Na manhã desta terça-feira (15), a equipe da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles esteve na escola Pequeno Polegar, na capital, onde promoveram atividades do projeto “Páscoa na Biblioteca”, que contou com a participação de 40 crianças. Contação de história, pintura no rosto e distribuição de sacolinhas com bombons e chocolates fizeram parte desta ação. As atividades também acontecem no período da tarde com a mesma equipe e programação.
As crianças, usando orelhas de coelho de várias cores, fizeram a maior festa com as brincadeiras, principalmente com a história da escritora Ruth Rocha, sobre as aventuras de um coelho e sua bolsa. Mas a agitação ficou ainda maior quando eles fizeram fila para receber as sacolas em formato de coelho.
Conforme o diretor da biblioteca Francisco Meirelles, Carlos Augusto, “a instituição conta com mais de dez projetos de incentivo à leitura, entre eles, este Páscoa na Biblioteca, que tem o mesmo objetivo e ainda o de promover diversão e alegria para as crianças, proporcionando brincadeiras e despertando a importância da páscoa e seu significado de fraternidade”, afirmou.

Augusto fez questão de destacar que conta com uma equipe dedicada trabalhando para transformar os projetos da biblioteca em realidade. A equipe planeja, executa, confecciona sacolinhas, prepara os desenhos, é uma dedicação extra, um trabalho de muito amor.
Augusto lembrou que, até dezembro de 2024, a instituição realizou mais de 69 mil atendimentos de empréstimos de livros. Levando em conta que a informação atualmente está na palma da mão, realmente é um feito extraordinário.
Ele acrescentou que a Francisco Meirelles também continua com seus projetos que são executados ao longo do ano. Entre eles, o Clube de Leitura Infantil, É Tempo de Inclusão, Gincana Literária, Biblioteca Itinerante e uma programação temática, que celebra datas comemorativas, a exemplo do Dia do Livro Infantil.
A gestora da escola Pequeno Polegar, Fernanda Condé, ressaltou a iniciativa da biblioteca como uma ação social importante e muito bem planejada e realizada. Ela também agradeceu pela escola ter sido contemplada com as atividades deste projeto. “As brincadeiras prenderam a atenção das crianças, que gostaram muito e isso se deve ao envolvimento dos servidores da biblioteca. Contamos com 100 alunos divididos nas salas da creche, uma de pré 1 pela manhã e à tarde, um pré 1 e pré 2”.
50 ANOS

A Biblioteca Francisco Meirelles está completando o jubileu de ouro. 50 anos de história, cinco décadas contribuindo para o desenvolvimento da capital, proporcionando aos usuários um espaço livre, moderno, equipado, um acervo maravilhoso para que todos possam estudar, fazer o seu estudo, entre outras atividades.
Segundo o diretor, “para comemorarmos esta data tão importante, estamos preparando uma exposição de 50 anos da biblioteca, então logo que a pesquisa seja concluída e também a confecção do material. Faremos uma abertura para apresentar a exposição homenageando todos os seus diretores, bem como todos aqueles que durante esse percurso contribuíram com a nossa história e de Porto Velho”.
ACERVO
Atualmente, a Francisco Meirelles conta com cerca de 60 mil títulos. Extremamente limpos, organizados, de uma maneira fácil, onde todo usuário pode usufruir, não só o acervo. Conta ainda com um laboratório com 10 computadores, todos conectados à internet, que os usuários podem utilizar.
SERVIÇO:
Biblioteca Municipal Francisco Meirelles
Endereço: R. José do Patrocínio, nº 200, Centro
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.