A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, realizou na última quarta-feira (16) uma capacitação voltada para os riscos, cuidados e formas de prevenção da Doença de Chagas, considerada uma ameaça silenciosa à saúde pública.
A infecção é provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, transmitido principalmente por insetos popularmente conhecidos como Barbeiro.
A doença apresenta duas fases: a aguda, geralmente sem sintomas ou com manifestações leves como febre, mal-estar e inchaço no local da picada; e a fase crônica, que pode permanecer assintomática por anos, mas evoluir para complicações graves, como insuficiência cardíaca, arritmias, megacólon e megaesôfago.
O treinamento que aconteceu no auditório da Fimca Jaru, reuniu profissionais de saúde e estudantes da área. O principal objetivo foi esclarecer os modos de transmissão da doença, que incluem contato direto com fezes do barbeiro, transfusão de sangue ou transplante de órgãos, ingestão de alimentos contaminados, acidentes laboratoriais e transmissão vertical (da mãe para o filho durante a gestação).
Segundo a secretária de saúde, a capacitação contribuiu para que os profissionais realizem diagnósticos mais precisos e garantam o acompanhamento adequado aos pacientes. “Além disso, reforçamos o nosso compromisso em promover saúde e vigilância ativa para de reduzir os casos da doença e realizarmos o enfrentamento de forma eficiente”, destacou.
O evento também contou com o apoio da Coordenação Estadual de Chagas – Agevisa, representada pelo coordenador estadual José Maria, com a participação do cardiologista Dr. Lucas Graça, dos alunos e professores do Curso de Medicina da FIMCA – Jaru.