QUARTA-FEIRA, 21/05/2025

Senado aprova projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental e enfrenta críticas de especialistas e ambientalistas

Texto permite autolicenciamento para obras de médio porte

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado aprova projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental e enfrenta críticas de especialistas e ambientalistas
EBC

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), por votação simbólica, o projeto de lei (PL) que cria novo marco para o licenciamento ambiental no Brasil com a flexibilização de regras para empreendimentos com impactos sobre o meio ambiente.

O PL 2.159/2021 é tido como um retrocesso por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os especialistas que o criticam questionam a possibilidade de autolicenciamento por parte das empresas para obras de pequeno e médio portes, além da isenção de licença para determinadas atividades agropecuárias.

Por outro lado, a matéria é apoiada pela bancada ruralista e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os defensores do PL argumentam que as regras atuais são contraditórias e burocráticas, o que paralisa obras e empreendimentos em todo o país, prejudicando desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, sustentam que a matéria mantém a fiscalização ambiental.

O texto deve ser votado ainda na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e está na pauta do plenário do Senado nesta quarta-feira (21). Se aprovado, volta para nova análise da Câmara dos Deputados uma vez que o Senado alterou o texto original. Manifestaram-se contra o texto apenas os senadores do PT e a senadora Eliziane Gama (PDS-MA).

Eliziane argumentou que o texto apresentado no Senado é melhor do que o da Câmara, mas que ainda está “muito ruim”. Segundo a senadora, a lei é inconstitucional por liberar autolicenciamentos para obras de médio porte. Eliziane lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já derrubou leis estaduais com esse teor.

“[A barragem que se rompeu] em Brumadinho era de médio porte. Nós temos vários outros empreendimentos, não apenas em Minas Gerais, mas em outros estados, que são de médio porte. Se não considerarmos todo o processo de licenciamento ambiental como tem que ser, nós poderemos, em função do lucro e da competitividade, infelizmente, ceifar novas vidas”, afirmou a parlamentar.

O relator do PL na comissão, senador Confúcio Moura (MDB), disse que fez os ajustes possíveis para reduzir as divergências. Confúcio informou que o projeto, que tinha 80 pontos de discordâncias entre os senadores, ficou com apenas seis divergências ao final.

“Não ficou nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Ficou o que foi possível. Sobre Brumadinho ser médio porte. Nós temos agora as condicionantes que o Poder ambiental vai usar para decidir o porte de cada empreendimento, como localização e natureza do empreendimento. Isso fica a cargo do órgão licenciador”, justificou.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), criticou a transferência, para estados e municípios, do poder de definir o porte ou impacto ambiental das obras e empreendimentos no Brasil. Para ele, a mudança é “extremamente arriscada”.

“Nós estamos correndo risco de ter uma guerra ambiental. Quem facilitar mais o formato do licenciamento conseguirá atrair [o empreendimento]. Eu já fui governador, conheço a estrutura de prefeitura. Imagine, por exemplo, uma cidade pequena. A pressão de um grande empresário sobre o prefeito é muito grande. E eu acho que, às vezes, ele não tem estrutura para resistir a isso”, afirmou.

O líder do governo criticou ainda a decisão de desconsiderar órgãos técnicos no processo de licenciamento ambiental. “Desconsiderar órgãos técnicos, como a Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas], que podem ser ouvidos, mas não são obrigados a ser acompanhados, eu acho que é fragilizar demais esse processo porque são órgãos técnicos, não políticos”, disse.

A relatora do projeto na CAR, senadora Tereza Cristina (PP-MS), disse que o texto não é perfeito, mas que precisa ser aprovado para destravar obras e empreendimentos no Brasil.

“As regulações [atuais] confundem e paralisam os processos e, muitas vezes, sobrepõem competências entre a União, os estados e os municípios. Isso causa insegurança jurídica. O licenciamento precisa ser visto e analisado com calma, só que, às vezes, são demoras sem necessidade, que atravancam o desenvolvimento. É claro que o meio ambiente precisa ser preservado, mas a lei que estamos discutindo não revoga nenhuma punição por crime ambiental”, comentou.

Já o senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que o projeto seria um “presente para o presidente Lula” por destravar obras e criticou a legislação ambiental no país.

“É a solução de continuidade nas obras que não andam nesse país. Lá no meu estado, temos uma mina de potássio, de ureia e temos o fósforo, que fazem os fertilizantes E não querem que a gente aprove isso aqui porque o meio ambiente não permite que a gente trabalhe. Hoje, a gente vive hoje refém de uma política ambientalista que não interessa à nação brasileira”, afirmou Aziz.

Retrocesso

Organizações ambientais sustentam que o projeto representa o maior retrocesso em matéria de legislação ambiental dos últimos 40 anos, desde a Constituição de 1988.

A coordenadora do Observatório do Clima, Suely Araújo, reconhece os problemas do licenciamento, mas avalia que as mudanças propostas pelo Parlamento não resolvem problemas operacionais.

“Temos problemas? Temos. Os processos demoram e poderiam ser mais previsíveis. A gente pode discutir uma série de melhorias procedimentais. No lugar de garantir mais pessoal para realizar os licenciamentos, você começa a transformar o licenciamento em um apertar de botão. Essa é a distorção”, respondeu.

Já o Ministério do Meio Ambiente considera que o projeto viola princípios fundamentais da Constituição, que garante um meio ambiente equilibrado. O secretário executivo do ministério, João Paulo Capobianco, considera a matéria um grande retrocesso.

“O projeto viola, da forma como está, alguns princípios fundamentais que já foram trazidos pelo Supremo para resolver outras inúmeras questões ocorridas, principalmente, no governo anterior. O Supremo adotou o princípio do não retrocesso como um princípio basilar nas suas decisões e esse projeto de lei, evidentemente, traz um conjunto grande de retrocessos”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

11 reformas simples que valorizam seu imóvel

Pequenas reformas, bem planejadas, podem gerar um excelente retorno, tornando a casa ou apartamento mais atraente…
L

Open Day Enfermagem abre programação da Semana de Enfermagem em Porto Velho

Evento convida comunidade e estudantes para vivência prática na área da saúde e amplia o debate sobre o futuro da profissão.
L
AGU pede investigação da PF por discriminação racial contra ministra do TSE impedida de entrar em evento

AGU pede investigação da PF por discriminação racial contra ministra do TSE impedida de entrar em evento

Vera Lúcia Santana foi barrada em evento no qual faria palestra
L
Emissoras públicas pedem financiamento estável para fortalecer comunicação pública no Brasil

Emissoras públicas pedem financiamento estável para fortalecer comunicação pública no Brasil

Carta divulgada hoje será entregue a quatro ministérios do governo
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L

Agenda News: A Internet Maceta da Brasil Digital chega com tudo a Itapuã do Oeste!

Nova unidade da melhor Internet de Rondônia promete revolucionar a conectividade na região
L

In Foco PodCast | Entrevista Profª Úrsula Maloney

Nesta quarta-feira, dia 21, às 15h, o In Foco Podcast recebe Profª Úrsula Maloney, um verdadeiro ícone da educação em Rondônia.
L

Comcard: créditos devem ser gastos até 30 de junho a partir do novo prazo estipulado pela prefeitura

A mudança também traz a opção pelo cartão físico; para isso, é preciso ir até o ponto de atendimento, localizado no Tudo Aqui. Também nesse caso, é necessário realizar o cadastro pelo aplicativo e aguardar a aprovação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Contrato emergencial terá vigência de dois anos.
L
INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de reunião no Ministério dos Transportes sobre a ponte do Candeias do Jamari

A reunião foi convocada em caráter emergencial após o agravamento da situação estrutural da ponte, que comprometeu o tráfego na região.
L

Em Brasília, deputado Cássio Gois cobra retomada urgente das obras da ponte do Pirarara em Cacoal

Obra paralisada há mais de dois anos prejudica economia e mobilidade na região
L

Van da Saúde, fruto de emenda do vereador Márcio Pacele, já está em operação! Veja como agendar e quais os critérios

A van, que teve sua primeira viagem realizada nesta quarta-feira (21), fará o trajeto nas segundas, quartas e sextas-feiras, saindo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada distrito.
L
Sofia Andrade propõe recriação da Brigada Municipal de Incêndio em Porto Velho

Sofia Andrade propõe recriação da Brigada Municipal de Incêndio em Porto Velho

Sofia Andrade propõe recriação da Brigada Municipal de Incêndio Florestal para reforçar ações contra queimadas e desastres naturais em Porto Velho
L

Dra. Taissa articula e governo confirma retomada de obras em Rio Pardo para melhorar acesso e garantir dignidade à população

Demanda resulta em compromisso do DER com apoio do governador do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apartamentos em prédio são destruídos por incêndio em Porto Velho

Segundo o Corpo de Bombeiros, todo o imóvel na parte superior foi destruído, e um cachorro de estimação dos moradores morreu carbonizado.
12

Força Tática do 5° recebe denúncia de tiroteio e prende suspeito armado na zona leste

Assim que viu a viatura, ele tentou se livrar de uma pochete, jogando o objeto dentro de uma lixeira.
10

PRF e Receita Federal prendem passageiro de táxi transportando drogas

Na mochila do suspeito, os agentes encontraram 1 kg de maconha, além de porções de cocaína e crack.
12
Polícia Civil usa técnica forense para identificar corpo em decomposição em Porto Velho

Polícia Civil usa técnica forense para identificar corpo em decomposição em Porto Velho

Segundo o IICC, o procedimento foi conduzido por datiloscopistas experientes, cujo trabalho técnico foi essencial para garantir a identificação em condições extremamente difíceis.
14
Polícia Civil prende últimos suspeitos de homicídio durante 2ª Fase da Operação Thánatos

Polícia Civil prende últimos suspeitos de homicídio durante 2ª Fase da Operação Thánatos

Com a prisão do casal, a fase de capturas dos envolvidos no homicídio é encerrada.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia anuncia agenda oficial da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Inauguração do estande será na segunda-feira, 26; sessão itinerante ocorre na quinta, 29.
L
Nova resolução do CFM amplia acesso à cirurgia bariátrica para pacientes com IMC acima de 30 e adolescentes em casos graves

Nova resolução do CFM amplia acesso à cirurgia bariátrica para pacientes com IMC acima de 30 e adolescentes em casos graves

Especialista adverte que cirurgia é tratamento e não cura da obesidade
L
Projeto Good Life leva aulas de zumba gratuitas para zonas Sul e Leste de Porto Velho

Projeto Good Life leva aulas de zumba gratuitas para zonas Sul e Leste de Porto Velho

Iniciativa vai chegar a 11 anos e atende cerca de 300 pessoas de todas as idades e gêneros.
L
Trump confronta presidente da África do Sul na Casa Branca com vídeos sobre suposto genocídio de brancos

Trump confronta presidente da África do Sul na Casa Branca com vídeos sobre suposto genocídio de brancos

O tom da conversa mudou quando o presidente norte-americano solicitou que fossem mostradas imagens que apontariam para um suposto “genocídio branco” na África do Sul, incluindo cenas de túmulos atribuídos a vítimas desses crimes.
L

Marta é eleita a melhor jogadora de futebol da história e posta foto para comemorar

Em segundo lugar, a espanhola Aitana Bonmatí foi eleita atual melhor do mundo na última temporada, aparece na décima posição.
L
Prefeitura de Jaru realiza remoção de pedras e rebaixamento de morro na Rua Francisco Pantoja; serviço faz parte do processo de pavimentação da via

Prefeitura de Jaru realiza remoção de pedras e rebaixamento de morro na Rua Francisco Pantoja; serviço faz parte do processo de pavimentação da via

Já no trecho entre a Anita Garibaldi e Santos Dumont, antes da terraplanagem, as equipes realizam a remoção de pedras e rebaixamento de morro.
L

Vereador Pedro Geovar realiza fiscalização na UPA Sul e dialoga com pacientes e servidores

Vereador Pedro Geovar realiza visita de fiscalização na UPA Sul para avaliar atendimento e infraestrutura de saúde em Porto Velho.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.