QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

L

Saúde

Ato com mil pares de sapatos em Brasília cobra políticas públicas para portadores da Encefalomielite Miálgica

Doença crônica causa fadiga extrema e afeta 1,5 milhão de brasileiros

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ato com mil pares de sapatos em Brasília cobra políticas públicas para portadores da Encefalomielite Miálgica
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Cerca de 950 pares de sapatos usados foram colocados no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Ministério da Saúde, em Brasília, na manhã desta terça-feira (13) no ato público que marca o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Encefalomielite Miálgica (EM), conhecida como Síndrome da Fadiga Crônica (EM/SFC), em 12 de maio e, também, o mês dedicado à doença neurológica.

Os calçados representam mais de 1,5 milhão de brasileiros que vivem com a encefalomielite miálgica, uma condição debilitante, sem causa determinada, caracterizada por fadiga extrema persistente, que não melhora com o repouso e pode piorar com a atividade física ou mental.

Além de tentar dar visibilidade aos portadores de encefalomielite miálgica, a mobilização teve o objetivo de ver avançar na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2812/2021, que institui a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com a Síndrome da Fadiga Crônica. A autora da matéria, deputada Erika Kokay (PT/DF), aguarda parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

A parlamentar ressalta a necessidade de tirar essas pessoas da invisibilidade de uma doença pouco falada, pouco estudada, e que não tem protocolo oficial de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Muitas vezes, a dor dessas pessoas não pode ser dita, não é considerada, e elas enfrentam uma profunda solidão, inclusive, pela ausência de políticas públicas. É preciso ter protocolos, centros de referência, capacitação para o diagnóstico o mais rápido possível. É preciso ter toda a estrutura de tratamento. É preciso uma política nacional”, defende Erika Kokay.

À frente do ato desta terça-feira, a psicóloga Ivana Andrade, de 35 anos de idade, há 20 anos vivendo com a encefalomielite miálgica, busca apoio aos portadores da doença. A ativista relata que frequentemente os pacientes são rotulados por familiares, amigos e até por profissionais de saúde que desconhecem a condição que afeta múltiplos sistemas do corpo.

“Eles acham que é preguiça, manha ou que é coisa da nossa cabeça [psiquiátrica]”, disse.

Ivana Andrade que, atualmente, faz mestrado na área de ciências da saúde na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o objetivo de fazer um estudo epidemiológico da doença no Brasil, defende a formação de profissionais da saúde nas faculdades de medicina e pesquisas na área.

“Não adianta a gente ter esse protocolo de diretrizes e tratamento, se dentro das universidades não se fala em encefalomielite miálgica. Precisamos de uma união dos ministérios da Educação, da Saúde e da Ciência e Tecnologia [e Inovação] para investir em pesquisa, formação de profissionais de saúde e estruturação de um protocolo de diretrizes e tratamento”, argumenta.

Por trás dos sapatos

A maior parte dos quase 1 mil pares de sapatos trazem a identificação e até fotografias de quem os usava antes da encefalomielite miálgica. Em outras tantas botinas, sandálias e tênis há relatos de como a vida se transformou depois da doença, e o que essas pessoas estão impedidas de fazer devido ao cansaço acentuado.

O servidor público Daniel Cardim Gama, de 40 anos de idade, esteve presente ao ato para contar a experiência de viver com a encefalomielite miálgica após uma infecção por dengue, há 1 ano.

Passada a fase de recuperação da arbovirose, as dores articulares começaram e foram acompanhadas de fraqueza intensa que, segundo Daniel, o obriga a ficar deitado em recuperação, de forma constante.

Ele considera o manifesto no centro de Brasília importante porque permite que mais pessoas com essa doença tenham acesso à informação.

“Para mim, o principal diferencial em relação à encefalomielite miálgica é a informação. Se a pessoa que tem informação desde o começo sobre como ela deve lidar com a doença, como respeitar seu corpo, que tratamentos deve fazer, que tipo de atividade deve procurar, isso ajudará o paciente a conviver em sociedade. O paciente que não tem informação no começo, terá muitas chances de ficar acamado e perder essa convivência social”, disse.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Encefalomielite Miálgica e Síndrome de Fadiga Crônica (Abemdis), Priscila Falcão, de 47 anos de idade, viajou de Salvador até a capital federal para participar da manifestação.

A professora de língua inglesa aposentada se recorda que começou a perceber que havia algo diferente com o corpo dela em 2017, porém, o diagnóstico somente foi fechado para a síndrome em 2021. Ela denuncia ter ouvido opiniões preconceituosas de profissionais de saúde que não acreditaram nos relatos da paciente.

Priscila Falcão ainda discorda da prescrição médica de atividade física para tratamento das condições de saúde de quem tem a encefalomielite miálgica. Ela explica que o gasto de energia pode ser um fator desencadeante ou intensificador dos sintomas, após as atividades.

Na contramão, ela defende o planejamento clínico de esforços para lidar melhor com a fadiga extrema e outros sintomas da doença.

“Ao contrário de ter uma melhora com a atividade física, como outras pessoas e eu mesma gostaria, a gente piora. Então, o manejo da energia é importante”.

Rede de apoio

A mãe da professora aposentada Priscila Falcão, a dona de casa Graça Noronha Falcão, viajou a Brasília em apoio à filha. Graça disse que é responsável até por dar banho na filha, nos momentos mais agudos da doença. E lamentou ver a filha nesta situação.

“É muito difícil para as pessoas que convivem com essa doença extremamente debilitante”.

Em frente ao Congresso Nacional, foi colocado um banner com fotos de Ruben Ceratti, de 38 anos de idade, antes e depois da encefalomielite miálgica. O jovem convive com a doença há 9 anos e perdeu força na musculatura da mastigação, e por isso é alimentado por sonda. Como não teve condições físicas de se deslocar ao gramado, Ruben foi representado pelo pai, Claudio Ceratti.

O aposentado acredita que os sinais da doença foram agravados por diagnóstico e opção de tratamento equivocados.

“Foi demorado, doloroso, com muito sofrimento e, totalmente, ineficaz”, avaliou o contexto.

Com a maior exposição e discussão sobre a doença depois da pandemia da covid-19, Claudio Ceratti acredita que haverá mais verbas e pesquisas sobre o tema, o que acende as esperanças de melhoria da condição do filho.

“Em algum momento, em função de pesquisa, de alguma descoberta, vai surgir algo que possa, não digo, retorná-lo ao que ele era originalmente, mas, que lhe dê uma condição de vida com mais qualidade”, estimou o pai.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto Olhar de Amor realiza 50 atendimentos diários e agenda cirurgias de catarata para junho

Projeto Olhar de Amor realiza 50 atendimentos diários e agenda cirurgias de catarata para junho

Lançada nesta segunda-feira, ação da deputada federal Sílvia Cristina, junto com a Fundação Pio XII, visa reduzir a espera pelas cirurgias
L
Secretarias se unem para levar palestras e diálogo às escolas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

Secretarias se unem para levar palestras e diálogo às escolas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

A coordenadora da Saúde do Adolescente, Talita Sá, ressalta a proposta do projeto, que visa levar informação e promover o diálogo como ferramenta de enfrentamento a possíveis situações de violência.
L

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre importância da prevenção contra gripe

O primeiro acesso da população aos serviços de saúde deve ser nas Unidades de Saúde da Família.
L

Assistência Médica Intensiva celebra 12 anos de dedicação à humanização e aos cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva (AMI) completa 12 anos como referência em cuidados intensivos em Rondônia.
L

Maternidade Mãe Esperança restabelece serviço de anestesiologia com foco em atendimento humanizado

Acordo garante que empresa dará seguimento ao atendimento especializado até contratação de nova responsável
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

A ideia era desburocratizar o processo e dar ao pequeno industrial um fôlego competitivo no cenário internacional.
L

Rondônia tem uma das menores populações quilombolas rurais do Brasil

O levantamento faz parte de um suplemento inédito do Censo Demográfico 2022, que pela primeira vez investigou de forma detalhada o perfil territorial dos quilombolas brasileiros.
L

Governo aprova novo zoneamento climático para cultivo do abacaxi em Rondônia

A medida representa um reforço importante para os produtores rondonienses que já apostam na fruta como fonte de renda.
L

Agenda News | Dra. Carla Castelli, Dermatologista

Nesta terça-feira, dia 13, às 17h, o Agenda News recebe a Dra. Carla Castelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para falar sobre o CoolFase – um avanço tecnológico direto da Coreia que promete revolucionar os cuidados com a pele. O método melhora a flacidez e redefine o contorno facial com conforto, segurança e sem tempo de recuperação.
L

Giro News | Entrevista Adélio Barofaldi – Presidente da APRON

Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, o Giro News recebe Adélio Barofaldi, presidente da APRON – Associação dos Pecuaristas de Rondônia. Na entrevista, ele contará como surgiu a associação, sua missão na defesa do direito de propriedade e os esforços para fortalecer a pecuária no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus apresenta iniciativas para valorizar a pesca artesanal

Deputada solicitou políticas públicas, estrutura técnica e respeito às comunidades tradicionais.
L
Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

O Sitmar lamenta que, após meses de diálogo aberto e propostas apresentadas para viabilizar a recomposição salarial de forma responsável, a gestão municipal tenha rompido com a palavra dada aos servidores.
L

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros por casal em moto na zona leste

A PM foi acionada.
18

Mulher é presa após bater em vários carros e quebrar viatura da PM no centro

Em seguida, agrediu um dos motoristas que tirava fotos da placa.
12

Homem é atacado a tiros por criminoso em moto no Cai N’Água

De acordo com testemunhas, um indivíduo em uma moto se aproximou e fez vários disparos em direção à vítima, fugindo em seguida.
16

Motociclista em fuga sofre grave acidente na zona leste

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz em estado grave ao hospital.
14

Bandidos rendem mãe e filha de 7 anos na rua Rio Grande do Sul

Polícia busca casal criminoso que agiu em plena luz do dia e pede ajuda da população
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casal em moto passa direto em curva e sofre grave acidente na zona leste

De acordo com testemunhas, o casal transitava em uma moto de alta cilindrada quando o piloto perdeu o controle do veículo, passou direto na curva e acabou batendo em um entulho.
16

“Rob Gol” é encontrado morto em residência na zona sul

Equipes da PM isolaram o local até a chegada da perícia.
18

Requerimento de Alteração de Titularidade (Razão Social): LIMA & TEIXEIRA LTDA

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1801/01082/2011
L
Ancelotti se despede do Real Madrid e diz estar pronto para assumir a seleção brasileira após o fim da temporada

Ancelotti se despede do Real Madrid e diz estar pronto para assumir a seleção brasileira após o fim da temporada

Técnico italiano diz se orgulhar de anos inesquecíveis no Real Madrid
L
ABDI e Abiplast lançam selos para rastrear uso de plástico reciclado na indústria brasileira

ABDI e Abiplast lançam selos para rastrear uso de plástico reciclado na indústria brasileira

Empresas interessadas podem solicitar os selos a partir desta terça
L
PGR pede ao STF condenação dos acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

PGR pede ao STF condenação dos acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Pedido é parte das alegações finais, última etapa antes do julgamento
L
Audiência pública sobre a LDO 2026 será realizada em 23 de maio

Audiência pública sobre a LDO 2026 será realizada em 23 de maio

A audiência tem como objetivo assegurar a transparência e garantir a participação popular, acontecerá de forma presencial no dia 23 de maio às 15h na Câmara de Vereadores.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.