SÁBADO, 19/04/2025

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC inicia campanha com exposição sobre clima e segurança no trabalho

Exposição “Os Impactos Climáticos e a Segurança no Trabalho” traz os olhares da Amazônia sobre os desafios enfrentados por trabalhadores diante da emergência climática.

Por ASCOM MPT/RO e AC - 35

Publicado em 

Campanha do MPT com Mostra Visual será aberta pelo MPT

PORTO VELHO (RO) – O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual “Os Impactos Climáticos e a Segurança no Trabalho”, que será realizada na sede da instituição, em Porto Velho, no dia 8 de abril, às 10h. A exposição propõe uma reflexão urgente sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde e segurança de trabalhadoras e trabalhadores, especialmente na região amazônica.

Com colaborações artísticas de Avener Prado, Abner Pamareg Suruí, Paulo Alberto, Gabriel Bicho, Marcela Bonfim, Victória Morão, Dyran, Luiz Andrade, Thai Rodrigues, Sâmela Hidalgo, Izzi Regina, Yago Santos, Ray Cardoso, Malu Menezes, Raquel Teixeira, do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio Educação Cidadania (REC) e do projeto REMO – “Registrar a Memória de Quem Faz a História”, a mostra, por meio da fotografia, do vídeo, da ilustração, dos quadrinhos e das gravuras, retrata os desafios enfrentados por quem atua em ambientes marcados por queimadas, ondas de calor, enchentes e degradação ambiental. A Procuradora do Trabalho Camilla Holanda Mendes, que coordenou as ações da mostra, destaca a urgência do tema:

“Estamos diante de uma emergência que exige atenção imediata. A região amazônica tem vivenciado eventos climáticos extremos que afetam diretamente a saúde dos trabalhadores. Com esta mostra, queremos provocar a sociedade a refletir e se mobilizar pela proteção da vida, da dignidade e do meio ambiente laboral”, afirma Camilla.

A campanha “Abril Verde” deste ano, intitulada “Futuro sustentável no trabalho e no clima”, é promovida nacionalmente pelo MPT e visa alertar sobre os efeitos da crise climática nas rotinas laborais. A exposição destaca cenários da Amazônia e trabalhadores que, mesmo diante de temperaturas extremas e condições precárias, resistem e continuam garantindo sua subsistência.

A curadoria da mostra dialoga com estudos conduzidos pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) e pelo Grupo de Estudo sobre Mudanças Climáticas e Impactos no Meio Ambiente do Trabalho, que analisam como as transformações ambientais intensificam os riscos ocupacionais. Na PRT-14, a coordenação regional da Codemat está sob responsabilidade do procurador do Trabalho José Heraldo de Sousa, que tem articulado importantes ações estratégicas na área.

Durante todo o mês, também serão realizadas ações educativas e de mobilização voltadas a empregadores, trabalhadores e gestores de saúde ocupacional, sendo um dos principais destaques da programação a audiência pública marcada para o dia 28 de abril, às 8h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em Porto Velho.

“Dados da OIT apontam que 70% dos trabalhadores no mundo são atingidos por essas mudanças, sendo que o meio ambiente do trabalho não está desconectado do meio ambiente, pelo contrário, faz parte. Nesse contexto, cabe aos gestores públicos e às empresas a identificação dos perigos, inclusive os externos, que possam afetar a saúde e segurança no trabalho, sabendo-se que, por exemplo, o trabalho em calor extremo pode causar hipertermia, estresse térmico, confusão mental, convulsão, doenças cardiovasculares, transtornos psiquiátricos e problemas na gestação. Assim, o MPT convida a todos os interessados a participarem dos eventos programados para o “Abril Verde 2025”, dentre eles, as palestras com profissionais da área que ocorrerão na sede da PRT da 14ª Região em Porto Velho no dia 28/04/2025”, reforça o Procurador Regional do Trabalho, José Heraldo de Souza.

Outras ações da campanha Abril Verde 2025 incluem a iluminação das fachadas das unidades do MPT em Porto Velho, Ji-Paraná e Rio Branco com a cor verde — símbolo da campanha.
A mostra permanecerá aberta ao público durante o mês de abril, na sede do MPT em Porto Velho. A entrada é gratuita.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Durante a viagem ao distrito de Calama, embarcação com o prefeito fica à deriva

“É isso aí, gente! Nós estamos parados aqui no meio do rio. O barco, ou melhor, a lancha quebrou.”
L

Feriadão deve ter chuva e queda de temperatura no centro-sul do país

Inmet lançou alertas laranja para risco de chuvas intensas
L

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Pico das visualizações será na madrugada entre 21 e 22 de abril
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Urbano Norte e a força do que é local: a visão empreendedora de Pascoal Cahulla

Em entrevista ao programa Em Cima da Hora, o diretor da Urbano Norte compartilhou sua trajetória, os desafios da mobilidade no Brasil e o impacto de uma liderança que valoriza pessoas e territórios.
L

Coluna social Marisa Linhares:  INAUGURAÇÃO GWM MEGA MOTORS – CACOAL 

O empresário RODRIGO BERTELLI do Latícinios Miraella em Rolim de Moura/RO, esteve na concessionária GWM MEGA MOTORS em Cacoal onde retirou seu maravilhoso GWM TANK 300 Hi4T na cor laranja saara. Rodrigo já é proprietário de um lindo HAVAL H6.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (18/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (18/4) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (18/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Sexta-feira da Paixão: significado, origem e por que é uma data tão importante para os cristãos

Entenda o significado da Sexta-feira da Paixão, suas origens históricas e religiosas, rituais tradicionais e por que essa data comove milhões de fiéis em todo o mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
Publicidade

POLÍCIA

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Programa Policial Militar Mirim 2025 começa com 1.500 alunos de 16 municípios em Rondônia

Pais e responsáveis demonstraram entusiasmo com a oportunidade oferecida pelo governo do estado.
L

Homem é atacado a facadas pelo enteado enquanto discutia com a esposa em condomínio

O enteado armado com uma faca de serra entrou no quarto e atacou o padrasto com vários golpes pelo corpo.
16

PF e Ibama combatem crimes ambientais em RO

Durante a ação, três motores e três embarcações de grande porte utilizadas em atividades ilegais foram desativadas.
10
Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado; polícia investiga possível crime

Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado; polícia investiga possível crime

Inicialmente tratado como possível afogamento acidental, o caso passou a ser investigado com mais atenção após relatos divergentes das testemunhas e questionamentos feitos por familiares da vítima.
18
Mulher é morta com mais de 60 facadas; vítima recusou ajuda da família e deixou filho de 10 anos

Mulher dada como desaparecida desde 2018 grava vídeo e nega sequestro: “Quero viver em paz”

Durante o vídeo, a mulher também demonstra ressentimento em relação à irmã, insinuando que ela teria contribuído para o desfecho judicial do caso envolvendo L.S.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
L

Chefe da Williams vê “desvantagens” em ida de Verstappen para Mercedes

Especulações sobre futuro do piloto começaram após corrida no Bahrein
L
Mulher de 33 anos foragida de Rolim de Moura é capturada em Rondônia

Mulher de 33 anos foragida de Rolim de Moura é capturada em Rondônia

Ela foi condenada por estupro de vulnerável, crime previsto no artigo 217-A do Código Penal.
14
Polícia Civil de RO cumpre prisão de condenado por estupro de vulnerável

Homem é condenado a 25 anos por matar morador de rua

A sentença foi proferida após julgamento no Tribunal do Júri e o réu cumprirá a pena em regime fechado.
12
Suspeito de matar homem a facada se apresenta à polícia e não é preso

Suspeito de matar homem a facada se apresenta à polícia e não é preso

O crime ocorreu no último domingo (13), em uma casa na rua Manoel Nunes de Almeida, no bairro Village do Sol.
10

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas escondidas na roupa em presídio da capital

Ela foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes e poderá responder por tráfico de drogas.
10

Mara Benedicta: dedicação e coragem na linha de frente da saúde em Porto Velho

No #infocopodcast, a enfermeira e gestora do SAMU compartilhou sua trajetória, desafios da profissão e visão para um serviço de urgência mais humano e eficiente em Rondônia.
L

ZF apresenta soluções digitais para oficinas otimizarem tempo, gestão e faturamento

Programas de qualificação, plataformas integradas e soluções de agendamento fazem parte da estratégia
L
Famílias ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira são atendidas com cestas básicas e água potável

Famílias ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira são atendidas com cestas básicas e água potável

As famílias receberam cestas básicas contendo 22 itens de alimentação e higiene.
L
Rondônia promove adesão de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com apoio de Guia de Orientação

Rondônia promove adesão de municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com apoio de Guia de Orientação

Em Rondônia, 12 municípios já fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.