TERÇA-FEIRA, 29/04/2025

Brasil defende atuação diplomática do Brics para resolução de conflitos e reforça apoio ao multilateralismo

“Sofrimento humano jamais deve ser instrumentalizado”, diz chanceler

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil defende atuação diplomática do Brics para resolução de conflitos e reforça apoio ao multilateralismo
Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cobrou a atuação diplomática de países do Brics – grupo que reúne 11 nações emergentes e em desenvolvimento – para a busca de solução de guerras e conflitos regionais.

A declaração do chanceler brasileiro foi feita nesta segunda-feira (28), durante abertura do encontro de ministros de Relações Exteriores do Brics, que vai até amanhã no Rio de Janeiro.

Entre os presentes na sala onde Vieira fez o pronunciamento estava Sergey Lavrov, o chanceler da Rússia, país em guerra com a Ucrânia. A guerra teve início após a Rússia invadir o país vizinho em fevereiro de 2022, sob a alegação de que a aproximação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – aliança de países ocidentais – colocava em risco a segurança russa.

Nesta segunda-feira, a Rússia declarou cessar-fogo unilateral de três dias, de 8 a 10 de maio, para lembrança da vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

No discurso aos demais chanceleres, Vieira não citou nominalmente a Rússia.

“O conflito na Ucrânia continua a causar pesado impacto humanitário, ressaltando a necessidade urgente de uma solução diplomática que defenda os princípios e os propósitos da Carta das Nações Unidas”, disse o ministro.

Vieira lembrou que, em um esforço para o fim da guerra, o Brasil e a China – outro integrante do Brics – organizaram uma reunião de alto nível em setembro do ano passado, em Nova York, nos Estados Unidos, que levou a criação do Grupo de Amigos da Paz, reunindo países do Sul Global – nações em desenvolvimento, localizados principalmente no hemisfério sul.

“Permanecemos comprometidos em continuar trabalhando pela paz e por uma solução política para o conflito”, disse o diplomata brasileiro.

Multilateralismo

O encontro dos chanceleres acontece no Palácio Itamaraty, espaço que foi sede do Ministério das Relações Exteriores durante grande parte do século 20, e serve para os ministros alinharem posições a serem defendidas no encontro de cúpula, que reunirá chefes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 de julho, também no Rio de Janeiro.

“Esta reunião acontece em um momento em que nosso papel como grupo é mais vital do que nunca. Enfrentamos crises globais e regionais convergentes, com emergências humanitárias, conflitos armados, instabilidade política e a erosão do multilateralismo”, declarou Vieira.

“Com onze estados-membros representando quase metade da humanidade e uma ampla diversidade geográfica e cultural, o Brics está em uma posição única para promover a paz e a estabilidade baseadas no diálogo, no desenvolvimento e na cooperação multilateral”, completou.

A pronunciamento do ministro não faz citação direta aos Estados Unidos, país que tem defendido políticas de protecionismo e é contra o multilateralismo.

Mauro Vieira afirmou ainda que o Brics está unido em torno da ideia de que a paz não pode ser imposta, e, sim, construída. Além disso, afirmou que o grupo “reconhece os interesses estratégicos e os legítimos interesses econômicos e de segurança de cada membro”.

No exercício da presidência temporária do Brics, o Brasil leva para o foro internacional o objetivo de mudança na governança global, que passa pela reforma e ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual apenas cinco países têm poder de veto: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia. “Para melhor refletir as realidades geopolíticas contemporâneas”, justificou Vieira.

Faixa de Gaza

O ministro lembrou conflitos que não possuem envolvimento direto de integrantes do Brics. Ele deu destaque à “situação devastadora nos territórios palestinos ocupados”, invadidos por Israel em outubro de 2023, após o Estado judeu sofrer ataques e sequestros do grupo extremista palestino Hamas.

“A retomada dos bombardeios israelenses em Gaza e a obstrução contínua da ajuda humanitária são inaceitáveis. O colapso do cessar-fogo anunciado em 15 de janeiro é deplorável”, disse Vieira.

O ministro pediu às duas partes envolvidas esforços para cumprirem integralmente os termos do acordo e a se engajarem em prol de uma cessação permanente das hostilidades.

“É necessário assegurar a retirada total das forças israelenses de Gaza, assegurar a libertação de todos os reféns e detidos e garantir a entrada de assistência humanitária”.

O Brasil defende, afirmou o ministro, a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, dentro das fronteiras de 1967, e com Jerusalém Oriental como sua capital, vivendo lado a lado com Israel.

A situação critica no Haiti, em que a ordem pública foi desmantelada por gangues armadas, e tensões no Sudão, na região dos Grandes Lagos e no Chifre da África, também foram citadas.

O ministro defendeu que em zonas de conflito o acesso à ajuda deve ser incondicional e imparcial. “O sofrimento humano jamais deve ser instrumentalizado”, declarou.

Mauro Vieira manifestou que o caminho para a paz “não é fácil nem linear”, mas que o Brics pode e deve ser uma força para o bem, “não como um bloco de confronto, mas como uma coalizão de cooperação”.

“Devemos liderar pelo exemplo, reafirmando nossa crença em um mundo multipolar onde a segurança não é privilégio de poucos, mas um direito de todos”, finalizou.

Entenda o Brics

O Brics é um grupo formado por 11 países e atua como um foro de articulação político-diplomática e de cooperação do Sul Global – países em desenvolvimento, localizados principalmente no hemisfério sul. No entanto, não chega a ser uma organização internacional ou um bloco formal. Por exemplo, não tem um orçamento próprio ou secretariado permanente.

Fundado em 2006, o grupo era Bric, iniciais de Brasil, Índia, Rússia e China. Em 2011, o acrônimo ganhou o “s”, de South Africa (África do Sul, em inglês).

Em 2023, o grupo passou a incluir Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita (ainda no processo de formalização) e Emirados Árabes Unidos. A Argentina chegou a ser convidada, mas, sob a presidência de Javier Milei, recusou o ingresso. Em 2024, a Indonésia passou a fazer parte do grupo.

Os países membros se alternam ano a ano na presidência do bloco. O Brasil será sucedido pela Índia em 2026.

Os 11 países representam 39% da economia mundial e 48,5% da população do planeta. Em 2024, os Brics receberam 36% de tudo que foi exportado pelo Brasil, enquanto nós compramos desses países 34% do total do que importamos.

Em termos de capacidade energética, o grupo representa 43,6% da produção mundial de petróleo e 36% de gás natural. O Brics detem 72% das reservas mundiais de minerais classificados como terras raras, elementos químicos fundamentais para diversas aplicações tecnológicas, desde eletrônicos até energia renovável.

Presidência brasileira

O Brasil escolheu duas prioridades para marcar a presidência temporária do país:

Cooperação do Sul Global

Parcerias para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

O ponto alto da presidência brasileira será a reunião de cúpula de chefes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.

Ainda nesta segunda-feira, os ministros reunidos discutirão desafios globais como pobreza e mudanças climáticas. Mauro Vieira aproveita a reunião também para encontros bilaterais, com contrapartes de países como Indonésia, Rússia, China, Etiópia, Tailândia, Nigéria e Cuba, os três últimos participam com status de países-parceiros.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO é convidado a integrar “Pacto pela Saúde e a Segurança do Paciente” do Conselho Federal de Medicina

O PGJ reiterou que o MPRO será signatário do pacto, o qual será estabelecido um instrumento de cooperação técnica e institucional com o objetivo de prevenir e combater práticas que coloquem a segurança dos pacientes em risco por meio do exercício ilegal da medicina.
L
CGU aponta indícios de esquema de descontos ilegítimos em benefícios do INSS

CGU aponta indícios de esquema de descontos ilegítimos em benefícios do INSS

Órgão fez auditoria que subsidiou investigações da Polícia Federal
L

Rondônia promove novo evento para fortalecer a gestão eficiente dos recursos da assistência social nos municípios

O diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, José Arimatéia, reconheceu avanços do setor em Rondônia e parabenizou o governador
L

Governo de RO lança a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

A expectativa para 2025 é de superar todos os recordes, impulsionando ainda mais a economia, a inovação e a sustentabilidade no campo.
L
STF mantém prisão de Fernando Collor por 6 votos a 4, apesar de recurso pendente sobre pena

STF mantém prisão de Fernando Collor por 6 votos a 4, apesar de recurso pendente sobre pena

Julgamento no plenário virtual foi encerrado na noite de ontem
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies termina hoje

Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies termina hoje

Resultado da classificação e da pré-seleção sairá dia 6 de maio
L

Agenda News: Um presente inesquecível – Revitalização e conexão com o Soluna Med SPA no Dia das Mães

Celebre o amor materno com momentos de relaxamento e autocuidado no Soluna, criando memórias afetivas e fortalecendo laços em um ambiente acolhedor.
L

Zona Sul: ignoradas por motoristas, faixas de pedestres representam temor diante de semáforos em vias de cruzamento

Se a todo momento o semáforo está aberto para uma pista, quando seria a prioridade do pedestre?
L

Resquícios do tempo intenso no Amazonas chegam a Rondônia

Porto Velho será a região mais afetada, com chuvas fortes principalmente no período da tarde
L

Ibama: em mais uma ofensiva contra o garimpo de ouro ilegal dentro da Amazônia, órgão destrói 16 dragas

A operação “causou um duro golpe às atividades criminosas que ameaçam a Amazônia e, principalmente, os povos indígenas”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois homenageia a Ordem Demolay do Estado de Rondônia

Durante o evento também, o parlamentar também foi agraciado com a Moção de Aplausos e Medalha de Apreço do Supremo Conselho Demolay do Brasil
L
Deputado Pedro Fernandes visita a Ocesp em São Paulo em busca de parcerias para o cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes visita a Ocesp em São Paulo em busca de parcerias para o cooperativismo em Rondônia

Parlamentar busca experiências e parcerias para desenvolver o setor no estado.
L

Vereador Everaldo Fogaça homenageia 80 anos dos Escoteiros de Rondônia com Moção de Aplausos

Vereador Everaldo Fogaça (PSD) destaca contribuição histórica do movimento para a educação e formação de jovens no estado.
L
Eyder Brasil propõe Voto de Louvor a forças de segurança que atuaram contra o crime organizado em Rondônia

Eyder Brasil propõe Voto de Louvor a forças de segurança que atuaram contra o crime organizado em Rondônia

Homenagem será realizada nesta quarta-feira, às 15h no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia.
L
Sílvia Cristina reforça cobrança para que a Câmara dos Deputados analise a PEC 47 da transposição

Sílvia Cristina reforça cobrança para que a Câmara dos Deputados analise a PEC 47 da transposição

Deputada apelou ao presidente da Casa, Hugo Motta, para que coloque a matéria em pauta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação integrada do governo combate organizações criminosas em Rondônia e regiões fronteiriças

A força-tarefa representa um marco no combate ao crime organizado, mantido nos últimos anos pela atual gestão, garantindo proteção da sociedade, da justiça e da ordem pública
L
Foragido flagrado furtando em residência é amarrado e surrado na zona leste

Foragido flagrado furtando em residência é amarrado e surrado na zona leste

Informações apuradas dão conta que uma jovem de 19 anos ao chegar em casa, se deparou com o suspeito realizando o furto e gritou por ajuda.
14
Colisão entre carro e moto deixa homem com fratura exposta no centro

Colisão entre carro e moto deixa homem com fratura exposta no centro

De acordo com testemunhas, o condutor do HRV seguia na Elias sentido Almirante Barroso, quando avançou a preferencial fazendo a curva na Dom Pedro II, causando a colisão.
16
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, no final de semana, apreendeu mais de 45 metros cúbicos de madeira

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, no final de semana, apreendeu mais de 45 metros cúbicos de madeira

Identificou-se que a qualidade da madeira transportada divergia daquela declarada na documentação
10

5º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia em Porto Velho tem novo comandante

Cerimônia marca transição de liderança no “Guardião da Leste”, com presença de autoridades e comunidade local
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça espanhola investiga possível ciberataque em apagão que afetou Espanha, Portugal e sul da França

Justiça espanhola investiga possível ciberataque em apagão que afetou Espanha, Portugal e sul da França

Caso se comprove o cenário, ato é crime de terrorismo
L

Governo de RO realiza ação de vigilância em saúde para atender moradores em Porto Velho

Durante a ação, a população da Zona Sul de Porto Velho teve acesso gratuito a mais de 60 serviços essenciais
L

MP obtém condenação de 31 anos de prisão em caso de violência sexual contra adolescente praticada em contexto intrafamiliar

O Ministério Público tem o dever constitucional de proteger os direitos de crianças e adolescentes, atuando com firmeza na responsabilização de autores de violências.
L
Governo de RO destina R$ 6 milhões ao terceiro setor para reforçar atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade

Governo de RO destina R$ 6 milhões ao terceiro setor para reforçar atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade

A secretária da Seas, Luana Rocha, lembrou que as entidades sociais serão selecionadas, a exemplo do que foi feito no ano passado, foram destinados R$ 1 milhão para 10 projetos de até R$ 100 mil.
L

MPRO destaca desafios em audiência pública do MPT sobre mudanças climáticas e impactos na saúde do trabalhador

A Promotora de Justiça, que é Coordenadora do Grupo Especial de Atuação no Meio Ambiente do MPRO.
L
Mais de 50 kits do programa “Mamãe Cheguei” são entregues pelo Governo de RO no Cone Sul

Mais de 50 kits do programa “Mamãe Cheguei” são entregues pelo Governo de RO no Cone Sul

As gestantes que não puderam comparecer à entrega, receberão seus kits em nova data organizada pelas equipes de assistência social de seus municípios.
L
AAJ acusa Trump e Bukele de crimes contra a humanidade por deportação de venezuelanos a megaprisão em El Salvador

AAJ acusa Trump e Bukele de crimes contra a humanidade por deportação de venezuelanos a megaprisão em El Salvador

Associação Americana de Juristas aponta crimes contra humanidade
L

Do sonho à realidade: Obras do Centro de Hemodiálise de Jaru começam a ganhar forma

A obra é custeada por meio de emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal Lúcio Mosquini, mais contrapartida com recursos próprios da prefeitura de Jaru.
L
Lula parabeniza Mark Carney por vitória nas eleições legislativas no Canadá e defende fortalecimento de relações bilaterais

Lula parabeniza Mark Carney por vitória nas eleições legislativas no Canadá e defende fortalecimento de relações bilaterais

Presidente destacou relação de cooperação entre os dois países
L
Alto Paraíso sediou o Dia Especial da Cafeicultura com apoio do Sebrae

Alto Paraíso sediou o Dia Especial da Cafeicultura com apoio do Sebrae

Dia de Campo leva oportunidades aos produtores de café, promovendo conhecimentos de novas tecnologias de mercado, produtividade e prevenção de pragas e doenças na produção.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.