No Norte, as chuvas prevalecem nos estados do Amazonas (precisamente no norte do estado), Roraima, Amapá e no norte do Pará. Esses locais receberão as maiores precipitações da semana e dos próximos dez dias. Na região de Rondônia, chamamos a atenção para as escassas precipitações. As chuvas até aparecem em alguns municípios, mas deverão ficar mais localizadas no entorno de Porto Velho, que deverá apresentar os maiores indicadores.
São chuvas entre 10 e 25 milímetros, ou seja, uma média baixa em relação à temporada de inverno rigoroso. Porém, isso já vinha sendo alertado desde o ano passado, quando a previsão comunicava que a chegada de maio traria a redução das chuvas, ocasionada pelo inverno amazônico que começou em dezembro de 2024.
Nas áreas entre o sudoeste, sul e sudeste, as chuvas representam entre 0,25 e 0,50 milímetros, precipitações muito inferiores à média. Esse indicativo pode ser traduzido como um aviso para a chegada do período mais rigoroso do ano nesta parte do país: o temível verão amazônico.