SÁBADO, 19/04/2025

Debate público reúne instituições para prevenir colapso ambiental e sanitário em RO causado por queimadas

Foram abordados orçamento, contratação de brigadistas e responsabilização de infratores.

Por GCI MPRO - 30

Publicado em 

Debate público reúne instituições para prevenir colapso ambiental e sanitário em RO causado por queimadas
Foto: Divulgação

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (9/4), pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) e Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), visando à elaboração de um planejamento para prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais em 2025, órgãos públicos com atribuições na área e sociedade civil organizada discutiram medidas a serem implementadas para evitar, neste ano, a ocorrência do cenário de crise ambiental e de saúde registrado em 2024.

No ano passado, Rondônia enfrentou grave quadro ambiental, marcado pelo aumento expressivo de focos de calor e queimadas ilegais, especialmente em áreas protegidas. A fumaça originada pelos incêndios florestais cobriu diversas regiões do estado, incluindo a capital, Porto Velho, comprometendo a qualidade do ar e representando sérios riscos à saúde da população.

No evento desta quarta, realizado no prédio-sede do MPRO, em Porto Velho, buscou-se a promoção de debate entre os órgãos e a escuta ativa de entidades civis sobre meios que possam garantir o manejo sustentável da agricultura, a proteção do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

A atividade foi aberta pelos membros dos MPs proponentes da audiência, a Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini (Diretoria do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente – Gaema), e o Procurador da República Gabriel de Amorim, que agradeceram as instituições e entidades presentes, ressaltando a importância do debate para a interlocução e integração dos órgãos no enfrentamento do problema.

No início da audiência, a diretora do Gaema, Valéria Giumelli, reforçou aos presentes o posicionamento do Ministério Público de Rondônia, já expresso em Notificação Recomendatória emitida no ano anterior, sobre a necessidade de intensificar a responsabilização criminal dos autores de queimadas ilegais no estado, além da adoção de medidas na área administrativa.

Por sua vez, o Procurador da República Gabriel de Amorim destacou as ações judiciais propostas pelo MPF durante a crise de 2024, nas quais foram solicitados, além de um protocolo de saúde, a contratação de brigadistas e de aeronaves para o combate a queimadas ilegais, reiterando a preocupação contínua da instituição com o tema.

Propostas de órgãos – O debate oportunizou exposições técnicas e apresentações de trabalho para 2025, por parte de órgãos como Ibama; Instituto Chico Mendes (ICMBio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Batalhão de Polícia Ambiental (BPA); Corpo de Bombeiros, Censipam e Defesa Civil.

Ibama- Presente, o superintendente do Ibama em Rondônia, César Guimarães, afirmou, entre outros pontos, estar em curso no órgão a contratação de 330 brigadistas, 60 dos quais já se encontram em formação. Relembrando o volume de focos de calor identificados em 2024, afirmou que, dos 52 municípios de Rondônia, apenas 10 concentraram 80% desses registros, sendo Porto Velho a cidade que liderou o ranking. Desse modo, o representante explicou haver projeto para a instalação de 15 novas bases de brigadistas, com cobertura de atuação em pontos estratégicos do estado, medida que contribuiria para incrementar a força de combate ao fogo.

Sedam – Em sua participação, o secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental, Marcos Antônio Lagos, falou da predominância dos incêndios em áreas de preservação no ano passado, fazendo breve retrospecto de operações realizadas no Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Soldado da Borracha. Como ações previstas para este ano, citou a aquisição e aluguel de equipamentos pelo estado, o suporte ao Corpo de Bombeiros e a execução atual da Operação Hileia, que já resultou na lavratura de 92 termos de embargo e no volume de 40 milhões em multas.

ICMBio – Pelo Instituto Chico Mendes, a representante Carolina Maldonado ressaltou a importância de um olhar cultural para o uso do fogo, em especial por populações tradicionais e quilombolas. A integrante do ICMBio discorreu sobre o Plano de Manejo Integrado do Fogo, afirmando que o órgão vem aplicando o instrumento junto a essas comunidades, como forma de estabelecer o uso controlado e consciente do recurso em seus meios de cultivo.

Corpo de Bombeiros – O Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Coronel Andrey Ribeiro, destacou já ter sido disponibilizado à corporação o orçamento para o combate às queimadas no estado este ano. Segundo ele, em 2025, foi promovida a capacitação de 800 pessoas para atuação como brigadistas, nos 52 municípios, uma mão de obra que poderá ser utilizada de acordo com a necessidade dos entes. Também foram realizados cursos de georreferenciamento e de combate a incêndios para o efetivo da corporação.

Batalhão de Polícia Ambiental – Em apresentação técnica do trabalho do BPA, considerando todo o ciclo do desmatamento, o Comandante da corporação, Tenente-Coronel Railson Baumman, fez exposição detalhada da Operação Hileia, em andamento. A ação resultou no registro de 106 ocorrências e na apreensão de equipamentos, dentre os quais 14 tratores. O trabalho terá prosseguimento no decorrer de 2025.

Defesa Civil e Censipam – O Coronel Arthur Santos (Defesa Civil) e o servidor Carlos Eduardo Pietro (Censipam) falaram sobre a natureza das atividades das instituições e se colocaram à disposição dos órgãos presentes para o desenvolvimento de um trabalho integrado na prevenção e combate a queimadas.

Sociedade civil – Também compareceram à audiência integrantes do meio acadêmico, pesquisadores da Unir, que falaram sobre a importância de dados técnicos da qualidade do ar, representantes de entidades civis e de setores da agricultura, que se manifestaram sobre as proposições feitas, apresentando ainda sugestões e ideias enfatizando a necessidade de políticas públicas ambientais e sociais justas.

Ao final, os integrantes dos Ministérios Públicos, que coordenaram os trabalhos, ressaltaram o sucesso da atividade, destacando a pluralidade de fontes e a qualidade das contribuições, bem como a continuidade na articulação com todos os órgãos para o enfrentamento do problema que afeta a todos.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L

Feriadão deve ter chuva e queda de temperatura no centro-sul do país

Inmet lançou alertas laranja para risco de chuvas intensas
L

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Pico das visualizações será na madrugada entre 21 e 22 de abril
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Urbano Norte e a força do que é local: a visão empreendedora de Pascoal Cahulla

Em entrevista ao programa Em Cima da Hora, o diretor da Urbano Norte compartilhou sua trajetória, os desafios da mobilidade no Brasil e o impacto de uma liderança que valoriza pessoas e territórios.
L

Coluna social Marisa Linhares:  INAUGURAÇÃO GWM MEGA MOTORS – CACOAL 

O empresário RODRIGO BERTELLI do Latícinios Miraella em Rolim de Moura/RO, esteve na concessionária GWM MEGA MOTORS em Cacoal onde retirou seu maravilhoso GWM TANK 300 Hi4T na cor laranja saara. Rodrigo já é proprietário de um lindo HAVAL H6.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (18/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (18/4) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (18/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Sexta-feira da Paixão: significado, origem e por que é uma data tão importante para os cristãos

Entenda o significado da Sexta-feira da Paixão, suas origens históricas e religiosas, rituais tradicionais e por que essa data comove milhões de fiéis em todo o mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
Publicidade

POLÍCIA

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Pais e responsáveis demonstraram entusiasmo com a oportunidade oferecida pelo governo do estado.
L

Homem é atacado a facadas pelo enteado enquanto discutia com a esposa em condomínio

O enteado armado com uma faca de serra entrou no quarto e atacou o padrasto com vários golpes pelo corpo.
16

PF e Ibama combatem crimes ambientais em RO

Durante a ação, três motores e três embarcações de grande porte utilizadas em atividades ilegais foram desativadas.
10
Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado; polícia investiga possível crime

Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado; polícia investiga possível crime

Inicialmente tratado como possível afogamento acidental, o caso passou a ser investigado com mais atenção após relatos divergentes das testemunhas e questionamentos feitos por familiares da vítima.
18
Mulher é morta com mais de 60 facadas; vítima recusou ajuda da família e deixou filho de 10 anos

Mulher dada como desaparecida desde 2018 grava vídeo e nega sequestro: “Quero viver em paz”

Durante o vídeo, a mulher também demonstra ressentimento em relação à irmã, insinuando que ela teria contribuído para o desfecho judicial do caso envolvendo L.S.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
L

Chefe da Williams vê “desvantagens” em ida de Verstappen para Mercedes

Especulações sobre futuro do piloto começaram após corrida no Bahrein
L
Mulher de 33 anos foragida de Rolim de Moura é capturada em Rondônia

Mulher de 33 anos foragida de Rolim de Moura é capturada em Rondônia

Ela foi condenada por estupro de vulnerável, crime previsto no artigo 217-A do Código Penal.
14
Polícia Civil de RO cumpre prisão de condenado por estupro de vulnerável

Homem é condenado a 25 anos por matar morador de rua

A sentença foi proferida após julgamento no Tribunal do Júri e o réu cumprirá a pena em regime fechado.
12
Suspeito de matar homem a facada se apresenta à polícia e não é preso

Suspeito de matar homem a facada se apresenta à polícia e não é preso

O crime ocorreu no último domingo (13), em uma casa na rua Manoel Nunes de Almeida, no bairro Village do Sol.
10

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas escondidas na roupa em presídio da capital

Ela foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes e poderá responder por tráfico de drogas.
10

Mara Benedicta: dedicação e coragem na linha de frente da saúde em Porto Velho

No #infocopodcast, a enfermeira e gestora do SAMU compartilhou sua trajetória, desafios da profissão e visão para um serviço de urgência mais humano e eficiente em Rondônia.
L

ZF apresenta soluções digitais para oficinas otimizarem tempo, gestão e faturamento

Programas de qualificação, plataformas integradas e soluções de agendamento fazem parte da estratégia
L
Famílias ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira são atendidas com cestas básicas e água potável

Famílias ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira são atendidas com cestas básicas e água potável

As famílias receberam cestas básicas contendo 22 itens de alimentação e higiene.
L
Rondônia promove adesão de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com apoio de Guia de Orientação

Rondônia promove adesão de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com apoio de Guia de Orientação

Em Rondônia, 12 municípios já fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.