado em declínio a partir de 1985, o garimpo de ouro em minas de aluvião nas margens e no leito do rio Madeira, no Estado do Amazonas, tem deixado um rastro de poluição por metais tóxicos no maior afluente do rio Amazonas.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, em parceria com colegas da Queensland University of Technology, da Austrália, encontrou um nível relativamente alto de mercúrio acumulado em sedimentos de lagos do rio Madeira – gerado pela extração artesanal de ouro.

RIO MADEIRA SOFRE COM POLUIÇÃO DO GARIMPO DE OUTRO EM MINAS DE ALUVIÃO - News Rondônia

Os resultados do trabalho, apoiado pela Fapesp no âmbito da modalidade São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT), foram publicados na revista Ecotoxicology and Environmental Safety. O estudo tem a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Shenzen University, na China.

“Embora tenha diminuído a intensidade da extração de ouro por mineração artesanal e de pequena escala no rio Madeira nas últimas duas décadas, essa atividade continua a ser a principal fonte de emissão de mercúrio que encontramos em sedimentos de lagos daquela bacia”, disse Daniel Marcos Bonotto, professor da Unesp de Rio Claro e primeiro autor do estudo, à Agência Fapesp.

O projeto é o segundo que Bonotto realiza com apoio do SPRINT da Fapesp. O primeiro foi em 2016, quando ele se associou a Trevor Elliot, professor da Queen’s University Belfast, da Irlanda, em um estudo sobre traçadores ambientais para a gestão de recursos hídricos.

“O SPRINT favorece a mobilidade e a identificação de projetos em colaboração com pesquisadores do exterior, mesmo que ainda não estejam formatados”, disse Bonotto.

Colaborações internacionais

A criação de novas parcerias em pesquisa é justamente um dos objetivos do SPRINT, modalidade que completa cinco anos. Lançada em abril de 2014, com o objetivo de promover o avanço da pesquisa científica por meio de colaborações entre pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo e cientistas parceiros no exterior em projetos conjuntos de médio e longo prazo, essa estratégia de organização da Fapesp oferece financiamento para a fase inicial de colaborações internacionais em pesquisa – o chamado seed funding (financiamento semente).

“A expectativa da Fapesp é que o seed funding oferecido, somado aos recursos da universidade parceira, permita aos pesquisadores interagir em um projeto e, ao mesmo tempo, desenvolver uma colaboração que leve a uma proposta de pesquisa conjunta de médio ou longo prazo a ser submetida à Fundação e às agências estrangeiras acessíveis pelo pesquisador parceiro”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

Como explicou Marilda Solon Teixeira Bottesi, assessora para colaborações em pesquisa da Fapesp, os objetivos do SPRINT são consolidar parcerias de pesquisa já existentes ou estimular novas colaborações por meio do financiamento de missões científicas.

“Por meio dos projetos apoiados pelo SPRINT, os pesquisadores participantes têm a oportunidade de visitar as instituições e conhecer os laboratórios e as pesquisas conduzidas por seus parceiros e, com isso, propor projetos conjuntos”, disse.

A parceria de Bonotto com pesquisadores australianos, por exemplo, permitiu ampliar a investigação que o grupo dele na Unesp iniciou ainda na década de 1990, quando começaram a coletar sedimentos de diferentes profundidades e rochas circundantes de lagos do rio Madeira, em Porto Velho (RO), a fim de avaliar as concentrações e determinar as fontes de mercúrio.

O metal tóxico, que representa um risco para a saúde ao ser ingerido por meio do consumo de peixes, pode contaminar as águas do Madeira naturalmente ao ser transportado do solo para cursos de água, ou pelas emissões atmosféricas de erupções vulcânicas dos Andes. Além disso, também pode ser gerado pelo garimpo de ouro de aluvião, explicou Bonotto.

“Chegamos a presenciar durante estudos em campo o descarte direto de mercúrio por garimpeiros em lagos do Madeira”, disse Bonotto.

A fim de estimar a contribuição de fontes naturais e do garimpo de ouro de aluvião para as concentrações de mercúrio encontradas em lagos do rio Madeira, os pesquisadores fizeram uma análise dos dados de sedimentos e de rochas de nove lagos, baseada em redes bayesianas.

Esses modelos gráficos, que representam de forma simples as relações de causalidade das variáveis de um sistema, têm sido usados para entender redes ambientais complexas, como para a predição de abundância de espécies em função de características de hábitat.

“Nossos colegas da Austrália, especialistas nessa abordagem estatística, acharam interessante tentar usá-la para avaliar a contribuição das diferentes fontes de emissão de mercúrio em lagos do rio Madeira com base nos dados de sedimentos que coletamos”, afirmou Bonotto.

Os resultados das análises indicaram que, embora as formações geológicas e do solo dos ecossistemas amazônicos influenciem o transporte de mercúrio nos lagos do rio Madeira, o garimpo de ouro de aluvião tem uma grande parcela de contribuição na geração do metal encontrado nessa bacia.

Os pesquisadores constataram que os sedimentos de fundo dos lagos apresentavam concentrações significativamente mais elevadas de mercúrio do que as rochas circundantes – o que afasta a hipótese dessas últimas serem a fonte de emissão do metal.

Uma vez que a mineração de ouro diminuiu significativamente na região nos últimos anos, as emissões anteriores de mercúrio por essa atividade contribuíram para as altas concentrações do metal encontradas nos sedimentos dos lagos, apontaram os autores do estudo.

“Normalmente, os sedimentos de fundo de lagos costumam reter muitas evidências de poluição. As colunas de sedimentos que coletamos, por exemplo, de diferentes profundidades, retêm registros de poluição por mercúrio de vários anos”, disse Bonotto.

Agora, em colaboração com os colegas australianos da Queensland University of Technology, Bonotto pretende usar a mesma abordagem estatística para estimar as fontes de emissão de cromo pela indústria de calçados de Franca em rios da região. “Também queremos avaliar a influência de nitrato no transporte de urânio em águas subterrâneas do aquífero Guarani, no Estado de São Paulo”, disse Bonotto.

O SPRINT tem quatro chamadas por ano. As propostas devem ser apresentadas sempre até a última segunda-feira dos meses de janeiro, abril, julho e outubro. A primeira chamada deste ano, com prazo final para envio de propostas até 29 de abril, bateu o recorde de instituições participantes. São 16 instituições de diversos países.

O SPRINT já apoiou mais de cem projetos de pesquisa realizados por pesquisadores vinculados a universidades públicas e privadas e a instituições de pesquisa sediadas no Estado de São Paulo em colaboração com cientistas da Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, França, Holanda, Canadá, Irlanda, Irã, Argentina, Espanha, África do Sul, País de Gales, Escócia, Alemanha, Bélgica, China, Suécia, Chile, Japão e Dinamarca.

Fonte/Foto: Elton Alisson (Agência Fapesp)/Arquivo A Critica-Manaus

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ações sociais e ambientais são realizadas pela Prefeitura de Porto Velho em União Bandeirantes

Ações reforçam o papel ativo na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento social
L

Projeto ‘Juventude Sustentável’ é lançado pela Prefeitura de Porto Velho com alunos da rede pública estadual

Ação no Parque da Cidade envolveu plantio de mudas e conscientização ambiental com participação de 55 alunos da Escola Estadual Flora Calheiros
L
Parlamentares de Porto Velho fazem visita técnica ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Vereadores de Porto Velho fazem visita ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Visita reforça o compromisso do Ecoparque com a sustentabilidade, transparência e a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos
L

Município amplia cooperação para prevenir incêndios florestais e preservar o meio ambiente em Porto Velho

Encontro reforça a importância da união entre poder público, especialistas e entidades da área ambiental
L
Governo Federal lança segundo leilão do Eco Invest Brasil para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas

Governo Federal lança segundo leilão do Eco Invest Brasil para recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas

Objetivo é mobilizar recursos para recuperar 1 milhão de hectares
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Tiago e Camila no Amigos & Viola

Na foto minha linda sobrinha e afilhada CAMILA AMANCIO e o esposo Cirurgião Dentista TIAGO RABELO Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral com moderna clínica em Ji-Paraná/RO.
L

Emoção, reconhecimento e novos rumos: PMRO celebra a passagem de comando da Comunicação Social

Entre homenagens e lágrimas, Tenente-Coronel Suffi encerra sua missão e entrega a liderança ao Tenente-Coronel R. Silva, reforçando o elo entre a Polícia Militar e a sociedade.
L

Inscrições para o CNH Social começam em 30 de maio

Serão ofertadas 1.500 vagas em todo o estado, destinadas entre ampla concorrência e Pessoas com Deficiência
L
Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Neste Dia do Trabalhador, também dirijo o mais sincero agradecimento a cada servidor e servidora pública do nosso estado.
L

Justiça é feita: MPRO garante 31 anos de prisão por feminicídio em Jaru

Crime brutal que chocou a cidade teve julgamento com plenário lotado; réu também foi condenado por ocultação de cadáver.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Quatro são recapturados e um continua foragido após fuga no 470, em Porto Velho

De acordo com fontes da Polícia Penal, cinco criminosos conseguiram escapar.
12

Suspeito de furto em residência é amarrado e surrado pela população na zona leste

Testemunhas contaram que o suspeito teria sido flagrado dentro de uma casa.
10

Criminoso foragido tenta se disfarçar, mas acaba preso no Orgulho do Madeira

Uma equipe da PM fazia patrulhamento quando percebeu que o suspeito tentou esconder o rosto ao ver a viatura.
10

Homem é esfaqueado após briga por drogas no centro de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada à Policlínica Ana Adelaide; autor do ataque seria um conhecido usuário da região.
12

CERCO FECHADO: Delegacia de Furtos e Roubos prende traficante e apreende drogas no centro de Porto Velho

Mulher conhecida por “cabelo vermelho” é flagrada com entorpecentes após denúncias e ação integrada com a PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LUTO: Nana Caymmi, a voz que atravessou gerações e eternizou emoções

Filha de Dorival Caymmi, a cantora construiu uma carreira marcada por interpretações profundas e um legado inesquecível na música brasileira
L

Requerimento da Licença e Outorga: EICON – ENGENHARIA, INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA

Licenças: Prévia, Instalação e Operaçã e OUTORGA DE USO DE RECUSOS HÍDRICOS
L

Rondônia participa de oficina que fortalece políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal

Oficina reúne secretarias da Amazônia Legal para fortalecer políticas públicas indígenas
L

Rodovia-133 recebe obras de manutenção do governo de Rondônia na Região do Café

A obra está sendo executada em aproximadamente 50 quilômetros da rodovia, seguindo até a usina de calcário
L

Coleta de sangue em Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé reforça estoque da hemorrede estadual

As coletas resultaram no total de 363 bolsas de sangue coletadas
L

Governo de Rondônia firma acordo para garantir acesso de agricultores familiares à previdência social

A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que já era prestado de forma espontânea pela Emater-RO
L
Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Com serviços de conformação de plataforma e aplicação de revestimento primário, os trabalhos são contínuos ao longo de todo o ano, intensificando-se com a chegada do verão.
L
Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

A capacitação do trabalhador para o novo cenário desenhado pela tecnologia, que está na pauta do evento paulista, é realidade nas salas de aula do Idep.
L
Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento dos produtores em ações de defesa agropecuária.
L
Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, os serviços foram executados ao longo dos 26 quilômetros da rodovia.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.