A edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial da União trouxe a publicação de uma portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Estado de Rondônia. A atuação, que começa no dia 1º de junho e vai até 30 de novembro de 2025, visa dar apoio às forças de segurança locais no combate a crimes ambientais e outras práticas delituosas que ameaçam a ordem pública.
De acordo com a portaria, a Força Nacional irá reforçar a repressão e prevenção de incêndios criminosos que afetam diretamente o meio ambiente e comunidades do entorno. A medida integra as ações do Plano Amazônia: Segurança e Soberania – o Plano Amas, voltado ao fortalecimento da presença do Estado na região e à defesa dos recursos naturais da Amazônia Legal.
A operação será feita em caráter episódico e planejado, com apoio logístico fornecido pelo Estado de Rondônia. Caberá à Diretoria da Força Nacional, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, definir o efetivo a ser enviado e coordenar a logística e execução das ações no território rondoniense.
A presença da Força Nacional em Rondônia ocorre em meio a crescentes preocupações com o avanço de crimes ambientais, especialmente em áreas de fronteira com a Bolívia e de preservação.