SÁBADO, 03/05/2025

COP30 em Belém destaca contrastes entre investimentos urbanos e desafios de saneamento em áreas insulares como a Ilha do Combu

Moradores de ilhas dizem que acesso á agua e esgoto é desafio

Por Fabíola Sinimbú - Enviada especial* - 20

Publicado em 

COP30 em Belém destaca contrastes entre investimentos urbanos e desafios de saneamento em áreas insulares como a Ilha do Combu
Márcio Ferreira/Ag. Pará

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, na cidade de Belém, reunirá líderes mundiais com o objetivo de pensar e agir pelo futuro dos territórios urbanos e florestais do planeta diante dos desafios impostos pelo aquecimento global. Pela primeira vez, o principal palco das negociações mundiais sobre o tema será na Amazônia, um dos biomas mais estratégicos para esse debate, tanto pela riqueza de recursos naturais quando pela vulnerabilidade.

Distante apenas 1,5 quilômetro do centro histórico de Belém, a Ilha do Combu é parte integrante da área insular da cidade, que representa 65% do território da capital, com 39 ilhas catalogadas pela Companhia de Desenvolvimento de Belém. Para acessar o local a partir da área continental, é necessário cruzar o Rio Guamá, em uma travessia que dura em média 15 minutos.

Esse caminho é percorrido com frequência pelo comerciante Rosivaldo de Oliveira Quaresma, 49 anos, em busca de água mineral. Morador nascido e criado na ilha e proprietário de um restaurante, o comerciante diz que os maiores desafios de quem vive nesse lado da cidade são água potável e esgoto.

“Alguns turistas acham que a gente usa água do rio para fazer suco, para bater açaí. Aí a gente fala que a nossa água é desses tambores de 20 litros, e que é caro para a gente, mas não tem outra opção. Então, o consumo geralmente é água mineral”, explica.

De acordo com o comerciante, a água do Rio Guamá é utilizada apenas nos banheiros e para lavagem de roupa e de louça, após ser bombeada para uma pequena caixa d´água e passar por um tratamento caseiro. “O certo era mesmo fazer o puxado da água do rio, fazer um tratamento mais forte e botar numa caixa para 20 famílias. Lá na outra comunidade, botar para mais 20. Mas o problema é o valor que é caro para um ribeirinho fazer.”

Diferentemente da área continental da cidade, que na sua maioria é abastecida pela rede de distribuição ligada aos mananciais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém, como os lagos Água Preta e Bolonha, grande parte da região insular depende de sistemas de distribuição independentes. A criação de infraestrutura também depende de um planejamento ambiental.

As ilhas não foram incluídas nas obras para a COP30, mas os comitês brasileiros co-organizadores apontam a realização de 30 obras na parte continental da cidade, entre as quais o serviço de macrodrenagem de 13 canais.

A Ilha do Combu é uma área de proteção ambiental (APA) criada há 28 anos pela Lei Estadual 6.083/1997 e gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). Em março, a instituição publicou uma nota informando que o plano de manejo para orientar o uso sustentável dos recursos naturais da ilha e definir o ordenamento territorial só começou a ser elaborado no último ano e está prestes a ser concluído, no entanto, não foi informado quando o documento estará disponível.

Saneamento

O mesmo problema ocorre com o sistema de saneamento. A maior parte das 596 famílias que vivem na ilha possui fossa séptica, mas, com o turismo crescente no local, as estruturas existentes acabam não sendo adequadas para atender também os visitantes. “A gente não joga o esgoto no rio ou na mata. Mas, quando enche, a gente tem que tirar e jogar na mata, sempre. E a gente não tem um apoio até o momento para resolver isso”, explica.

As exceções são casos como o da professora aposentada Ana Maria de Souza, 61 anos, que, antes mesmo de empreender na ilha, decidiu adequar a própria moradia para hospedar turistas e oferecer refeições caseiras. Junto com a ampliação do local, a moradora da ilha decidiu construir uma fossa ecológica.

O modelo levado à região por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) faz uso de tanques de evapotranspiração de baixo custo por usar entulhos e pneus como matéria-prima. Também usa plantas da região amazônica, como bananeiras e helicônias, que possuem alto potencial de evapotranspiração (soma da evaporação da água pela superfície de solo mais a transpiração de plantas).

De forma prática, os dejetos percorrem diferentes materiais colonizados por bactérias que promovem uma digestão do esgoto sem a necessidade de oxigênio e, ao final, as plantas absorvem os líquidos devolvendo a água limpa à atmosfera pela evapotranspiração. “Eu posso dizer que eu estou muito feliz, porque eu também tenho a fossa ecológica na minha casa”, comemora.

De acordo com a presidente do comitê da COP30 no estado do Pará, Hana Ghassan, as obras estão dentro do cronograma e, até novembro, estarão concluídas. Até o momento, dois rios já foram canalizados. Os serviços incluem, além de canalização de rios, instalação de água esgoto e drenagem, além da pavimentação asfáltica nas ruas no entorno.

O técnico em eletrônica Glaybson Ribeiro, 46 anos, vive há 25 anos em uma casa às margens do canal da Rua Timbó, um dos dois locais onde as obras já foram concluídas. Ele considera que o investimento no saneamento da região trouxe uma mudança significativa.

“Antes era um sofrimento para a gente. Era uma chuva atrás da outra e todo tempo as casas ficavam cheias de água, e a gente colocava tijolo, madeira para levantar a geladeira, o fogão. A gente saia para trabalhar e tinha que deixar tudo suspenso”, lembra Ribeiro.

O vendedor de peixe Raimundo da Costa Nunes, 63 anos, mora há 40 anos na região e diz que precisou ao longo dos anos subir a estrutura da casa três vezes para não ser afetado pelas águas. Agora não precisa mais se preocupar com o problema. “Tem morador que fica xingando e perguntando “cadê as árvores?’ Melhor quente, sem a sombra, que cheio de água”, diz.

De acordo com Hana, a nova infraestrutura de saneamento já estava prevista na ação do governo estadual, por isso foi uma das primeiras a ficarem prontas. Com a conclusão das demais, o impacto positivo alcançará cerca de 900 mil pessoas, afirma a presidente do comitê.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com o Ideflor-bio em busca de mais informações sobre o Plano de Manejo da Ilha do Combu, mas até a publicação da matéria não houve resposta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente da FIERO participa de compromissos em Nova York com foco na sustentabilidade e no avanço da Amazônia

Presidente da FIERO participa de compromissos em Nova York com foco na sustentabilidade e no avanço da Amazônia

Durante o evento, o presidente da FIERO integrou o painel “Desenvolvimento e natureza podem coexistir?”, ao lado da liderança indígena Taily Terena
L

Ações sociais e ambientais são realizadas pela Prefeitura de Porto Velho em União Bandeirantes

Ações reforçam o papel ativo na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento social
L

Projeto ‘Juventude Sustentável’ é lançado pela Prefeitura de Porto Velho com alunos da rede pública estadual

Ação no Parque da Cidade envolveu plantio de mudas e conscientização ambiental com participação de 55 alunos da Escola Estadual Flora Calheiros
L
Parlamentares de Porto Velho fazem visita técnica ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Vereadores de Porto Velho fazem visita ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Visita reforça o compromisso do Ecoparque com a sustentabilidade, transparência e a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos
L

Município amplia cooperação para prevenir incêndios florestais e preservar o meio ambiente em Porto Velho

Encontro reforça a importância da união entre poder público, especialistas e entidades da área ambiental
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BFGoodrich All-Terrain T/A KO3 chega ao Brasil com avanços inéditos

Durabilidade comprovada e segurança reforçada para qualquer tipo de estrada
L

Rondônia: chuvas irregulares marcam a passagem do final de semana

Os detalhes destes dias apontam para o dia 4, em que as precipitações alcançarão níveis muito abaixo da média, situando-se entre 30% e 35%.
L

Frente parlamentar: comissão defende a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A Margem Equatorial está localizada na Região Norte, entre os estados do Amapá e Pará. O plano petrolífero prevê um investimento da ordem de R$ 3 bilhões.
L

Amazônia, Gente e Justiça| Entrevista Joliza Chagas Fernandes Marinho

Nesta sexta-feira, dia 02, às 18h, vamos receber no programa a professora e pesquisadora Joliza Chagas Fernandes Marinho para uma conversa inspiradora sobre o tema.
L
Ser gamer no Brasil virou um hobby caro: Xbox e Nintendo elevam o preço de consoles e jogos

Ser gamer no Brasil virou um hobby caro: Xbox e Nintendo elevam o preço de consoles e jogos

No Brasil, onde a carga tributária sobre eletrônicos é alta e o poder de compra de grande parte da população é limitado, esses aumentos tornam o acesso aos videogames ainda mais difícil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
Publicidade

POLÍTICA

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L

Depois de naufrágio de Barco Hospital, deputada Cláudia de Jesus cobra resposta imediata da Sesau

Estrutura era o único meio de acesso à saúde para populações ribeirinhas e indígenas.
L

No Dia do Trabalhador, deputada Cláudia de Jesus reforça compromisso com os direitos da população de Rondônia

A parlamentar atua em diversas frentes para assegurar respeito à legislação trabalhista e à proteção do cidadão.
L
Deputada Cristiane Lopes recebe medalha de mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe medalha de mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

O evento reafirmou a importância da parceria entre os poderes públicos, as forças de segurança e a imprensa para a construção de uma sociedade mais segura, informada e unida.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Gol faz retorno e derruba motociclista na Nações Unidas

Motorista de Gol faz retorno e derruba motociclista na Nações Unidas

A vítima teve escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros para uma unidade médica.
14
Homem faz armadilha para evitar furtos e mata enteado eletrocutado em Porto Velho

Homem faz armadilha para evitar furtos e mata enteado eletrocutado em Porto Velho

O padrasto de 49 anos foi preso pelo crime de homicídio culposo.
18

Polícia Militar realiza com sucesso a primeira edição da Pedalada pela Paz nas escolas de Porto Velho

Participaram alunos das escolas estaduais Ulysses Guimarães, Maria Carmosina e Flora Calheiros, acompanhados por policiais e equipes de apoio.
L

Motoboy é derrubado e sofre lesão no bairro Triângulo

Populares prestaram apoio ao motoboy ferido até a chegada do Samu, que o socorreu com suspeita de fratura na perna até a UPA Sul.
14
Pai e filha são alvos de tiroteio na zona sul

Homem invade casa e tenta matar ex-mulher e o pai dela a tiros na zona Sul

De acordo com informações apuradas pelo site, o autor dos disparos seria um comerciante, ex-marido da jovem de 20 anos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AJEB/RO: Anteprojeto de fomento à produção literária é apresentada à Câmara Municipal de Porto Velho

AJEB/RO: Anteprojeto de fomento à produção literária é apresentada à Câmara Municipal de Porto Velho

A proposta estabelece que 0,5% do orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação seja destinado à compra de livros de escritores da região, tanto em versão física quanto digital.
L
OMS emite alerta para surto de antraz na República Democrática do Congo com casos e morte confirmada

OMS emite alerta para surto de antraz na República Democrática do Congo com casos e morte confirmada

Casos estão concentrados no Lago Eduardo, na fronteira com Uganda
L
STF rejeita alegação de imunidade de Sóstenes Cavalcante e cobra explicações sobre ameaça relacionada a emendas parlamentares

STF rejeita alegação de imunidade de Sóstenes Cavalcante e cobra explicações sobre ameaça relacionada a emendas parlamentares

Líder do PL ameaçou não cumprir acordo se anistia não fosse a Plenário
L
Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Ucrânia votará em 8 de maio acordo com EUA sobre minerais e defesa aérea

Ucrânia votará em 8 de maio acordo com EUA sobre minerais e defesa aérea

Votação foi marcada para o dia 8 de maio
L
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta
L

TE Connectivity redefine exigências técnicas na Stock Car 2025

Nova temporada da competição introduz SUVs e reforça avanços tecnológicos
L

ZF apresenta soluções para aumentar eficiência agrícola e reduzir danos ao solo

Novidades na Agrishow 2025 ampliam produtividade, economizam combustível e reduzem impacto ambiental nas operações agrícolas
L

Paraíba: Um destino de encanto e diversidade

Com uma diversidade de cenários, de cidades históricas a praias deslumbrantes, o estado é um convite para explorar suas diversas facetas.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.