QUARTA-FEIRA, 16/04/2025

L

Mundo

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição

Presidente Noboa foi reeleito para mais 4 anos na Presidência

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Daniel Noboa é reeleito no Equador com 55,6% dos votos em eleição marcada por denúncias de fraude da oposição
oea_elecciones

A eleição presidencial do Equador terminou neste domingo (13) com denúncia de fraude da oposição liderada pela candidata de esquerda Luisa González, do partido Revolução Cidadã. Com mais de 97% das urnas apuradas, o resultado oficial deu ao atual presidente de direita Daniel Noboa 55,6% dos votos contra 44,3% de Luisa.

Entre os indícios da denúncia de fraude eleitoral, a oposição cita o registro de atas eleitorais sem assinaturas e a diferença entre pesquisas eleitorais e resultados oficiais. Outra desconfiança da oposição foi a mudança de 18 locais de votação sob a alegação de falta de condições climáticas.

O Estado de Exceção decretado por Noboa um dia antes da votação também é apontado como interferência no processo eleitoral. O decreto suspendeu direitos fundamentais, como a inviolabilidade do domicílio e o direito à reunião, além de instituir toque de recolher na capital, Quito, e outras sete províncias. O governo alega que a medida foi necessária para frear o aumento da violência no país.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, decisões recentes de Noboa, como o decreto de Estado de Exceção, trazem desconfianças em relação ao resultado. Eles avaliam ainda que há fatores políticos que podem justificar o aumento da diferença entre Noboa e González de 20 mil para 1,2 milhão de votos entre primeiro e segundo turno.

Autoritarismo e polarização

Para a professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Carolina Silva Pedroso, a polarização política pode explicar a diferença que Noboa conquistou no 2º turno.

“Não podemos dizer, com certeza, o que aconteceu, porque temos poucos elementos concretos. Mas esse clima de desconfiança em relação ao resultado se justifica pelas ações autoritárias do governo Noboa. O decreto de Estado de Exceção pode ter tido alguma influência como ferramentas de dissuasão das pessoas a se sentirem livres para votar”, avaliou.

Carolina disse que é compreensível o aumento na diferença de votos “por conta desse clima de medo do correísmo voltar ao poder. Além do medo da venezuelanização do país, que é um discurso que a gente percebe muito na disputa eleitoral”.

Correísmo é a corrente política do ex-presidente Rafael Correa, que governou o país de 2007 a 2017, e representado nesta eleição por Luisa González.

A também professora de Relações Internacionais da Unifesp Regiane Nitch Bressan ressaltou que não houve, até o momento, contestação de resultados por parte dos principais observadores internacionais.

“Noboa tem a máquina pública a seu favor e, por isso, consegue fazer uma eleição muito mais acirrada. Ele integra uma extrema-direita que está manuseando muito bem as redes sociais. É um tipo de candidato que, não me admira, tenha sido reeleito, ainda que 28% da população esteja abaixo da linha da pobreza, e que o país continue enfrentando graves problemas de criminalidade”, ponderou.

Observadores Internacionais

A missão eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) contou com 84 observadores em 20 províncias do Equador. Durante a votação, o chefe da missão, Heraldo Muñoz, afirmou que a votação ocorria “por ora” com tranquilidade.

Após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar o resultado, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, parabenizou Noboa pela vitória e disse que houve coincidência entre os dados apresentados pelo conselho e os coletados pelos observadores da instituição. Ele observou, no entanto, que irão monitorar “quaisquer processos institucionais subsequentes que possam surgir”.

A missão eleitoral da União Europeia (UE) só deve publicar o parecer sobre a eleição equatoriana nesta terça-feira (15). O chefe da missão europeia, Gabriel Mato Adrover, informou que a votação ocorria com normalidade no final da manhã do domingo, sem irregularidades registradas.

A eleição no Equador é por meio do voto manual, em papel. Com o fim da votação, cada urna é contada e o resultado é registrado em ata com a assinatura das autoridades presentes e verificada pelos fiscais dos partidos. Em seguida, a ata eleitoral é enviada para o CNE, que totaliza os votos.

Indícios de fraudes

A candidata da esquerda Luisa González sugeriu que essa foi “provavelmente a mais grotesca fraude eleitoral” do Equador e que o país “vive uma ditadura”.

Ela pede a recontagem dos votos com abertura das urnas.

“São 11 pesquisas e investigações estatísticas, em que todas elas, até as do governo, nos deram a vitória, e nenhuma delas nos deu uma diferença como a que estamos vendo no CNE”, alertou em discurso após a revelação do resultado.

A oposição ainda apresenta atas eleitorais registradas no CNE sem assinaturas como indício de fraude. “Dezenas de atas oficiais sem firmas nem validade legal certificaram exclusivamente resultados favoráveis à Daniel Noboa, violando as normas básicas da transparência eleitoral”, denuncia o partido Revolução Cidadã, em nota publicada nesta segunda-feira.

O ex-presidente Rafael Correa argumentou que não poderia haver redução de votos na Luisa em, ao menos, quatro províncias, como foi calculado pelo CNE.

“A menos que tenha ocorrido um cataclismo, é impossível reduzir votos, como aconteceu em Guayas e outras províncias”, justificou.

A presidente do CNE, Diana Atamaint, afirmou que os resultados são “o fiel reflexo da vontade popular” de um processo transparente e que transcorreu em paz.

“A democracia é fortalecida quando a voz do povo é respeitada. E hoje essa voz foi ouvida claramente”, afirmou.

Recontagem de votos

A autoridade eleitoral do país é que decide se o pedido da oposição para recontagem dos votos tem indícios de irregularidades suficientes para justificar uma nova contagem manual de votos.

“A oposição precisa entregar também provas para que o CNE analise o processo, para ver se esse processo se sustenta ou não. Eles não fariam uma recontagem de 100% das atas, mas daquelas que, em tese, estariam com problemas”, explicou a professora Carolina Silva Pedroso.

Avanço da extrema-direita

A professora da Unifesp Regiane Bressan acredita que dificilmente o resultado mudará, apesar das contestações da oposição. Ela destaca que a vitória de Noboa amplia a fissura ideológica entre os países da América Latina com o avanço da extrema-direita.

“Noboa tem apoio dos Estados Unidos e, por isso, provoca uma cisão na conjuntura latino-americana. Ele reforça essa cisão na medida em que nós temos El Salvador, Equador e Argentina muito mais alinhados com os EUA”, acrescentou.

Para a especialista em América Latina, a vitória de Noboa dificulta a tentativa do Brasil de integrar o continente para agir coordenado diante das ações do governo Trump.

“O Brasil não quer gerar uma oposição declarada, mas quer um contraponto a Trump para buscarmos alternativas diante do tarifaço e demais mazelas do governo dos EUA. A vitória de Noboa dificulta a liderança brasileira ou mesmo um acordo comum para lidarmos com os desafios que estão por vir”, explica.

A especialista avalia ainda que o governo Noboa deve endurecer suas políticas de segurança, suspendendo direitos fundamentais com a justificativa de combater a criminalidade, a exemplo do que ocorre em El Salvador. Eleito para um mandato tampão de 18 meses, Noboa agora terá 4 anos para implementar suas políticas no Equador.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

É o que mostra relatório do Copernicus sobre Estado do Clima Europeu
L
China lança campanha para reprimir conteúdos considerados maliciosos em plataformas de vídeos curtos

China lança campanha para reprimir conteúdos considerados maliciosos em plataformas de vídeos curtos

Meta é criar ambiente digital “claro e ordenado”
L
Trump busca fechar 90 acordos comerciais em 90 dias, enfrentando desafios na guerra tarifária

Trump busca fechar 90 acordos comerciais em 90 dias, enfrentando desafios na guerra tarifária

Especialistas desejam “boa sorte” ao presidente americano
L
EUA concedem isenções tarifárias para eletrônicos importados da China, aliviando empresas de tecnologia

EUA concedem isenções tarifárias para eletrônicos importados da China, aliviando empresas de tecnologia

Governo americano listou 20 categorias de produtos excluídos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Páscoa: Valorize o que é nosso! Compre ovos das Microindústrias Artesanais

Você já viu algum chocolate genérico oferecendo ovos com 85% do mais puro cacau amazônico? Fica o convite: nesta Páscoa, valorize o sabor, a saúde e a nossa terra. Escolha ovos de chocolate feitos com o cacau rondoniense.
L

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas na zona sul de Porto Velho

A equipe do Pelotão de Cães foi acionada e, com a ajuda da cadela Duda, localizou no terreno baldio um pacote com cerca de 1 kg de substância semelhante à maconha.
10

Dia mundial da arte – por Marquelino Santana

Um mergulho na estética invisível da floresta: arte, ancestralidade e resistência simbólica dos povos originários da Amazônia brasileira.
L

#AgendaNews | Entrevista Flávio Dutka – Artista Plástico e Visual

Nesta terça-feira, dia 15, às 17h, o Agenda News recebe Flávio Dutka, artista plástico e visual com uma trajetória marcada pela sensibilidade, criatividade e compromisso com a educação. Paranaense de nascimento e rondoniano de coração, Dutka é formado em História pela UNIR e há mais de 16 anos atua como educador em comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira.
L
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Reajuste segue previsão de 4,76% do INPC mais 2,5%
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Publicidade

POLÍTICA

Servidores buscam apoio no gabinete da deputada Cláudia de Jesus diante da possível terceirização da saúde estadual

Servidores defendem valorização da categoria e melhorias dos serviços de saúde. Deputada articulou reunião entre governo e os servidores públicos.
L

Coronel Chrisóstomo e prefeito Léo Moraes anunciam ordem de serviço para obras de pavimentação no distrito de União Bandeirantes

O recurso foi viabilizado por meio de uma emenda de bancada destinada em 2022.
L
Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: 'A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: ‘A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Atendimento de urgência e emergência em Porto Velho enfrenta atrasos críticos, com tempo médio de resposta das ambulâncias passando de 30 minutos, revelando um cenário alarmante na saúde pública.
L
*Vereador Pedro Geovar propõe criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores públicos de Porto Velho*

Pedro Geovar sugere criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores municipais de Porto Velho

Proposta visa estimular a agricultura familiar, fortalecer as feiras livres e promover alimentação saudável entre os servidores municipais
L

CCJ da Assembleia aprova proposta que permite uso de militares da reserva em conselhos de Justiça e processos disciplinares

O projeto agora segue para outras comissões da Assembleia Legislativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende cerca de 10 kg de drogas e prende suspeito na zona leste

Quando o suspeito se deparou com a viatura, na Rua Itatiaia, se desfez de uma sacola.
10

Moto invade via preferencial e duas jovens são atropeladas por caminhonete

As vítimas foram amparadas por populares até a chegada do SAMU
12
Três meninas morrem após fazer desafio na internet de inalar desodorante

Três meninas morrem após fazer desafio da internet de inalar desodorante

A “trend” incentiva a inalação do produto e a retenção do spray na boca pelo maior tempo possível. Médicos apontam que a brincadeira é extremamente perigosa, podendo causar parada cardíaca em poucos minutos.
18
Motociclista sofre fratura exposta em acidente; motorista fugiu

VÍDEO: Motociclista sofre fratura exposta em acidente; motorista fugiu

Testemunhas contaram que um carro modelo Fiat Toro seguia na Pinheiro Machado sentido Jorge Teixeira, quando bateu na moto que teria invadido a preferencial, depois o condutor fugiu sem prestar socorro a vítima.
16
PRF em Rondônia, no último final de semana, apreendeu mais de 88 m³ de madeira transportada irregularmente

PRF em Rondônia, no último final de semana, apreendeu mais de 88 m³ de madeira transportada irregularmente

Apreensões aconteceram em Ariquemes e Ji-Paraná
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula visita obras na Via Dutra e destaca importância de investimento de R$ 1,5 bi para mobilidade e economia

Lula visita obras na Via Dutra e destaca importância de investimento de R$ 1,5 bi para mobilidade e economia

Reforma, sob responsabilidade da concessionária, começou há um ano
L
Ministério da Saúde solicitará incorporação da vacina contra chikungunya ao SUS após aprovação da Anvisa

Ministério da Saúde solicitará incorporação da vacina contra chikungunya ao SUS após aprovação da Anvisa

Vacina foi desenvolvida pelos laboratórios Valneva e Butantan
L

Governador Marcos Rocha garante manutenção contínua da Linha 101 e acesso a União Bandeirantes

Desde 2021, os 57 quilômetros da via vêm recebendo atenção constante.
L
TCE-RO promove curso sobre gestão e governança para vereadores e servidores de câmaras municipais

TCE-RO promove curso sobre gestão e governança para vereadores e servidores de câmaras municipais

A formação, que continua nesta quarta-feira (16/4), no auditório do TCE-RO, reúne cerca de 150 participantes.
L
PLDO 2026 prevê crescimento de 2,5% para o PIB, inflação dentro da meta e queda gradual da Selic até 2029

PLDO 2026 prevê crescimento de 2,5% para o PIB, inflação dentro da meta e queda gradual da Selic até 2029

Inflação cairá para 3,5% em 2026 ante previsão de 4,9% este ano
L

Recebimento da Licença Ambiental: M D S A RESTAURANTE

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO LONDON – LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO N° 10SOL/DLA
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Nova Mamoré – Estado de Rondônia

Rua Raimundo Fernandes nº 3790 – Centro – Nova Mamoré-RO
L

Agenda News: Xêro Doce Confeitaria oferece opções irresistíveis para adoçar sua Páscoa

Encomende até sexta-feira (18) os deliciosos Ovos de Colher da Xêro Doce, com sabores como Biscoito Lotus, Matilda e Cupuaçu com Castanha, e torne sua Páscoa ainda mais doce e especial.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.