FRASE DO DIA:
“A toga hoje mais parece a capa do Darth Vader. Assemelha-se a um símbolo da força, e não mais a um símbolo da justiça.” – Eugênio Bucci, jornalista.
1-Cesare Battisti
O fugitivo Cesare Battisti, tido como perseguido político no Brasil, foi preso na Bolívia. É o fim de um vergonhoso capítulo da aparelhada política brasileira.
Via Twitter o juiz Marcelo Bretas disse: “Não comento as decisões tomadas pelos Tribunais sobre este caso de Brasil e Itália, mas a lição genérica que fica é: não há local ou autoridade momentânea que sirva para a proteção de criminosos. O Poder Público sempre será maior e mais longevo que a força paralela de ORCRIMs.” Vixi… Tomále raça ruin!!!
Serão 310 de 513 deputados a base do governo. Com espectro de direita, bancadas – só a do boi tem 200 nomes – e partidos de vários matizes entre eles o ex-nanico PSL, com 52 nomes. É uma base que dá para eleger a Mesa e apoiar reformas, apesar do Senado onde o governo não tem maioria, mas ainda assim é preciso negociar. O líder é o negociador e voz do plenário na montagem da pauta e orientação de votos. Assim roda o sistema que tanto pode manter o presidencialismo de coalizão como sucumbir ao voluntarismo autoritário. Como já vivemos os dois “é preciso estar atento e forte”, mas é imprescindível temer a morte ou o que é pior: a volta. É ali no fio da navalha.
3-Sistema “S” na mira
Em um relatório que aguarda o pronunciamento do Sistema “S”, o TCU apontou novas inconsistências em suas contas e informações financeiras, e a falta de transparência na aplicação de recursos sob a tutela do “S”. Boa parte das demonstrações contábeis, não é auditada interna ou externamente e até 90% dos contratos com fornecedores não passam por licitação.
Carlos Alexandre do Ministério da Economia afirma que a caixa-preta vai ser aberta. Ai meu Jesus… Será que debaixo desse angu tem carne?
4-Experts internacionais
O fim de semana marcou o alumiar de duas “luas pretas” na cena internacional. Gleisi Hoffman mostrou ao Itamaraty o modo de fazer política de boa vizinhança prestigiando a posse do execrado Maduro em Caracas. Ontem um outro “lua preta” partilhou sua escuridão com a “red blonde”.
Juliano Medeiros (como assim não conhece?) afirmou pelo Twitter sua fé na inocência de Cesare Battisti pois leu muito sobre seu processo. O mundo todo se iluminou com estes brasileiros “da pá virada”. Óxente!
5-Convergindo
Como diz Zé de Nana “quem puxa o martelo é o prego”. Primeiro foi Wellington Dias do Piaui fazendo uma ponte via Maia com o governo federal. Depois Camilo Santana do Ceará numa ponte com Moro para receber a mão do governo e segurar a violência.
Hoje Rui Costa da Bahia falou: “Quem porta fuzil e explode bombas quer matar. Não podemos tratar de forma trivial”. Os três mandatários petistas às voltas com demandas regionais mudam a visão quando o bicho pega e todo dia tem “mesa da amargura”.
leoladeia@hotmail.com