Recentemente, um evento marcante reforçou a importância da literatura brasileira e a valorização de nossos escritores e poetas. A delegação das escritoras da AJEB Rondônia teve a honra de participar de uma iniciativa que promoveu o intercâmbio cultural e literário, contando com a presença do renomado Professor Dr. Leonardo Tonus, da Universidade Sorbonne, na França.
A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento. Essa ação reforça o compromisso de valorizar e divulgar a produção literária nacional, além de fortalecer os laços culturais entre Brasil e França.

A participação das escritoras da AJEB Rondônia evidencia a força e a relevância da literatura brasileira, que continua a encantar e inspirar leitores ao redor do mundo. O encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus foi uma oportunidade única de troca de experiências, conhecimentos e de promoção da nossa cultura literária em um cenário internacional.
Esse momento reforça a importância de apoiar e valorizar as vozes femininas na literatura, promovendo o talento e a criatividade das nossas escritoras e poetas. A iniciativa demonstra que a literatura é uma ponte poderosa de diálogo, cultura e identidade, capaz de unir diferentes países e promover o reconhecimento de nossas produções culturais.
Durante o evento, o renomado poeta e professor Dr. Leonardo Tonus, da Sorbonne Université, recitou seu poema da obra Diários em Mar Aberto:
“Imagine o mar. Um mar.
Imagine o seu mar. Imagine o mar para além do mar.
Imagine o mar para além de tudo o que é o mar.
De tudo o que você conhece de mar.
Tudo o que se identifica com mar. No mar.
Imagine seu mar, além-mar […]” (p. 67).
No encerramento, o professor e poeta reuniu-se com as escritoras brasileiras, lideradas por Izabel Cristina, e cada autora teve a oportunidade de apresentar suas obras, fortalecendo os laços pela literatura entre o Brasil e a França.
As escritoras Antônia Alves Ferreira, Edilusa Dotto Pasquoto, Izabel Cristina da Silva, Joanna da Silva, Maria Regina Crema, Maria Valda Mejia Noteno e Rosângela Arend, que participaram do evento, ficaram lisonjeadas com a recepção de todos e, em especial, do anfitrião Professor Dr. Leonardo Tonus, que gentilmente se colocou à disposição para realizar uma programação de literatura na Amazônia, especialmente em nosso estado.
Para a escritora Renata Dal-Bó, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, a escrita ultrapassa fronteiras, e o trabalho que a AJEB Rondônia vem realizando impulsiona a literatura brasileira pelo mundo.