DOMINGO, 04/05/2025

L

Saúde

QUALQUER OBJETO QUE ACUMULA ÁGUA PODE SE TORNAR UM CRIADOURO DO AEDES AEGYPTI, ALERTA DA AGEVISA PARA O CARNAVAL

Os dias de folia no carnaval exigem responsabilidade social, diante do acúmulo de lixo nas ruas e a possibilidade do aumento de criadouros do mosquito Aedes Aegypt.

Publicado em 

QUALQUER OBJETO QUE ACUMULA ÁGUA PODE SE TORNAR UM CRIADOURO DO AEDES AEGYPTI, ALERTA DA AGEVISA PARA O CARNAVAL - News Rondônia

Os dias de folia no carnaval exigem responsabilidade social, diante do acúmulo de lixo nas ruas e a possibilidade do aumento de criadouros do mosquito Aedes Aegypt. O mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, pode se proliferar e produzir maior risco à população representado por qualquer objeto que possa se transformar em criadouro, segundo a Gerência Técnica de Vigilância Epidemiológica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia.

A ingestão de água é de fundamental importância durante o período de carnaval, onde os foliões precisam se hidratar para festejar com saúde. Porém, é necessário muito cuidado com o despejo de recipientes largados nas ruas nos trajetos dos blocos, como copos descartáveis, garrafas pets, pratos descartáveis, tampinhas ou qualquer objeto que possa acumular água.

QUALQUER OBJETO QUE ACUMULA ÁGUA PODE SE TORNAR UM CRIADOURO DO AEDES AEGYPTI, ALERTA DA AGEVISA PARA O CARNAVAL - News Rondônia

O Governo de Rondônia atua com a prevenção integrada de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites virais, alargando o trabalho com o controle das arboviroses, que são as doenças transmitidas por insetos, como o Aedes Aegypt.

As três esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal, trabalham durante o ano com medidas de prevenção para evitar criadouros do mosquito, mas a Agevisa observou a dificuldade de incorporação da sociedade à prática comum de cuidados diários.

“Constatamos isso durante o carnaval, o bloco passa e se vê uma quantidade enorme de lixos jogados nas ruas. As prefeituras, sabendo disso, se planejam especialmente para limpeza urbana rápida. Como em algumas situações que o bloco vai passando e atrás já vem a limpeza pública retirando o lixo, por causa do período chuvoso. Se as pessoas que estão brincando não colaborarem, o setor público tem que tomar as providências, no caso fazer a limpeza no menor tempo possível, porque chove e acumula água”, informou Baldez.

Devido ao período chuvoso, fator contribuinte para atenção redobrada nas ruas e domicílios, a recomendação para o poder público, além da limpeza urbana rápida, é a possibilidade de distribuição de lixeiras ao longo dos principais caminhos onde os blocos de carnaval ou festejos passam. Para as residências, o alerta destina-se ao cronograma de passagem dos lixeiros, pois em algumas localidades há redução no período de carnaval pela necessidade de maior efetivo nas limpezas urbanas. Pedindo assim, maior cuidado e organização na retirada do lixo das casas, para os dias que aconteçam o recolhimento.

Um recipiente com acúmulo de água pode virar um criadouro e desenvolver um foco de contaminação em até uma semana, quando o mosquito já depositou ovos e se desenvolveu com as larvas, sinal que existem mosquitos voando e há possibilidade de infecção de pessoas com a Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. É preciso evitar a formação de criadouros de qualquer jeito.

DENGUE

O vírus da dengue é transmitido por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes Aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Os principais sintomas da dengue são febre alta maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

ZIKA

O vírus Zika é transmitido por picadas de insetos, especialmente mosquitos. A doença pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. O transmissor (vetor) do Zika vírus é o mosquito Aedes Aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, épocas quentes e úmidas. Os sintomas mais comuns associados ao vírus Zika são “vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias, febre baixa, muitas vezes não sentida, conjuntivite (olho vermelho) sem secreção, mialgia e dor de cabeça, dor nas juntas.

CHIKUNGUNYA

O vírus Chikungunya é transmitido por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas também pode ser por carrapatos ou outros. O transmissor (vetor) do chikungunya é o mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas da chikungunya são febre, dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc), pele e olhos avermelhados, dores pelo corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Normalmente, os sintomas aparecem de dois a 12 dias da picada do mosquito, período conhecido como incubação. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Portal Ministério da Saúde)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta
L
Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Empresa retirou recurso que pedia suspensão da interdição
L
Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários
L
OMS enfrenta crise histórica de financiamento após saída dos EUA e propõe corte de 21% no orçamento

OMS enfrenta crise histórica de financiamento após saída dos EUA e propõe corte de 21% no orçamento

Queda de recursos se agravou com corte de contribuição dos EUA
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Estradas recuperadas: governador Marcos Rocha garante dignidade e acesso para comunidades de área rural de Candeias do Jamari

O governador Marcos Rocha destaca que, as melhorias visam proporcionar melhores condições de mobilidade para os moradores, facilitar o transporte escolar, o acesso a serviços essenciais e, sobretudo, fortalecer a economia da região.
L

Chevrolet Equinox Turbo 2025 revela equilíbrio em desempenho e estilo

SUV atualiza recursos tecnológicos e reforça a segurança das duas versões oferecidas no Brasil
L

Organizar para transformar: a missão da Ciência da Informação na Amazônia

No “Amazônia, Gente e Justiça”, professora Joliza Fernandes destaca o papel do conhecimento e anuncia novo mestrado na UNIR
L

Da dúvida à fé renovada: como a oração e o conhecimento transformaram a vida de Matheus Saraiva

Presbítero compartilha no Gospel News sua jornada de superação, fé e o impacto do livro A Estrada para Oração na vida cristã
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Páginas na internet, a serviço de grupos políticos, tentam criar narrativa mentirosa contra a parlamentar.
L
Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Texto amplia prazos para aplicação de R$ 15 bilhões em cultura
L

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L

Frente parlamentar: comissão defende a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A Margem Equatorial está localizada na Região Norte, entre os estados do Amapá e Pará. O plano petrolífero prevê um investimento da ordem de R$ 3 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

FRUSTRADO: Ação conjunta entre PM e Polícia Civil impede furto de combustível no Rio Madeira

Criminosos fugiram nadando e abandonaram embarcações após flagrante durante operação no Ramal Maravilha
12

Deficiente auditivo é preso após ameaçar matar a mãe idosa na zona leste de Porto Velho

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o homem ainda em surto.
16

ZONA LESTE: Ação rápida da PM flagra apenado furtando TV de clínica!

Policiais do Setor 14 agiram rápido e surpreenderam o suspeito em plena ação criminosa na zona Leste da capital.
10

Motociclista de 45 anos morre ao colidir contra muro na zona sul de Porto Velho

O motociclista Alfredo Felix de Oliveira Junior, de 45 anos, morreu em um grave acidente ocorrido na madrugada deste domingo (04), na Rua Joaquim da Rocha, no bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.
18

Homem acorda atrasado para o trabalho, ameaça a esposa e xinga policiais de “cheiradores de pó”

O suspeito passou a ameaçar a mulher e a quebrar objetos dentro de casa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ponte sobre o Rio Candeias terá tráfego parcialmente interrompido na BR-364

A ação visa corrigir desgastes identificados na superestrutura da ponte, garantindo melhores condições de segurança e trafegabilidade.
L

Tecfil centraliza operações para otimizar logística

Estrutura moderna amplia capacidade logística e fortalece eficiência operacional
L

FPT Industrial e Case IH lançam motor a etanol para tratores

Motor conceito N67 Etanol integra estratégia de descarbonização e eficiência no agronegócio latino-americano
L

Pioneer revela opções de som automotivo como presente para o Dia das Mães

Soluções de áudio para conforto e segurança no trânsito são destaque para tornar cada trajeto mais agradável
L

Animais de estimação em apartamentos exigem cuidados especiais

Mudança no estilo de vida urbano impõe desafios ao bem-estar de cães e gatos criados em espaços reduzidos
L

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Júlio César Cardoso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) elabora projeto para reduzir pena de golpistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
L

Câmaras municipais espelham a política nacional, por Pedro Cardoso da Costa

Nesse processo de busca por contatos diretos, surgem curiosidades sobre a política local e seus representantes que merecem atenção.
L

TRT-14 e parceiros realizam Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

O evento acontecerá tanto na capital Porto Velho, quanto no interior, com transmissão simultânea no YouTube
L

CREA-RO acompanha situação de ponte na BR-364 entre Candeias e Porto Velho

O presidente do CREA-RO, Eng. Edison Rigoli, entrou em contato com o superintendente do DNIT em Rondônia, Eng. André Santos, que garantiu que a situação está sob controle.
L

Imposto de Renda do produtor rural: acerte nas contas, evite prejuízos

Cleucione Alves explica como declarar com segurança e garantir os direitos no campo
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.