A Academia Francesa, em Paris, vai homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação, destaca que a tributo ao presidente brasileiro partiu do secretário perpétuo da Academia Francesa, o escritor Amin Maalouf.

A honraria, que Lula receberá no início de junho, o colocará na história ao lado de Dom Pedro II, 153 anos depois, considerado o último imperador do Brasil. Isso porque o imperador foi o primeiro brasileiro a receber a condecoração da mais alta ordem que, desde a criação da instituição em 1635 pelo cardeal Richelieu, até hoje apenas 19 chefes de Estado foram agraciados com o título.

Na cerimônia, Lula será recebido como convidado de honra e debaterá acerca de um tema a ser escolhido pela organização. A Academia Francesa tem como patrono Emmanuel Macron, presidente da França. Segundo informações, a cerimônia será marcada por simbolismo, e Lula será recebido com honras militares no Boulevard des Invalides.
Ao lado de Macron, o presidente brasileiro irá ao Palácio do Eliseu, onde está prevista uma audiência fechada, além de um jantar de Estado. Além desse importante título, Lula será agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Paris VIII. Acredita-se que a cerimônia ocorra no dia 6 de junho. Com informações do texto do jornalista José Reinaldo, do 247.