POR BIANCA ALVES
Já é um dito popular: deve-se beber dois litros de água por dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, 75% das pessoas sofrem com desidratação crônica. Apesar de soar grave, os sintomas podem ser imperceptíveis e incluem fagida, aumento da fome, inchaço, retenção, hipertensão e uma série de outros problemas desenvolvidos a longo prazo.
Mas a notícia boa é que os quadros podem ser revertidos facilmente. Basta aumentar o consumo de água e os benefícios aparecerão sem pestanejar. Tem dificuldade na tarefa? Os fatos a seguir vão te convencer em um piscar de olhos.
Depois de um dia
Falhas na memória, tontura, constipação e sensibilidade no humor também são sintomas da desidratação. Contudo, você pode perceber o desaparecimento deles logo no primeiro dia de hidratação profunda. Isso, porque a água aumenta a eficiência do trabalho das células, nos oferecendo mais energia e até concentração. Se você tem dores de cabeça ou cãibras frequentes, vale também multiplicar os copos bebidos.
Depois de uma semana
Em sete dias você estará propriamente hidratado e dores recorrentes tendem a sumir. Você também se sentirá mais disposto para fazer atividades do dia a dia ou exercícios físicos. E aquele viço da pele das celebridades vai começar a dar o ar da graça e as linhas finas ficarão menos nítidas. Podemos dizer, que antes de você mudar os seus hábitos, a água ingerida era utilizada para trabalhos mais vitais, como a circulação do sangue. Os músculos também ficam em segundo plano quando uma pessoa bebe pouco líquido. Agora, o boom na aparência deve ser notável.
Depois de um mês
Você notará que beber bastante água parecerá automático. É bem provável que você sinta mais sede, uma vez que o seu corpo se acostumou a receber doses generosas. Depois de 30 dias você vai sentir sua mente trabalhando melhor, o sistema digestivo em bom funcionamento e um boost de energia.
Depois de seis meses
Células bem hidratadas criam homeostase, que é a estabilidade que precisamos para o bom funcionamento dos órgãos. O combate às toxinas também será mais efetivo, uma vez que os poderes antioxidantes e imunológicos do corpo estão em sua melhor forma, eliminando radicais livres.
O risco do desenvolvimento de doenças, como infecção urinária, hipertensão, enfermidades cardíacas, cálculo biliar e glaucoma, também diminui.