Imagens compactadas pelo atual satélite GOES-19 (que substituiu recentemente o famoso GOES-16, utilizado pelo governo brasileiro) já mostram uma ligeira intensificação dos padrões meteorológicos nesta parte do país.
Com o passar das horas, a formação se intensificará, tornando essas regiões mais voláteis em relação às precipitações. Entre sábado e domingo (13), todo o estado de Rondônia estará sob um cenário de chuvas generalizadas.
Três sistemas estarão presentes nesses dias: as chuvas de nível 1, 2 e 3. Os dois últimos terão força para causar sérios estragos, tendo em vista que as chuvas nesses dois sistemas são mais intensas.
Sob o sistema de nível 3, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas estão previstas para ocorrer entre o norte e o nordeste de Porto Velho, com possibilidade de atingir partes da capital.
Essas chuvas se apresentarão como tempestades severas organizadas, algumas até significativas. Ainda assim, a cidade não escapa das torrentes de padrão 2, apontadas como tempestades severas organizadas.
Nesta sexta-feira (11), o estado está sob a interferência dos padrões 1 e 2. O primeiro, com chuvas de pouca intensidade e isoladas, atinge um pequeno trecho do nordeste e oeste de Rondônia. As chuvas de grau 2, por sua vez, são mantidas do norte de Porto Velho até o cone sul.