SÁBADO, 19/04/2025

Indígenas lotam plenário da Câmara em sessão que exalta mobilização

Acampamento Terra Livre e Apib foram homenageados

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Indígenas lotam plenário da Câmara em sessão que exalta mobilização
Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8), uma sessão em homenagem à 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Maior mobilização indígena do país, o evento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), começou na segunda-feira (7) e segue até a sexta-feira (11), com a expectativa de atrair entre 6 mil e 8 mil participantes de ao menos 135 etnias de todo o país.

A sessão de homenagem foi proposta pela deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) e contou com as presenças de lideranças do movimento indígena; das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, além da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e do secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.

“Este é o Congresso Nacional que sonhamos para o futuro. O Congresso de um Brasil que começa conosco [indígenas], os primeiros brasileiros, e que, no entanto, somos o último [grupo] a chegar ao Congresso Nacional”, comentou a deputada Célia Xakriabá.

A parlamentar presidiu a sessão ─ marcada pela presença, no plenário, de dezenas de indígenas paramentados com adereços tradicionais, muitos deles usando as pinturas corporais típicas de seus povos.

Direitos

Durante a sessão da Câmara, um dos coordenadores executivos da Apib convidados a discursar, Dinamam Tuxá, criticou iniciativas parlamentares que afrontam os direitos indígenas. A seu ver, as proposições desfiguram o texto constitucional, com propostas como o chamado Marco Temporal – tese jurídica segundo a qual os indígenas só teriam direito às terras que ocupavam em outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada.

“Temos uma Constituição [Federal], aprovada por esta Casa, que ainda não foi implementada na sua totalidade. [Consequentemente] a violência impera dentro dos territórios indígenas. Neste exato momento, por exemplo, há fatos ocorrendo no território Pataxó [no sul da Bahia], bem como em outras áreas sob ataque. Esta violência se estende por todo o território nacional e nós sabemos quem são os mandantes. Enquanto isso, esta mesma Casa está se articulando e mobilizando proposituras de PECs [Propostas de Emenda à Constituição] e PLs [Projetos de Lei] que afrontam os direitos fundamentais dos povos indígenas”, afirmou Dinamam.

A defesa da Constituição em vigor desde 1988 é uma das pautas da atual edição do Acampamento Terra Livre. Em parte porque, embora não tenha sido integralmente implementada, pode ser considerada um marco na conquista e garantia de direitos pelos povos indígenas, estabelecendo que as diversas etnias têm direitos sobre os territórios tradicionalmente ocupados por seus antepassados, e que cabe à União proteger estas áreas.

Acampamento

Com o tema “Apib Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida”, o 21º Acampamento Terra Livre está estruturado em cinco eixos: “Apib Somos Todos Nós”, “Resistência e Conquista”, “Desconstitucionalização de Direitos”, “Fortalecendo a Democracia” e “Em Defesa do Futuro – A Resposta Somos Nós”.

Segundo os organizadores do ATL, o evento “destaca o empenho dos povos indígenas na garantia dos seus direitos, previstos na Constituição Federal, além de celebrar a união e a resistência da Apib”, organização criada em 2005, durante a segunda edição do ATL.

“Quero saudar os 20 anos da Apib e os 21 anos do Acampamento Terra Livre, esta grande mobilização que já se tornou não só a maior assembleia dos povos indígenas do Brasil, como também a maior mobilização indígena do mundo”, comentou a ministra Sônia Guajajara.

“O ATL é sinônimo de luta, resistência, teimosia, denúncia, mas não podemos nos esquecer de que ele também é sinônimo de beleza, diversidade, cultura e sabedoria ancestral”, acrescentou a ministra

Sônia Guajajara atribui à mobilização política dos povos originários a eleição de um grupo de parlamentares indígenas que, hoje, forma a chamada “bancada do cocar”. Outra conquista dessa luta, na visão dela, é a própria criação do Ministério dos Povos Indígenas, em 2023, primeiro ano do terceiro governo Lula.

Resistência

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, lembrou que, há mais de 500 anos, os indígenas brasileiros resistem ao processo de colonização de seus modos de vida. Joenia também fez coro aos que defendem a demarcação de terras da União destinadas ao usufruto exclusivo indígena como “uma estratégia de enfrentamento às crises climáticas.

“Para isso, a demarcação [de terras indígenas] têm que ser respeitadas. Tem que haver investimento para a proteção dos territórios indígenas, para, assim, termos dignidade, soberania alimentar e para manter esta riqueza cultural que o Brasil sempre mostra nos cartões postais”, comentou Joenia, que, em 2022, foi reeleita deputada federal por Roraima com o apoio da Campanha Indígena, criada pela Apib para apoiar candidatos indígenas comprometidos com o movimento.

Uma das mais importantes lideranças indígenas do país, o cacique Raoni Metuktire, da etnia caiapó, apelou a todos os presentes para que prossigam com a luta de seus antepassados pelo cumprimento dos direitos indígenas.

“Temos que continuar defendendo nosso direito à terra para, um dia, podermos ter nossos territórios […] Temos que estar firmes para continuar lutando contra os não-indígenas que querem destruir o que é nosso. Vocês estão vendo, eu estou cada vez mais cansado. Agora, esta luta é com vocês, [indígenas] mais jovens […]. Vocês não podem entrar em conflitos entre vocês. Têm que se respeitar, lutar e estar juntos, unidos, fortes contra qualquer ameaça”, discursou Raoni.

Aldeamento

O secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, frisou que a criação do Ministério dos Povos Indígenas, comandado por uma indígena, bem como o fato de outros representantes indígenas ocuparem postos-chave na administração pública federal com o aval do movimento, é resultado da mobilização e organização indígena, no qual se insere o Acampamento Terra Livre e a criação da Apib.

“Estamos aldeando a gestão pública, aldeando este parlamento, por toda uma conjuntura de defesa dos direitos dos povos indígenas; de combater as violações. Eu queria reconhecer a importância do ATL e da Apib”, reconheceu.

Weibe lembrou que foi durante a edição do acampamento de 2022 que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então pré-candidato, “assumiu o compromisso de criar o Ministério dos Povos Indígenas e colocar a Funai e a Sesai sob o comando de gestores indígenas”.

“E aqui estamos nós. Isso demonstra a importância da articulação dos povos indígenas do Brasil, a importância do movimento indígena organizado e a importância de ocuparmos estes espaços”, finalizou o secretário nacional.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L

Feriadão deve ter chuva e queda de temperatura no centro-sul do país

Inmet lançou alertas laranja para risco de chuvas intensas
L

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Pico das visualizações será na madrugada entre 21 e 22 de abril
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Urbano Norte e a força do que é local: a visão empreendedora de Pascoal Cahulla

Em entrevista ao programa Em Cima da Hora, o diretor da Urbano Norte compartilhou sua trajetória, os desafios da mobilidade no Brasil e o impacto de uma liderança que valoriza pessoas e territórios.
L

Coluna social Marisa Linhares:  INAUGURAÇÃO GWM MEGA MOTORS – CACOAL 

O empresário RODRIGO BERTELLI do Latícinios Miraella em Rolim de Moura/RO, esteve na concessionária GWM MEGA MOTORS em Cacoal onde retirou seu maravilhoso GWM TANK 300 Hi4T na cor laranja saara. Rodrigo já é proprietário de um lindo HAVAL H6.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (18/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (18/4) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (18/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Sexta-feira da Paixão: significado, origem e por que é uma data tão importante para os cristãos

Entenda o significado da Sexta-feira da Paixão, suas origens históricas e religiosas, rituais tradicionais e por que essa data comove milhões de fiéis em todo o mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
Publicidade

POLÍCIA

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Pais e responsáveis demonstraram entusiasmo com a oportunidade oferecida pelo governo do estado.
L

Homem é atacado a facadas pelo enteado enquanto discutia com a esposa em condomínio

O enteado armado com uma faca de serra entrou no quarto e atacou o padrasto com vários golpes pelo corpo.
16

PF e Ibama combatem crimes ambientais em RO

Durante a ação, três motores e três embarcações de grande porte utilizadas em atividades ilegais foram desativadas.
10
Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado; polícia investiga possível crime

Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado; polícia investiga possível crime

Inicialmente tratado como possível afogamento acidental, o caso passou a ser investigado com mais atenção após relatos divergentes das testemunhas e questionamentos feitos por familiares da vítima.
18
Mulher é morta com mais de 60 facadas; vítima recusou ajuda da família e deixou filho de 10 anos

Mulher dada como desaparecida desde 2018 grava vídeo e nega sequestro: “Quero viver em paz”

Durante o vídeo, a mulher também demonstra ressentimento em relação à irmã, insinuando que ela teria contribuído para o desfecho judicial do caso envolvendo L.S.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
L

Chefe da Williams vê “desvantagens” em ida de Verstappen para Mercedes

Especulações sobre futuro do piloto começaram após corrida no Bahrein
L
Mulher de 33 anos foragida de Rolim de Moura é capturada em Rondônia

Mulher de 33 anos foragida de Rolim de Moura é capturada em Rondônia

Ela foi condenada por estupro de vulnerável, crime previsto no artigo 217-A do Código Penal.
14
Polícia Civil de RO cumpre prisão de condenado por estupro de vulnerável

Homem é condenado a 25 anos por matar morador de rua

A sentença foi proferida após julgamento no Tribunal do Júri e o réu cumprirá a pena em regime fechado.
12
Suspeito de matar homem a facada se apresenta à polícia e não é preso

Suspeito de matar homem a facada se apresenta à polícia e não é preso

O crime ocorreu no último domingo (13), em uma casa na rua Manoel Nunes de Almeida, no bairro Village do Sol.
10

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas escondidas na roupa em presídio da capital

Ela foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes e poderá responder por tráfico de drogas.
10

Mara Benedicta: dedicação e coragem na linha de frente da saúde em Porto Velho

No #infocopodcast, a enfermeira e gestora do SAMU compartilhou sua trajetória, desafios da profissão e visão para um serviço de urgência mais humano e eficiente em Rondônia.
L

ZF apresenta soluções digitais para oficinas otimizarem tempo, gestão e faturamento

Programas de qualificação, plataformas integradas e soluções de agendamento fazem parte da estratégia
L
Famílias ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira são atendidas com cestas básicas e água potável

Famílias ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira são atendidas com cestas básicas e água potável

As famílias receberam cestas básicas contendo 22 itens de alimentação e higiene.
L
Rondônia promove adesão de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com apoio de Guia de Orientação

Rondônia promove adesão de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com apoio de Guia de Orientação

Em Rondônia, 12 municípios já fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.