QUINTA-FEIRA, 24/04/2025

Lula e Guterres cobram metas climáticas mais ambiciosas em reunião com líderes globais para a COP30

Apenas 10% dos países entregaram documentos; prazo final é setembro

Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula e Guterres cobram metas climáticas mais ambiciosas em reunião com líderes globais para a COP30
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, cobraram, nesta quarta-feira (23), que os líderes mundiais entreguem metas ambiciosas de redução de emissões de carbono. Apenas 10% dos países apresentaram suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas, as NDCs, que são os esforços individuais no combate às mudanças do clima.

“A arquitetura de preparação das NDCs é suficientemente flexível para combinar metas ambiciosas e as necessidades de desenvolvimento de cada Estado. Os países ricos, que foram os maiores beneficiados pela economia baseada em carbono, precisam estar à altura de suas responsabilidades. Está em suas mãos antecipar metas de neutralidade climática e ampliar o financiamento até o objetivo de US$ 1,3 trilhão”, disse o presidente.

Lula e o secretário Guterres copresidiram uma reunião virtual de alto nível, com cerca de 20 chefes de Estado e governo, para promover uma mobilização política global diante da emergência climática e a construção de um novo modelo de desenvolvimento baseado em prosperidade econômica, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

“Não se pode falar em transição justa sem incorporar a perspectiva de setores historicamente marginalizados, como mulheres, negros e indígenas, e sem considerar as circunstâncias do Sul Global”, afirmou o presidente, lembrando o falecimento do Papa Francisco. “Tenho certeza de que seus ensinamentos sobre a necessidade de uma ‘ecologia integral’, que enxergue a natureza e o ser humano como uma totalidade, vão nos servir de inspiração”, acrescentou Lula.

Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a reunião foi bem-sucedida, com a presença de líderes importantes, como da China e União Europeia, e deve repercutir e mobilizar as 196 nações que fazem parte da convenção da ONU sobre mudanças climáticas. “Foram escolhidos países importantes, atores mundiais, não só grandes economias, como também alguns dos chamados SIDS [Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento]”, contou, em entrevista à imprensa após a reunião.

“Eles são os que mais sofrem, possivelmente, as questões do impacto ambiental. E, então, foi também importante ter [na reunião], como presidente de Palau e de outras estados insulares, para que dessem também seu testemunho e fizessem um apelo para que todos os países apresentem, até o prazo, as suas NDCs e muito ambiciosas”, acrescentou o chanceler.

O prazo de entrega das NDCs era fevereiro, mas foi estendido até setembro, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém. Nos documentos estão as metas determinadas por cada país para reduzir a emissão de combustíveis fósseis – carvão, petróleo, gás natural – e limitar o aquecimento da terra a 1,5ºC, conforme determinado no Acordo de Paris.

O Brasil apresentou sua NDC na COP de Baku, no Azerbaijão, em 2024, prevendo redução de 67% de emissões até 2035, abrangendo todos os gases de efeito estufa e todos os setores da economia. “Internamente, estamos formulando um Plano Clima que contemplará estratégias de mitigação, adaptação e justiça climática”, explicou Lula.

Ação política

Além de Lula e Guterres, participaram líderes dos seguintes países e instituições:

– China, Xi Jinping

– Conselho da União Europeia, António Costa

– Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

– Espanha, Pedro Sanchez

– França, Emmanuel Macron

– Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, presidente da União Africana

– Malásia, Anwar Ibrahim, presidente da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean)

– Nigéria, Bola Ahmed Tinubu

– Turquia, Recep Tayyip Erdoğan

– Chile, Gabriel Boric

– Vietnã, Pham Minh Chinh

– Ilhas Marshall, Hilda Heine

– Tanzânia, Samia Suluhu Hassan

– Barbados, Mia Amor Mottley, presidente da Comunidade do Caribe (Caricom)

– Kenya, William Samoei Ruto

– Palau, Surangel S. Whipps Jr., presidente da Aliança dos Pequenos Estados Insulares (Aosis)

– Coreia do Sul, Han Duck-soo

Em declaração à imprensa após o encontro, o secretário-geral da ONU afirmou que os diversos líderes se comprometeram em finalizar NDCs no prazo, incluindo a China, que é o maior emissor mundial de carbono e gases de efeito estufa. Segundo Guterres, durante a reunião, Xi Jinping informou que as metas do país abordarão reduções em todos os setores da economia e todos os gases do efeito estufa.

“A China esteve presente na reunião e não apenas anunciou que produziria suas NDCs, mas o presidente Xi disse que essas NDCs vão abranger todos os setores econômicos e todos os gases de efeito estufa. Esta é a primeira vez que a China joga luz sobre essa questão e isso é extremamente importante para a ação climática”, disse Guterres.

Iniciativas

Durante o encontro, Lula pediu o apoio a quatro iniciativas que o Brasil está propondo, no âmbito da COP30. A primeira é o Balanço Ético Global, com a convocação de uma série de eventos voltados ao engajamento de lideranças jovens e religiosas, artistas, povos originários, cientistas e tomadores de decisão em torno de um novo pacto ambiental para o planeta.

A segunda iniciativa é a Aliança Global de Combate à Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil durante sua presidência no G20, no ano passado. Junto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), foi elaborado um guia para a inclusão de políticas sociais e de transformação de sistemas alimentares nas NDCs.

A terceira é a Iniciativa Global pela Integridade das Informações sobre a Mudança do Clima, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que visa valorizar a ciência e combater a desinformação.

Por fim, Lula apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado na COP30, que vai remunerar países em desenvolvimento que preservam suas florestas. O objetivo é que o fundo esteja operacional até a conferência em Belém.

“A menos de sete meses da COP30, o planeta parece estar entrando em território desconhecido pela ciência. O aquecimento global está ocorrendo em ritmo mais acelerado do que o previsto. Em 2024, a temperatura média da Terra ultrapassou pela primeira vez o limite crítico de 1,5 grau acima dos níveis pré-industriais”, alertou Lula em seu discurso aos líderes.

“Muitos ecossistemas, como as florestas, as geleiras e os mares, correm o risco de atingir um ponto de não retorno. A Amazônia registrou a pior seca da sua história, e o calor extremo tem provocado o branqueamento massivo de corais no oceano. Negar a crise climática não vai fazê-la desaparecer”, acrescentou o presidente brasileiro.

Para ele, a COP30 deverá ser um “grande mutirão” em prol da implementação dos compromissos climáticos. “Guerras, corridas armamentistas e cortes na ajuda ao desenvolvimento e no financiamento climático nos empurram para trás. O planeta já está farto de promessas não cumpridas”, afirmou.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo suspende descontos automáticos de associações na folha do INSS e garante devolução de valores

Governo suspende descontos automáticos de associações na folha do INSS e garante devolução de valores

Governo suspendeu todos os descontos mensais feitos por associações
L
Navio hospitalar encerra missão no Rio Madeira com mais de 11 mil atendimentos de saúde

Navio hospitalar encerra missão no Rio Madeira com mais de 11 mil atendimentos de saúde

Foram transportados aproximadamente 900 cestas básicas e cerca de 1.500 garrafas de água potável, além de mais de 800 galões de hipoclorito.
L
STF notifica Câmara de que processo contra Ramagem por crimes graves não pode ser suspenso

STF notifica Câmara de que processo contra Ramagem por crimes graves não pode ser suspenso

Crimes cometidos antes da diplomação não podem ser suspensos
L
CGU aponta indícios de descontos indevidos em benefícios do INSS e vulnerabilidade de idosos no uso do app Meu INSS

CGU aponta indícios de descontos indevidos em benefícios do INSS e vulnerabilidade de idosos no uso do app Meu INSS

Auditoria da CGU aponta fragilidade inerente ao perfil do beneficiário
L
Campanha Nacional destaca desafios na garantia de direitos para trabalhadoras domésticas no Brasil

Campanha Nacional destaca desafios na garantia de direitos para trabalhadoras domésticas no Brasil

Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente alerta para cenário
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#agendanews | Entrevista Izabel Cristina – Escritora e Presidente da AJEB-RO

No dia 24, às 17h, o Agenda News recebe Izabel Cristina, escritora e presidente da AJEB Rondônia.
L

Sonho realizado: famílias recebem as chaves do Residencial Porto Fino em Porto Velho

Com mais de 300 apartamentos entregues, emoção e esperança marcam novo capítulo para moradores da zona leste
L

Ana Julia Carnevali, Miss Rondônia, disputa o Miss Beauty Global 2025

Aos 12 anos, a jovem de Ariquemes representa Rondônia e o Brasil em concurso internacional de beleza
L

#comunidadenews | Entrevista Antônio Elisbao da Silva

No dia 24, às 15h, o Comunidade News entrevista Antônio Elisbao da Silva, o conhecido Cabeça Branca, para falar sobre a EFMM e a criação do Projeto Mão Amiga, que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas.
L

Omoda E5: silencioso, veloz e conectado por R$ 209.990,00

Modelo elétrico da marca chinesa tem autonomia para mais de 300 quilômetros e motor com 204 cavalos de potência
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Publicidade

POLÍTICA

Líderes da Câmara adiam votação de urgência do PL da Anistia para condenados do 8 de janeiro

Líderes da Câmara adiam votação de urgência do PL da Anistia para condenados do 8 de janeiro

Motta e líderes partidários buscam acordo sobre o tema
L

Deputada Cláudia de Jesus se reúne com movimentos sociais e trabalhadores para discutir avanços na educação

Deputada defende que o novo Plano Nacional de Educação priorize a escola pública.
L

Dra. Taíssa cobra agilidade em cirurgias de neurologia para pacientes do Hospital João Paulo II

Parlamentar cobra solução urgente da Sesau e apela por sensibilidade dos profissionais diante da crise no atendimento.
L

Governo inaugura nova ala humanizada na maternidade do Hospital de Base, após solicitação do deputado Edevaldo Neves

A ação é resultado do trabalho conjunto entre o Parlamento e o Executivo estadual, que atenderam prontamente à demanda apresentada pelo deputado
L
Everaldo Fogaça celebra criação da Guarda Municipal Armada com 500 vagas e salários entre R$ 4 mil e R$ 8,8 mil

Everaldo Fogaça celebra criação da Guarda Municipal Armada com 500 vagas e salários entre R$ 4 mil e R$ 8,8 mil

Vereador Everaldo Fogaça (PSD), comemora projeto de Lei que cria Guarda Municipal Armada.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra Operação Lex Humana e cumpre mandados por tortura

Polícia Civil deflagra Operação Lex Humana e cumpre mandados por tortura

O crime veio à tona em 10 de abril, quando a vítima — identificada como V. — deu entrada no Hospital Regional de Extrema com múltiplos ferimentos graves.
10
Mulher é presa tentando entrar com drogas nas partes íntimas no 603

Mulher é presa tentando entrar com drogas nas partes íntimas no 603

Foram apreendidas 37 porções de entorpecentes.
12
PF investiga fraudes em benefícios do INSS para venezuelanos e bloqueia R$ 16 milhões em Roraima

PF investiga fraudes em benefícios do INSS para venezuelanos e bloqueia R$ 16 milhões

Operação mira advogados e ex-delegado por falsificação de documentos
L
Motociclista fica ferido após colidir com caminhão estacionado

Motociclista fica ferido após colidir com caminhão estacionado

Testemunhas levantaram a hipótese de que ele estivesse manuseando o celular durante o trajeto, já que trabalha como entregador.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

O levantamento presencial abrange os estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia e Santa Catarina.
L
Setor de panificação fatura R$ 153,3 bilhões em 2024 com alta de 10,9%, impulsionado por aumento no fluxo de clientes

Setor de panificação fatura R$ 153,3 bilhões em 2024 com alta de 10,9%, impulsionado por aumento no fluxo de clientes

Região Norte do país liderou crescimento do faturamento do setor
L
Antecipação do 13º do INSS injetará R$ 73,3 bilhões na economia e beneficiará 34,2 milhões de pessoas

Governo suspende descontos automáticos de aposentados e pensionistas do INSS para entidades e anuncia devolução dos valores

Valores retirados neste mês serão ressarcidos na próxima folha
L
Petrobras avança em acordo para reassumir fábricas de fertilizantes

Petrobras avança em acordo para reassumir fábricas de fertilizantes

Sindicatos estimam geração de 2,4 mil empregos diretos e indiretos
L
MPRO oferece denúncia contra 12 investigados por envolvimento nos atentados de janeiro de 2025 durante a Operação Red Ignis

MPRO oferece denúncia contra 12 investigados por envolvimento nos atentados de janeiro de 2025 durante a Operação Red Ignis

Os crimes, que envolveram incêndios, explosões e atos de depredação, ocorreram de forma coordenada em diferentes municípios do Estado.
L

Bajaj traz recursos inéditos na Dominar NS 200 2026

Modelo chega com conectividade avançada e novo sistema de iluminação
L
Roma reforça segurança com 2.000 policiais, drones e atiradores para funeral do papa Francisco

Roma reforça segurança com 2.000 policiais, drones e atiradores para funeral do papa Francisco

Mais de 200 mil pessoas são esperadas na cerimônia no sábado (26)
L
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho

O evento de lançamento acontecerá no dia 30 de abril de 2025, às 19h30, no Auditório Shirley Vilhalva, localizado no Bloco 1H do Prédio de Educação Bilíngue da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho.
L
MPRO consegue condenação de acusado por envolvimento em organização criminosa em São Francisco do Guaporé

MPRO consegue condenação de acusado por envolvimento em organização criminosa em São Francisco do Guaporé

Advogado é condenado a mais de 5 anos de prisão por integrar grupo que promovia invasões de terras e usava armas para intimidar vítimas em São Francisco do Guaporé.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.