O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, da Marinha do Brasil, iniciou atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas localizadas ao longo do Rio Madeira, incluindo regiões afetadas pela cheia do rio. Nesta segunda e terça-feira, 07 e 08/04, o Navio realizou Ação de Assistência Hospitalar (ASSHOP) na comunidade de São Carlos.
A Marinha atua em parceria com o Ministério da Saúde nos rios da região amazônica, levando assistência a localidades mais afastadas e com dificuldades de infraestrutura.
Nesses dois primeiros dias, o Navio atendeu cerca de 100 pessoas, com a realização de procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, intervenções cirúrgicas e exames laboratoriais. Além disso, foram distribuídos aproximadamente 4 mil medicamentos e 100 kits odontológicos.
Para prestar este apoio à população, o navio é equipado com consultórios médicos e odontológicos; laboratório para exames; sala de estabilização para casos de urgência e emergência; sala para exames de imagem (raio-x e mamografia); enfermaria; sala de vacina e farmácia, onde será realizada a dispensa de medicamentos às comunidades atendidas. A equipe de saúde é composta por médicos, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos bioquímicos e técnicos em enfermagem e em radiologia médica.
O Navio realizará, ainda, palestras educativas, além da vigilância epidemiológica, combate a endemias e eventuais atendimentos de emergência na região.
Cheia do Rio Madeira
A Marinha vem intensificando as ações para reforçar a Segurança da Navegação no período da cheia. Entre as ações estão o monitoramento do nível dos rios da Amazônia Ocidental e o contato com instituições públicas para apoiar as demandas consequentes dos períodos de cheia e seca, a fim de ampliar o atendimento à população e reforçar a segurança nas áreas afetadas pelas variações dos rios.