Uma conversa que vem ganhando força e, principalmente, revigorando a esperança e a expectativa de quase 500 mil porto-velhenses, que sonham em contar, finalmente, com seu hospital público, distanciando-se das falsas promessas eleitoreiras que não saem do papel, tem encontrado no prefeito Léo Moraes (Podemos) o impulso, diante agora de tratativas que, desta vez, buscam meios para que o projeto saia, finalmente, da estaca zero.
Em Brasília, Léo Moraes levou a proposta ao ministro da Saúde (MS), Alexandre Padilha, recém-empossado pelo presidente Lula. O chefe do Executivo municipal apresentou um projeto que viabiliza a construção do hospital público municipal em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). Além disso, Moraes, conseguiu com que os ministros acenassem para a construção.
Esta tratativa, exposta em março pela reitoria atual da instituição, foi abraçada por Léo Moraes. Após o encontro, que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, Moraes acenou para a construção do primeiro hospital municipal de Porto Velho. “Estamos nas tratativas finais para que a Prefeitura de Porto Velho, juntamente com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva garantam um novo hospital público municipal para nossa cidade. Esse hospital atenderá toda a população por meio do SUS, ou seja, de forma gratuita”, declara.
Moraes destacou que a construção do Hospital Municipal é uma promessa assumida por ele em campanha. Em suas redes sociais, Moraes declarou que foi a Brasília juntamente com membros da Unir, onde se encontrou com o senador Confúcio Moura, sua suplente Maria Eliza, e o secretário de saúde Jaime Gazola.
“Juntos, reunimo-nos na Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pela gestão de hospitais universitários federais. Além disso, estivemos também no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha e no Ministério da Educação com o ministro Camilo Santana. É um sonho que está se tornando realidade e que não temos medido esforços para garantir essa conquista”, finaliza.
Ver essa foto no Instagram