Dando continuidade à realização do cinema itinerante “Cinema na Beira do Rio Madeira”, a Comissão Organizadora, sob direção executiva da produtora cultural Eva da Silva Alves, tornou pública a lista com as cinco (5) produções audiovisuais selecionadas para os quatro (4) dias de exibição pública. São elas:
● Na categoria de Curta-metragem: Planeta Fome, dirigido por Édier William Medeiros da Silva, e Pistolino: No Coração da Floresta, dirigido por Jair Pistolino;
● Na categoria de Média-metragem: Águas Que Me Tocam, dirigido por Juraci Júnior, e Festival Cultural de Nazaré – Um Guardião da Cultura Ribeirinha, dirigido por Tullio Nunes;
● Na categoria de Longa-metragem: Como Matar um Rio, dirigido por Chicão Santos.
Agora, a Comissão Organizadora divulga as datas de realização dos quatros dias de exibição.
● 1º dia: Comunidade de Cujubim Grande – dia 01 de maio (quinta-feira), na EEEFM Raimundo Nonato Veira da Silva;
● 2º dia: Comunidade de Aliança – dia 02 de maio (sexta-feira), EMEF Maria Angélica;
● 3º dia: Comunidade de São Carlos – dia 03 de maio (sábado), na EMEF Henrique Dias;
● 4º dia: Comunidade de Cavalcante – dia 04 de maio (domingo), no espaço comunitário.
A Comissão Organizadora reitera o seu compromisso com a acessibilidade, empenhando-se para viabilizar o acesso e desfrute das produções audiovisuais produzidas no Estado por parte das pessoas com deficiência. Estipulou-se como critério de participação no Cinema na Beira do Rio Madeira a presença de algum tipo de acessibilidade nas produções inscritas (tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição ou legenda em português).
O Cinema na Beira do Madeira é fomentado com recursos da Lei Complementar n. 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Chamamento Público n. 001/2023/FUNCULTURAL – Prefeitura de Porto Velho-RO, Ministério da Cultura, Governo Federal, categoria Audiovisual – apoio a salas de cinema, itinerante, rua.