O Sebrae em Rondônia transbordou sua atuação durante o Inova Amazônia Summit 2025, realizado entre os dias 21 e 23 de maio, em Macapá (AP). Além da comitiva de 10 empreendedores da bioeconomia e representantes das Indicações Geográficas (IGs) do Cacau de Rondônia, Tambaqui do Vale do Jamari e Café Robusta Amazônico, a agenda institucional foi robusta e participação do estado assumiu o protagonismo nos debates.
O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, sentou-se à mesa junto com outros dirigentes de Sebrae do país e diversas autoridades e lideranças do setor produtivo. Em pauta, discussão de temas relacionados à sustentabilidade e à sociobioeconomia na região amazônica.
Durante o encontro, foi elaborada a Carta da Amazônia para o mundo, documento que propõe a união entre saberes ancestrais e conhecimento científico, além de investimentos em infraestrutura para transformar a cadeia produtiva com foco na sociobioeconomia.
A Carta da Amazônia para o mundo propõe a união entre conhecimentos ancestrais e científicos, além de investimentos em infraestrutura para transformar a cadeia produtiva com foco na sociobioeconomia. A exploração de petróleo na costa amapaense surge como uma possibilidade para gerar dividendos e financiar pesquisas aplicadas, com o objetivo de desenvolver novos produtos, melhorar a infraestrutura – tanto econômica quanto social – e avançar em áreas como logística, transporte, educação, saúde e qualidade de vida da população da região.
Para o dirigente rondoniense Carlos Eduardo Sakagami, diretor técnico do Sebrae Rondônia, a participação em discussões que impactem positivamente a pequena empresa, à luz da inovação, bioeconomia e dentro da pauta ESG, são relevantes: “O Sebrae se propõe a ser a grande interface que fará o pequeno empreendedor, especialmente da Amazônia, a ganhar escala, alcançar novos mercados ser competitivo e ter tecnologia e estratégia na sua operação”.
“Estamos fortalecendo um ecossistema que valoriza os ativos da floresta e impulsiona a economia local com base na sustentabilidade. Rondônia tem um papel estratégico nesse processo e o Sebrae tem atuado para ampliar as oportunidades para os empreendedores da bioeconomia”, destaca.
Promovido pelo Sebrae, o Inova Amazônia Summit é um dos principais eventos voltados à bioeconomia no país. A programação reuniu empreendedores, investidores e especialistas em inovação, sustentabilidade e sociobiodiversidade da Amazônia Legal, criando conexões estratégicas entre negócios e fundos de investimento comprometidos com o desenvolvimento regional sustentável.
Entre os mais de trinta participantes na agenda institucional, em paralelo à feira e evento, estavam: o governador do Amapá, Clécio Luís; o senador Randolfe Rodrigues; o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amapá, Josiel Alcolumbre; a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante; o consultor e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim; o consultor e ex-presidente do Sebrae nacional, Sérgio Moreira; o gerente de Relações Internacionais do Sebrae, Vinicius Lages; a pós-doutora em bioeconomia, Cláudia Chelala; e o pós-doutor em fármacos, José Carlos Tavares.