QUINTA-FEIRA, 10/04/2025

Brasil lidera publicações sobre Inteligência Artificial na América Latina, aponta estudo

Afirmação é de autor de estudo sobre panorama da IA no país

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil lidera publicações sobre Inteligência Artificial na América Latina, aponta estudo
Bruno Peres/Agência Brasil

O Brasil é líder do ranking de publicações sobre Inteligência Artificial (IA) na América Latina. O país é seguido pelo México e depois a Colômbia, segundo o relatório The Brazilian Landscape of Science, Technology, and Innovation in Artificial Intelligence (O Panorama Brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação em Inteligência Artificial), elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e encomendado pela representação diplomática dos Países Baixos no Brasil.

Laçando na semana passada, o estudo mostra que, considerando o período de 2000 a 2022, o Brasil ocupa a 15ª posição no ranking global de publicações sobre IA e mantém a liderança na América Latina. O México aparece como segundo país latino-americano (25º lugar mundial), seguido pela Colômbia (50º lugar mundial). China (1º), Estados Unidos (2º) e Japão (3º) lideraram o ranking global nesse período.

A análise mostra, entretanto, que a pandemia de covid-19 afetou a produção nacional, com consequente redução no número de publicações. Isso ocorreu em um momento particularmente relevante nesse campo de estudos, quando houve os desenvolvimentos críticos para o campo da IA que permitiram o surgimento dos grandes modelos de linguagem.

Dados anuais mais recentes pós-pandemia, referentes a 2023, mostram que o Brasil manteve a liderança regional, mas despencou no ranking, ocupando o 20º lugar mundial em publicações sobre IA. China e Estados Unidos seguiram nas primeiras posições, com Índia tomando o terceiro lugar do Japão nesse ano.

Atualmente, o Brasil conta com 144 unidades de pesquisa relacionadas à inteligência artificial. A indústria e a manufatura lideram com 30 unidades, seguidas de perto pelo setor de saúde, com 25. Os aplicativos corporativos e de gerenciamento respondem por 20 unidades, enquanto a mobilidade e a logística são o foco de 15 unidades.

Segundo o CGEE, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que desenvolve estudos e projetos com foco relacionado a esses temas, isso evidencia o potencial da IA como multiplicadora e catalisadora de desenvolvimento tecnológico e econômico no país. Em especial, o documento mostra que existem iniciativas em IA com atuação relevante em setores como ciências da vida, energia e agricultura.

A Agência Brasil conversou com o diretor do CGEE e um dos autores do estudo, Caetano Penna, sobre o cenário da IA no país e as perspectivas.

Agência Brasil – Em que situação estão as pesquisas relacionadas à IA no Brasil?

Caetano Penna – O Brasil é o líder do ranking de publicações sobre inteligência artificial na América Latina. O segundo país nesse ranking é o México e o terceiro é a Colômbia. Isso no período do ano 2000 a 2024. Entretanto, esse período está impactado pela pandemia de covid-19. Se a gente olha os anos de 2013 a 2022, que é o período em que o Brasil mais cresce em termos de publicações e não está impactado pela pandemia, nós figuramos em 13º. O Brasil, em qualquer recorte que façamos, está sempre notop 20 no ranking. E os líderes do ranking anteriormente eram China, Estados Unidos e Japão. Recentemente, a Índia superou o Japão e passou ao terceiro lugar no ranking.

Isso mostra que temos realmente uma base científica de conhecimento sobre inteligência artificial bastante robusta, que cresce e se expande. Desacelerou depois da pandemia, é verdade, mas ainda assim, nos dá uma base sólida para desenvolver soluções de inteligência artificial aplicadas e mesmo, gerando a fundação de modelos de IA.

Agência Brasil – Gostaria que o senhor comentasse os principais pontos do estudo.

Caetano Penna – O que é interessante é que o nosso relatório, um relatório independente, confirma o potencial do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e ajuda o Brasil a superar seus desafios. O que encontramos são desafios que estão sendo endereçados e potencialmente resolvíveis por meio dessa ação coordenada e implantação efetiva do plano.

Então, a gente olha esses elementos todos para traçar um panorama e entender quais são as forças do país, suas virtudes, suas principais capacidades, quais são as oportunidades que se abrem para colaborações e desafios que também podem ser superados por meio de colaborações.

Agência Brasil – Como a política pública desenhada pelo governo brasileiro pode impulsionar o desenvolvimento de tecnologia e inovação no país?

Caetano Penna – Um dos nossos desafios é transformar esse conhecimento em aplicações tecnológicas de uso comercial ou no setor público, justamente para alcançar os objetivos que foram postos pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

O estudo se presta a um objetivo, que é bastante interessante, para o desenvolvimento do Brasil, no campo da inteligência artificial – destacar a relevância brasileira no desenvolvimento e uso dessa área.

Nós olhamos a trajetória brasileira recente, em termos de políticas públicas, investimentos públicos e privados, criação de centros de pesquisa e desenvolvimento por todas as regiões do país, a produção científica desde a pós-graduação até as publicações em periódicos internacionais, passando também pelo desenvolvimento tecnológico, na forma de patentes, e as inovações e projetos inovadores no país.

Agência Brasil – De que forma o Brasil deve se posicionar nas discussões relacionadas ao desenvolvimento da tecnologia de IA, em especial no debate voltado para o desenvolvimento?

Caetano Penna – Uma das nossas percepções é que nações como os Países Baixos, outros da União Europeia e a própria União Europeia enfrentam desafios semelhantes aos do Brasil, porque todos nós não estamos lutando e correndo nessa disputa entre a China e os Estados Unidos pela dominância da IA. Estamos ainda nos emparelhando, e, portanto, podemos colaborar para superar problemas comuns. O objetivo, portanto desse relatório, foi abrir as portas do Brasil diante do mundo para que se veja qual é o potencial e a visão brasileira para o desenvolvimento e o uso de uma inteligência artificial responsável, ética e que melhore o bem-estar da população.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Léo Moraes, prefeito de Porto Velho, assume vice-presidência de Segurança Viária e Trânsito na FNP

A escolha fortalece a representatividade de Porto Velho nas discussões sobre políticas públicas voltadas à mobilidade urbana
L

Reajuste de aproximadamente 5% será aplicado aos servidores municipais de Porto Velho a partir de junho

O anúncio foi feito em menos de 100 dias de governo
L

WhatsApp libera avatares com IA, músicas nos status e temas personalizados

Atualização traz novidades que deixam o app mais divertido e com a cara do usuário
L
Lula defende candidatura única de mulher da América Latina para liderança da ONU durante Cúpula da Celac

Lula defende candidatura única de mulher da América Latina para liderança da ONU durante Cúpula da Celac

Em discurso na Celac, presidente pregou unidade regional
L
Ministro da Saúde lança campanha de vacinação contra gripe entre indígenas durante o Acampamento Terra Livre

Ministro da Saúde lança campanha de vacinação contra gripe entre indígenas durante o Acampamento Terra Livre

Ministro diz que combate às fake news é um desafio da vacinação
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura leva água potável e alimentos perecíveis aos moradores do Alto, Médio e Baixo Madeir

Com a “Operação Ribeirinhos em Ação”, o município tem atuado para atender a comunidade afetada pela cheia.
L

Librelato promove ações comerciais exclusivas com o “Conexão Librelato”

Implementadora reafirma seu compromisso com o setor ao integrar a Copa Truck 2025
L
Léo Moraes discute passagens aéreas mais acessíveis e novas rotas em reunião com ministro

Léo Moraes discute passagens aéreas mais acessíveis e novas rotas em reunião com ministro

Alto custo e malha aérea limitada foram parte da demanda apresentada pelo prefeito
L

Agenda News: Veredas apresenta o 4° Festival de Tambaqui Especial de Páscoa

Tradição, sabor e diversão se encontram no paraíso Veredas, no dia 18 de abril, com cardápio regional e atividades para toda a família.
L

#GiroNews | Entrevista Almir Marcelo Oliveira Viana, presidente da LDJJRO

No Giro News desta quarta-feira, dia 09, às 16h, o entrevistado é Almir Marcelo Oliveira Viana, faixa preta 3º grau diplomado pela CBJJ/IBJJF e presidente da recém-criada Liga Desportiva de Jiu-Jitsu de Rondônia (LDJJRO).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA EXTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves anuncia destinação de recursos para Rolim de Moura e Nova Brasilândia em agenda oficial

Município conseguiu adquirir dois veículos para a Semusa; apoio à 36ª Expoagro foi garantido.
L

Vereador Márcio Pacele acompanha lançamento da Operação Cidade Limpa na região da Ponta do Abunã

Após Extrema, a operação segue para Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e, conforme o cronograma, chegará a todos os distritos da região.
L
Coronel Chrisóstomo fiscaliza obras na BR-425 em videoconferência com diretor do DNIT

Coronel Chrisóstomo fiscaliza obras na BR-425 em videoconferência com diretor do DNIT

Intervenções buscam restabelecer a trafegabilidade e reduzir riscos em trechos alagados entre Guajará-Mirim e Nova Mamore.
L
Chrisóstomo

Coronel Chrisóstomo anuncia mais de R$ 18,5 milhões para o esporte em Rondônia e propõe foco nos eSports

Deputado federal lidera iniciativa na Comissão do Esporte e reforça compromisso com o setor nos 52 municípios rondonienses
L
RESENHA POLÍTICA

Resenha Política: Bastidores, Disputas e Protagonistas de Rondônia

Entrevistas exclusivas revelam intenções eleitorais, embates jurídicos e os nomes que moldam o cenário político do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é executado a tiros na zona sul

De acordo com as primeiras informações, um criminoso que estava em uma moto teria efetuado os disparos contra a vítima e, em seguida, fugido.
18
BPTAR prende jovem com mais de 2kg de drogas na zona sul

BPTAR prende jovem com mais de 2kg de drogas na zona sul

Policiais do BPTAR foram ao local após receberem denúncias que estaria ocorrendo venda de entorpecentes.
12

Motociclista tenta desviar de buraco e causa gravíssimo acidente na Calama

Com a colisão, uma das vítimas ficou desacordada, precisou ser intubada e foi encaminhada às pressas ao Hospital João Paulo II.
12
PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão em Porto Velho

PRF prende homem por estupro de vulnerável, em Porto Velho

Mandado de prisão é cumprido em desfavor de homem de 30 anos durante abordagem a táxi
16
Acusado de matar homem em vila de apartamentos é preso pela Homicídios

Acusado de matar homem em vila de apartamentos é preso pela Homicídios

A vítima foi Ricardo Silva de Paiva Neto, de 44 anos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maysa Ribas é a nova gerente de marketing da Link-Belt América Latina

Plano de reestruturação busca alinhar mercado, stakeholders e estratégias de crescimento
L

Brasil lidera corrida elétrica na América Latina

Estudo revela intenção crescente de brasileiros em adquirir veículos elétricos nos próximos anos
L

Requerimento da Licença Ambiental: 60.294.795 GILVANE MOTA DE ALMEIDA – MEI

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental: CERÂMICA SANTA CATARINA – LTDA

LICENÇA MINERAL DE EXTRAÇÃO Nº 016.00030.004/2025-SUL
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: EDVALDO DA SILVA PUPIN – ME

Licença Ambiental de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental: MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00062.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental:. META SUPERMERCADO ATACADO E VAREJO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 24 SOL/DLA
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.