SÁBADO, 17/05/2025

L

Agro

Gripe Aviária: Rondônia e outros estados seguem em emergência zoossanitária, por 180 dias

Esse reconhecimento é essencial para assegurar a continuidade das exportações brasileiras de carne e produtos avícolas sem restrições sanitárias internacionais.

Por Wanglézio Braga | News Rondônia

Publicado em 

Gripe Aviária: Rondônia e outros estados seguem em emergência zoossanitária, por 180 dias - News Rondônia
Foto: FreePik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil, como medida preventiva contra o risco de disseminação do vírus da influenza aviária H5N1, de alta patogenicidade. A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União.

Até o momento, não há registro da doença em aves comerciais no país, incluindo em estados da região Norte como Rondônia, o que garante ao Brasil a manutenção do status de livre da influenza aviária junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Esse reconhecimento é essencial para assegurar a continuidade das exportações brasileiras de carne e produtos avícolas sem restrições sanitárias internacionais.

Com a prorrogação, o Mapa reforça a capacidade de resposta a possíveis ocorrências, por meio da articulação com órgãos federais, estaduais e municipais. A pasta destaca a importância da vigilância ativa, do isolamento de áreas suspeitas e da suspensão de eventos com aglomeração de aves — inclusive em estados como Rondônia, que possuem produção avícola crescente — para garantir a biossegurança e proteger a cadeia produtiva nacional.

Gripe Aviária: Rondônia e outros estados seguem em emergência zoossanitária, por 180 dias - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.