A Associação de Produtores Rurais Estrela D’Alva do Oeste (Aspredal), localizada no distrito de Rondominas, em Ouro Preto do Oeste, recebeu um reforço importante: R$ 300 mil, liberados por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT). O valor será utilizado na aquisição de um trator agrícola, uma grade aradora, uma carreta e uma caçamba hidráulica.
O pedido foi feito pelo presidente da associação, José Aparecido dos Santos, e atenderá diretamente mais de 120 famílias da região. O repasse dos recursos foi feito via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Segundo a deputada, o investimento busca fortalecer a agricultura familiar e incentivar a permanência das famílias no campo. “Ouro Preto é referência em produção agrícola. Com esse apoio, queremos ampliar a capacidade produtiva e garantir mais qualidade de vida às famílias, incentivando uma alimentação mais saudável e natural para a população”, destacou.
Mais produção, menos custo
Com o novo maquinário, a Aspredal espera aumentar em 10% a produção de forrageiras, impulsionar a atividade leiteira em até 30% e reduzir os custos de produção em 10%. Também é prevista uma valorização de 15% na renda dos agricultores e a recuperação ambiental de 20 propriedades da associação.
Um dos grandes objetivos dos produtores é a redução no uso de adubos químicos — a meta é cortar 90% do uso em até cinco anos. “Com técnicas mais sustentáveis e melhor manejo do solo, será possível diminuir a necessidade de mão de obra para controle de pragas e plantas invasoras, além de aumentar a fixação natural de nitrogênio, o que melhora a saúde do solo e das lavouras”, explicou a diretoria da associação.
Esse investimento representa um passo importante rumo a uma produção mais moderna, sustentável e rentável para o pequeno produtor rural de Rondônia.