SEGUNDA-FEIRA, 07/04/2025

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta estudo

Mapeamento feito no ano passado mostrou que casos estão em alta

Por Pedro Peduzzi - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta estudo
Reprodução/TV Brasil

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista que que faz parte de um contexto de aumento desse tipo de violência no futebol.

O banco de reservas das jogadoras do Sport, que enfrentavam o Internacional em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi alvo de bananas. Uma das árbitras identificou o ataque e recolheu a fruta e as casas, o que foi filmado ao vivo pela câmera da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, afirma que o monitoramento realizado por sua equipe aponta que o racismo no futebol está crescendo, apesar da maior conscientização sobre o tema.

O observatório divulga, desde 2014, um relatório com denúncias e detalhamentos de casos de discriminação racial nesse esporte.

Em 2014, ano em que o relatório começou a ser publicado, foram registrados 36 casos de racismo no Brasil e no exterior. Cinco anos depois, em 2019, o número já estava em 159 casos. No ano seguinte, 2020, devido ao início da pandemia, o número de casos caiu para 81, mas voltou a subir para 158, em 2021; para 233, em 2022; e para 250, em 2023 – última edição publicada até o momento.

Para Carvalho, é fundamental que a Justiça tome decisões que deixem os racistas com receio ou medo de praticar esse tipo de crime, seja em estádios ou onde mais for.

“Mas a gente precisa também entender que não vamos acabar com o racismo pensando só em punição. Precisamos pensar cada vez mais em conscientização e em educação”.

“As pessoas precisam entender o que é racismo. Precisam entender que o que muitas vezes chamamos de piada é racismo. Caso contrário, as pessoas continuarão perpetuando esse racismo recreativo na forma de piadas que tanto vemos por aí”, acrescentou ao defender esse tipo de cuidado também nas categorias de base dos clubes.

No caso de racismo no jogo entre Sport e Internacional, o time feminino do clube gaúcho jogará com portões fechados nos próximos três jogos como punição, determinou o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, na tarde seguinte ao jogo, acatando pedido feito pela Procuradoria-Geral da entidade.

O Sport também registrou boletim de ocorrência (BO) na Policia Civil, e o caso também será investigado na esfera criminal, pela Delegacia da Intolerância, em Porto Alegre.

“Nos últimos anos, temos visto uma atuação muito maior dos clubes da CBF no combate ao racismo, mas isso não tem se refletido em punições [contra aqueles que praticaram este crime]. Percebemos que jogadores, clubes, jornalistas e torcedores estão mais conscientes sobre esse problema”, explica o diretor do Observatório, que pondera. “Mas, infelizmente isso não está refletindo nos casos julgados nos tribunais de justiça desportiva. Ao que parece, ali essa conscientização ainda não chegou”, complementou.

Subnotificação

O monitoramento citado por Marcelo Carvalho é feito a partir de denúncias veiculadas pela imprensa. “Recebemos também muitas denúncias por meio de nossas redes sociais e e-mail, mas, até por segurança jurídica, preferimos trabalhar apenas com casos que sejam veiculados na imprensa”, explica o diretor, ao ressaltar que há muitos outros casos que não constam do relatório.

O levantamento mostra que o estado com maior número de incidentes é o Rio Grande do Sul, onde a câmera da TV Brasil fez o flagrante. Foram 89 casos de racismo em estádios gaúchos entre 2014 e 2023, número que corresponde a 24,45% dos 364 incidentes mapeados no período em todo o país.

Em segundo lugar neste ranking está São Paulo, com 57 casos, ou 15,65% do total registrado nos estádios brasileiros. Minas Gerais vem na sequência, com 34 incidentes (9,34%), seguido do Rio de Janeiro, com 25 casos (6,86%), e do Paraná, com 23 casos (6,32%).

As regiões Sul (36%) e Sudeste (32%) respondem por 68% do total de casos de racismo no futebol brasileiro. Já o Nordeste responde por 16%, enquanto a Centro-Oeste e a Norte registraram, respectivamente, 9% e 6% do total de incidentes mencionados desde 2014.

Muitas das denúncias não incluídas no relatório estão relacionadas a campeonatos amadores ou às categorias de base. Pode-se, portanto, concluir que a situação é muito pior do que o apontado pelo levantamento.

“A verdade é que temos uma estrutura extremamente viciada; uma estrutura extremamente racista no futebol, que se dá desde o início de sua prática no Brasil”, observa Carvalho.

“Basta lembrar que o futebol chegou no Brasil como esporte elitista, classista e racista, ainda que, a partir de determinado momento, pela qualidade dos jogadores negros, esse esporte foi se tornando popular, caindo no gosto das pessoas pobres e negras. Mas a verdade é que os primeiros jogadores negros dos clubes eram proibidos de circular a área social, entrando e saindo de seus clubes pelas portas dos fundos”, acrescentou.

Ele lembra que até os dias atuais, com pessoas e instituições cada vez mais cientes da importância de políticas compensatórias como as de cotas, o percentual de treinadores, dirigentes e gestores negros, no futebol, continua quase nulo.

Racismo na Libertadores

A agressão racista em Porto Alegre remete imediatamente a outro caso de repercussão que ocorreu no dia 6 de março, durante uma partida entre as equipes do Palmeiras contra o time Cerro Porteño, no Paraguai, pela Taça Conmebol Libertadores Sub-20.

A exemplo do que acontece em diversas partidas disputadas por times brasileiros nos países vizinhos, um torcedor se direcionava a um jogador brasileiro, fazendo movimentos similares aos de um macaco. No caso, a manifestação racista foi dirigida ao jogador Luighi, do Palmeiras.

Ao final da partida, ao conceder entrevista, o jogador brasileiro, muito emocionado, chorou após o repórter fazer uma pergunta restrita à partida, deixando de lado o ocorrido. “É sério isso?”, disse ele ao ouvir uma pergunta rotineira sobre a partida, deixando de lado a manifestação racista contra ele.

“A Conmebol vai fazer o que sobre isso? O que fizeram comigo foi um crime”, questionou, em meio a lágrimas, o atleta.

A punição contra esse “ato infracional”, segundo a legislação paraguaia, ficou restrita a uma multa no valor de US$ 50 mil. Outra medida punitiva foi a de proibir a presença de torcedores do Cerro Porteño durante os jogos do campeonato. Marcelo Carvalho lamenta a falta de punição aos racistas, até mesmo quando flagrados por câmeras.

“A punição deveria ser uma medida imediata para acabarmos com essa sensação de impunidade que se tem, por nada acontecer contra esses indivíduos racistas”, critica.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

O atleta Marcus Rodrigues ressaltou a importância do apoio do governo do estado.
L
Seleção Brasileira de Goalball vence Montenegro e Alemanha na estreia da Nations Cup em Berlim

Seleção Brasileira de Goalball vence Montenegro e Alemanha na estreia da Nations Cup em Berlim

Atual campeã, equipe masculina enfrenta Polônia às 6h15 deste sábado
L
Justiça da Catalunha devolve passaportes e Daniel Alves está livre para deixar a Espanha após absolvição

Justiça da Catalunha devolve passaportes e Daniel Alves está livre para deixar a Espanha após absolvição

Na semana passada, tribunal da Catalunha anulou sentença condenatória
L
Renato Gaúcho comanda primeiro treino no Fluminense após 11 anos e projeta time com “alegria e coragem”

Renato Gaúcho comanda primeiro treino no Fluminense após 11 anos e projeta time com “alegria e coragem”

Treinador convoca tricolores para duelo de domingo contra o Bragantino
L
Ato em São Paulo repudia absolvição de Daniel Alves e denuncia impunidade em casos de violência contra mulheres

Ato em São Paulo repudia absolvição de Daniel Alves e denuncia impunidade em casos de violência contra mulheres

Tribunal espanhol absolveu Daniel Alves, condenado por abuso sexual
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ALIANÇA PELA VIDA: Casal Rocha fortalece compromisso com a cidadania na edição especial do Rondônia Cidadã no residencial Morar Melhor

A ação faz parte do Plano Aliança Pela Vida, lançado em dezembro de 2024, e representa uma importante mobilização do governo estadual em prol da garantia dos direitos sociais e da dignidade das comunidades mais vulneráveis.
L

Na geladeira: BPTAR esfria os planos de traficante e encontra 1kg de maconha no congelador

Droga foi encontrada escondida entre os “frios” de um apartamento na zona sul; suspeito confessou e acabou com os planos congelados pela polícia.
10

CARDE amplia acervo com modelos exclusivos da Ferrari, Pegaso e Tucker

Museu em Campos do Jordão conta com mais de 100 veículos
L

Terapia com animais auxilia na recuperação de pacientes

Interação com pets contribui para o bem-estar e alívio de sintomas
L

Motoniveladora comemorativa da New Holland Construction tem tiragem limitada

Edição Titanium da RG170.B EVO marca os 75 anos da marca no Brasil com numeração exclusiva e pintura especial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Abertura dos portões está marcada para meio dia no horário de Brasília
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Publicidade

POLÍTICA

Senadores Jaime Bagattoli e Marco Rogério participam de manifestação pela anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro

O ato contou com discursos de parlamentares e representantes da direita, como o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas o momento mais aguardado ficou por conta da fala de Bolsonaro.
L

Deputado Cássio Gois apoia independência do Saae de Rondônia e propõe revisão das microrregiões de saneamento

O parlamentar, que não votou a matéria quando da sua aprovação em 2023, agora lidera debates para garantir autonomia das autarquias
L
Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre táxi e carro de passeio deixa ferido em cruzamento da Pinheiro Machado

Colisão ocorreu durante a noite no bairro Igarapé e deixou o condutor do táxi com ferimentos no rosto; demais envolvidos saíram ilesos.
10

Operação desmantela esquema de grilagem em terra indígena de Rondônia

PF investiga grupo que loteava e vendia ilegalmente áreas da Terra Indígena Igarapé Lage; construções clandestinas foram destruídas
10

Ficou sozinha: criminoso foge e deixa companheira para ser presa com drogas perto da rodoviária

Uma jovem de 19 anos foi presa por tráfico de drogas neste sábado (05), após ser flagrada com entorpecentes na Avenida Dom Pedro II, nas proximidades da rodoviária de Porto Velho.
10

Casal é preso após tentativa de homicídio mútua durante briga em vila de apartamentos

Durante a confusão, ambos acabaram se esfaqueando.
12

Homem leva duas facadas durante bebedeira na zona leste

A vítima não revelou quem foi o autor do crime, nem a motivação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Librelato amplia rede e inaugura mais um Box Libreparts no Brasil

Nova unidade expande operação e reforça a proximidade com os clientes, oferecendo soluções práticas e ágeis
L

Recebimento da Licença Ambiental: A B SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental/LAS Nº 176 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: MAIS LOCACOES LTDA.

LAS – Licença Ambiental Simplificada 
L

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Parlamentar denuncia falta de transparência na destinação de R$ 850 milhões ao MST, supostamente para a Reforma Agrária, sem detalhamento dos critérios de aplicação dos recursos.
L

Gestão municipal articula com instituições estratégias para lidar com a cheia do Rio Madeira

Tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas
L
Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

O Programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade.
L

AMG GT 63 S E PERFORMANCE estreia no Brasil com motor V8 híbrido

Modelo combina tecnologias da Fórmula 1 com tração integral e bateria de refrigeração direta
L

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro na zona leste

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros.
14

Mulher perde o controle de carro e capota ao lado de viaduto na zona sul

A motorista ferida foi socorrida em um carro particular para a UPA Sul.
10
Avanços no combate ao desmatamento em Rondônia são destacados em relatório da Operação Hileia

Avanços no combate ao desmatamento em Rondônia são destacados em relatório da Operação Hileia

A manutenção de fiscalizações rigorosas, e cooperação entre os órgãos ambientais e a força policial são fundamentais para garantir a proteção dos recursos naturais e coibir crimes ambientais em Rondônia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.