O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) classificam as chuvas como nível 3, caracterizadas por muitas tempestades severas organizadas, algumas significativas. Essas chuvas, incomuns devido aos seus altos padrões, devem atingir Rondônia nas próximas horas.
De acordo com os estudos, parte do município de Porto Velho, incluindo áreas da capital, receberá essas chuvas violentas que podem cair ainda nesta terça-feira (15). As precipitações seguem até o dia 16, quando o estado será tomado por chuvas, desta vez de nível 2: tempestades severas organizadas, que também são apontadas como bastante significativas.
O cenário dessas chuvas surge de uma imensa área que toma parte do estado do Amazonas, atingindo o sul do estado e entrando em terras de Rondônia. Essas chuvas no estado estavam previstas; inclusive, o Amazonas foi incluído na lista das federações que mais receberiam precipitações nos próximos dez dias.
Para Porto Velho, segue o alerta para a ocorrência de possíveis alagamentos em ruas onde o sistema de canalização é deficitário. Existe o risco de essas chuvas ocorrerem acompanhadas de ventos fortes, raios e trovoadas, segundo o Inmet.