Na manhã de segunda-feira (28), foi deflagrada em Vilhena (RO) a Operação Audere Capitis, ação integrada entre as polícias Civil e Militar no âmbito da Operação Maximus II. O objetivo foi desarticular facções responsáveis por uma série de homicídios recentes na região.
A operação mobilizou mais de 120 agentes das forças de segurança, incluindo equipes especializadas de Porto Velho, Cacoal, Rolim de Moura, Jaru, Colorado do Oeste, Cerejeiras e Alta Floresta. Foram utilizados cães farejadores e um helicóptero da SESDEC para apoio nas buscas.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho. A operação resultou na apreensão de nove armas de fogo — incluindo fuzil, pistolas, revólveres e espingardas —, 476 munições de diversos calibres, cerca de 2 kg de drogas (maconha e cocaína), dois coletes balísticos e R$ 77.069,00 em dinheiro e cheques.
Durante a ação, dois suspeitos identificados apenas como M.S. e J.L. reagiram à abordagem e foram baleados. Ambos morreram após serem socorridos. M.S. possuía mandado de prisão por cinco homicídios em Cabixi e estava armado com um fuzil no momento do confronto.
Sete pessoas foram detidas e seguem à disposição da Justiça. As autoridades estaduais reafirmaram o compromisso de enfrentar o crime organizado e garantir segurança à população de Rondônia.