Nesta quarta-feira (27), nas escolas das redes públicas e particulares, é comemorado o Dia do Livro Didático. Há um consenso da importância do livro didático como ferramenta para a formação educacional dos estudantes e ajuda no desenvolvimento do conhecimento, em todas as etapas do processo educacional – a partir do ensino fundamental até os superiores.
Os professores, dentro do processo de ensino e aprendizagem, utilizam os livros como forma de atualização de conteúdos e aperfeiçoamento das ações pedagógicas que são desenvolvidas em sala de aula.
A valorização do livro didático tem início em 1929, quando o governo Federal criou o Instituto Nacional do Livro, com o objetivo de legislar na padronização dos livros que seriam adotados na rede pública de ensino. Mas foi em 1985 que foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que tem como a finalidade de fornecer gratuitamente os livros didáticos para as escolas públicas de todo o Brasil.
Em Rondônia, a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio do Núcleo do Livro Didático, integrante da Gerência da Educação Básica, orientou os professores da rede estadual de educação para comemorar a data, haja vista sua importância.
As servidoras do Núcleo do Livro Didático, Gildete Miranda Souza e Sandra Sara Antunes, afirmaram que a Seduc tem uma estrutura organizacional direcionada para o livro didático e, para tanto, há atendimento direcionado para os estabelecimentos da rede estadual de educação de Rondônia. “Quando o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) adquire um livro didático, o Núcleo do Livro Didático direciona a distribuição e adota providências necessárias para que os estudantes e professores possam recebe-lo”, disse Antunes.