O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional de Segurança Pública nas regiões da Amazônia Legal que compreende os estados de Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Amazonas, Roraima e Mato Grosso. A medida está prevista na Portaria MJSP nº 917, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).
A presença da Força Nacional tem como objetivo reforçar ações de combate a incêndios florestais, além de atuar em atividades de polícia judiciária e perícia forense, contribuindo para a preservação da ordem pública e proteção da população e do patrimônio natural. A nova fase da operação ocorrerá entre os dias 16 de abril e 14 de julho de 2025, em caráter episódico e planejado.
De acordo com a portaria, os profissionais da polícia técnico-científica e judiciária da Força Nacional atuarão em apoio direto às Polícias Civis dos Estados e à Polícia Federal, especialmente na investigação das causas humanas de incêndios, prática recorrente durante o período seco nessas regiões.