A cheia do rio Madeira já afeta mais de 10 mil pessoas em Porto Velho (RO) e dezenas de animais domésticos e silvestres também estão sem abrigo, alimentação e cuidados. Diante deste cenário, professores e acadêmicos dos cursos de Geografia e de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e voluntários, estão se mobilizando para ajudar moradores e animais das áreas atingidas por meio da arrecadação de água potável e outras doações.
O nível do rio Madeira atingiu 16,73 metros neste domingo, dia 6 de abril, aproximando-se da cota de inundação, que é de 17 metros. Diversas áreas já estão inundadas, com perdas na agricultura e interrupção de serviços essenciais como o fornecimento de água e energia. A situação dos animais também é preocupante. Segundo voluntários, muitos estão sendo vítimas de ataques de jacarés e picadas de cobras e não há suprimentos básicos suficientes para atendimento de todos, além daqueles que foram abandonados à própria sorte.
Veja abaixo como é possível participar das campanhas dos cursos da UNIR e ajudar os atingidos.
As turmas do curso de Direito da UNIR, por meio de uma ação solidária idealizada na disciplina de Direito Ambiental, estão arrecadando água potável para levar aos moradores das comunidades ribeirinhas severamente impactadas pela cheia dos rios na região. As doações podem ser entregues até o dia 21 de abril de 2025, no Prédio da UNIR-Centro, em Porto Velho.
Ponto de coleta: UNIR-Centro, na Av. Presidente Dutra, nº 2965
Data: até dia 21 de abril de 2025
Doações: Garrafas e fardos de água mineral de 500 ml, de 1L, 1,5L e de 2L, roupas e calçados em bom estado
Campanha – Direito à vida: ajude a salvar um pet da enchente do Rio Madeira
Devido à enchente do rio Madeira, há também muitos animais domésticos e silvestres precisando de ajuda, resgate, alimentos, cuidados especiais e proteção. Sabendo da situação de riscos e sensibilizados com a proteção desses animais no Baixo Madeira, professores e acadêmicos dos cursos de Geografia e Direito da UNIR, além de voluntários e interessados em ajuda humanitária, lançaram a campanha “Direito à vida: ajude a salvar um pet da enchente do Rio Madeira”.
As doações podem ser feitas diretamente para a Associação Voluntário Animal-Porto Velho, pelo contato (69) 99349-7742, e também para a Clínica Veterinária Paraíso dos Animais, contato (69) 99972 8519, ambas em Porto Velho-RO.
Pontos de coleta: Associação Voluntário Animal-Porto Velho, contato (69) 99349-7742; Clínica Veterinária Paraíso dos Animais, contato (69) 99972 8519; e Grupo Acqua Viva UNIR , contato (69) 99971-4994
Data: doações abertas
Doações: Ração para cães e gatos, areia para gatos, cobertores, medicamentos (antibióticos e vermífugos), vasilhas e brinquedos
Idealizadores – A ação de extensão conta com a colaboração voluntária dos professores Lucileyde Feitosa e Catia Zuffo (Grupo “Acqua Viva-UNIR/Geografia); Delson Xavier, Isabela Esteves Cury e Thaís Bernardes Maganhini (Curso de Direito); e acadêmicos das turmas de Direito Ambiental I e II (2025.1), Constitucional II e Processo Constitucional, em parceria com a Associação Voluntário Animal de Porto Velho. As campanhas de arrecadação estão sendo realizadas desde março e seguem até o final de abril, visando apoiar as ações da Associação Voluntário Animal, que tem trabalhado e mobilizado voluntários e protetores de animais em prol dos pets ribeirinhos, além dos moradores atingidos pela cheia.