Uma frente fria intensa deve avançar pelo Brasil na próxima semana, trazendo temperaturas negativas, possibilidade de neve em áreas do Sul e queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões, incluindo Rondônia.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema frontal deve alcançar o Rio Grande do Sul entre terça (27) e quarta-feira (28). A partir de quinta-feira (29), os termômetros poderão registrar mínimas entre -3°C e -5°C em estados do Sul, com condições propícias para formação de geada em amplas áreas.
O Inmet também aponta chance de neve, ainda que pontual, nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há previsão de queda de temperatura também no Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.
O encontro de massas de ar quente e frio poderá causar instabilidades e fenômenos severos, como chuvas intensas e redução brusca de temperatura nos estados do Sul, bem como em áreas do Centro-Oeste.
Rondônia, Acre e o sul/sudoeste do Amazonas também serão atingidos pela massa de ar frio. No Amazonas, o fenômeno será uma das friagens mais intensas registradas em 2025.