SEXTA-FEIRA, 04/04/2025

Relatório aponta 85 conflitos que afetam 3,2 mil famílias de pescadores artesanais no Brasil

Mapeamento de conflitos é da Pastoral dos Pescadores e Pescadoras

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Relatório aponta 85 conflitos que afetam 3,2 mil famílias de pescadores artesanais no Brasil
Joédson Alves/Agência Brasil

Um mapeamento feito pelo Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) aponta que 3,2 mil famílias foram afetadas por 85 conflitos em cerca de 450 comunidades de pescadores artesanais, em 16 estados, entre 2015 e 2024.

O mapeamento consta do Relatório de Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil – 2024, lançado nesta terça-feira (1°), em Belém, no Pará.

Segundo o CPP, o relatório traz informações sobre conflitos entre os anos de 2022 e 2024. Nesse período, foram contabilizados 48 novos conflitos socioambientais, que se somaram a outros 37 conflitos antigos, conhecidos desde o ano de 2015.

O relatório mostra que as comunidades vêm sofrendo com a negligência na garantia de direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, apontada por 71,4% das comunidades como principal fator geracional de conflitos.

“Havia um clamor dos pescadores e das comunidades tradicionais pesqueiras em explicitar a negligência do Estado brasileiro. Então essa categoria entrou e, por isso, ela acabou virando a mais representativa de conflitos, porque é justamente pela negligência da garantia de direitos econômicos, sociais culturais e ambientais que existem muitos conflitos nas comunidades”, explicou a pesquisadora Ornela Fortes, responsável pela organização do relatório.

A especulação imobiliária foi apontada por 53,1% das comunidades como o segundo principal fator dos conflitos socioambientais, seguido pela privatização de áreas e territórios, que apareceu como 51% dos conflitos relatados. Os empreendimentos turísticos aparecem com 46,9% dos fatores relacionados aos conflitos socioambientais.

A pesca predatório, com 34,7%; o esgoto industrial ou urbano, com 24,5%; a construção de portos/indústria naval, com 20,4%; o agronegócio, com 18,4% e a aquicultura – criação de crustáceos, peixes, moluscos, incluindo a carcinicultura -, com 16,3% foram apontados pelas comunidades como importantes fatores de conflitos socioambientais.

“O nosso relatório, embora traga números, é sempre um relatório qualitativo, porque a gente tem uma realidade de conflitos socioambientais muito complexa. Às vezes uma comunidade tradicional é afetada por vários conflitos”, disse Ornela.

Um dos conflitos envolvendo especulação imobiliária e privatização dos territórios, diz respeito a 80 famílias que enfrentam uma disputa territorial no município de Ipojuca, no litoral pernambucano.

A comunidade vem sofrendo com um muro, construído por um empresário que se diz dono da área de praia no Pontal de Maracaípe, utilizada por uma comunidade de mulheres marisqueiras na sua subsistência.

“A gente tem vivido uma situação dolorosa em Maracaípe com um muro que o fazendeiro colocou no território. Tem muitas pescadoras doentes, até câmera no mangue ele instalou. Você sai, você é filmado, você chega na praia e é filmado, no mangue também”, denuncia a marisqueira Helena Ivalda, conhecida como Leninha, uma das atingidas pelo conflito.

Durante o lançamento do relatório, ela relatou que a comunidade vem sofrendo com ameaças e perseguições.

“Muitas pessoas já saíram do território com medo de morrer. A gente já teve relatos de pescadoras que foram estupradas. A gente também tem a perda do crustáceo, a gente não tá pescando, porque, lá, a maioria são mães solo que vão pegar o sustento da sua casa, para suas famílias, e têm medo das ameaças”, lamentou.

A fragilidade no processo de regularização da posse da terra também foi citada pelas comunidades como um fator de insegurança, com 53,1% afirmando ainda não estar em processo de regularização dos seus territórios.

Essa ausência de regularização se reflete na citação de empresas privadas (77,6%), agentes privados (55,1%) e latifundiários/fazendeiros (38,8%) como os principais causadores de conflitos, ao lado dos poderes executivos municipal (55,1%) e estadual (53,1%) e das empresas públicas (22,4%).

“Uma das coisas que chama a atenção é o papel do Poder Judiciário, que também colabora para esses conflitos. No caso de Leninha, a gente tem um agente privado como causador do conflito, mas a gente tem também um Judiciário que não dá a resposta suficiente, e o conflito está se agravando”, ressaltou Ornela.

Além dos conflitos sociais e das violações de direitos humanos, o relatório evidencia ainda que a situação de conflitos resulta em impactos ambientais diversos sobre a pesca artesanal. O principal deles, e o mais alarmante, é a diminuição da quantidade de pescado, apontado por 77,6% das comunidades.

“Está cada dia mais difícil pescar. Se antes se passava uma manhã e se trazia 10 quilos de pescado, isso já não ocorre hoje, tá diminuindo cada dia mais. Os pescadores estão relatando que agora têm que gastar mais combustível, estão mais expostos ao sol para conseguir a mesma quantidade de antes”, disse Ornela.

O desmatamento e a destruição de habitats, a exemplo dos manguezais, e a diminuição na diversidade do pescado, foram apontados como os outros dois principais impactos ambientais, com 75,5% e 69,4% das citações, respectivamente.

A poluição/contaminação das águas, solos e praias (67,3%), o assoreamento (51%), erosão (40,8%) e mortandade de pescados (38,8%) foram outros impactos apontados.

Em relação aos impactos socioeconômicos, as comunidades apontaram como principal consequência dos conflitos a descaracterização da cultura tradicional pesqueira, com 79,6% das respostas. Em seguida, vem a restrição/perda de recursos naturais (77,6%) e a quebra de laços comunitários/agravamento de conflitos internos, com 71,4%.

A diminuição da renda familiar e a dificuldade de acesso aos seus territórios também aparecem, ambas com 67,3%, como importantes consequências socioeconômicas, ao lado da insegurança alimentar/nutricional (55,1%) e a redução ou perda da saúde psíquica (53,1%).

Além do registro dos conflitos, a publicação também traz um levantamento da percepção dos impactos das mudanças climáticas entre os pescadores e pescadoras artesanais, algumas das principais vítimas dos desastres extremos causados pelo clima, nos últimos anos.

O principal efeito sentido foi o aumento na temperatura, citado por 72,9%; seguido por redução na variedade das espécies (62,5%). A extinção de espécies e alterações nas marés (58,3%) aparecem em terceiro; seguidos por alterações nos ventos (52,4%) e diminuição das chuvas (47,9%).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resultado do Sorteio do Especial Raimundos

News Rondônia agradece a todos os participantes e reforça o compromisso de levar cultura e entretenimento à cidade. Até a próxima oportunidade!
L

Com Almir e Txai Suruí, doc “Minha Terra Estrangeira” estreia no festival “É Tudo Verdade”

É um documentário questionador que busca entender a verdadeira nuance da representatividade daqueles que lutam pela floresta em Rondônia.
L

Em Espigão do Oeste, nova regra aumenta burocracia na garantia de vagas em creches

Para algumas famílias, essa burocracia pode se tornar um obstáculo.
L

Unir: oito cursos da instituição são aprovados com nota máxima pelo MEC

A nota representa um esforço coletivo de professores e alunos.
L
Departamento Municipal de Trânsito de Jaru realiza controle de tráfego e fiscalização em diversos pontos da cidade

Departamento Municipal de Trânsito de Jaru realiza controle de tráfego e fiscalização em diversos pontos da cidade

Na manhã desta quinta-feira, 03, a ação foi realizada no cruzamento das Avenidas Florianópolis e Padre Adolpho Rohl, no centro da cidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Milho chegará a Rondônia: Conab inicia remoção de 63 mil ton. para dividir pelo país

Rondônia está entre os estados beneficiados, garantindo a alimentação dos rebanhos e fortalecendo a produção agropecuária regional.
L

#FalaêPodCast | Entrevista Robson Medeiros, consultor especialista em sistemas de geração solar

Nesta quinta-feira, dia 03 de abril, às 18h, o Falaê Podcast recebe Robson Medeiros, consultor especialista em sistemas de geração solar. Na entrevista, Robson vai falar sobre as vantagens da energia solar, os avanços tecnológicos no setor, economia para residências e empresas, além das oportunidades de negócios sustentáveis em Rondônia. Um bate-papo imperdível para quem busca soluções energéticas inteligentes e econômicas!
L
Faculdades privadas têm até 7 de abril para aderir ao Fies 2025/1 e ofertar vagas remanescentes

Faculdades privadas têm até 7 de abril para aderir ao Fies 2025/1 e ofertar vagas remanescentes

MEC divulgará em breve regras para inscrição dos estudantes
L
Moradores de Porto Velho se unem para ajudar famílias afetadas pela cheia do Madeira

Moradores de Porto Velho se unem para ajudar famílias afetadas pela cheia do Madeira

Ponto de arrecadação é no Hospital Veterinário Prontodog, na Avenida Jorge Teixeira, ao lado da unidade de saúde Maurício Bustani
L

Coluna social Marisa Linhares: inauguração GWM Mega Motors – Cacoal

No último dia 29, aconteceu concorrida inauguração da concessionária GWM MEGA MOTORS das irmãs POLIANA MIRANDA e LETÍCIA MIRANDA BELTRAME que são também sócias proprietárias da GWM em Porto Velho/RO.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo faz críticas ao governo Lula e compara com gestão Bolsonaro: “Dois anos de fracasso”

Outro ponto abordado foi o aumento dos gastos com publicidade e viagens.
L

Hildon Chaves convoca nova eleição na AROM e reforça compromisso com o municipalismo

Com a definição de um novo pleito, a AROM está organizando o processo eleitoral para a escolha de uma nova diretoria.
L
Lula promete medidas contra tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Lula promete medidas contra tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Presidente se referiu à taxação de produtos brasileiros pelos EUA
L

Deputada Cláudia de Jesus intermedeia diálogo entre Sindur e governo para inclusão de servidores da Caerd na administração pública

Parlamentar reuniu com o vice-governador Sérgio Gonçalves, defendeu o assunto durante sessão na Alero e também fez proposição parlamentar ao governo.
L

Vereador Marcio Pacele assegura progresso na implementação do Fórum Digital em Vista Alegre do Abunã

Para Pacele, essa é uma grande conquista para a comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF combate grilagem de terras na Terra Indígena Igarapé Lage em Rondônia

O Grupo criminoso é alvo da operação por invasão e destruição nas terras indígenas.
10
Polícia Civil de Rondônia prende homem com submetralhadora em Candeias do Jamari

Polícia Civil de Rondônia prende homem com submetralhadora em Candeias do Jamari

O suspeito foi abordado nas proximidades de sua residência, portando uma submetralhadora calibre 9mm, com nove munições intactas e um silenciador.
14
Polícia Civil de Rondônia prende foragido condenado por tráfico de drogas durante operação

Polícia Civil de Rondônia prende foragido condenado por tráfico de drogas durante operação

As investigações levaram a localização do foragido, bem como revelaram outros dois mandados em aberto contra o conduzido.
12
Polícia Civil de Rondônia conclui investigação e prende suspeito de triplo homicídio

Polícia Civil de Rondônia conclui investigação e prende suspeito de triplo homicídio

O crime, que vitimou duas mulheres e um homem, gerou grande comoção na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia reforça iniciativas de inclusão para alunos autistas na rede estadual

Governo de Rondônia reforça iniciativas de inclusão para alunos autistas na rede estadual

A capacitação dos profissionais da educação tem sido outra prioridade do governo.
L
Documentário traz visão de crianças sobre violência policial em favela

Documentário traz visão de crianças sobre violência policial em favela

Na produção, cinco meninos e meninas pedem direito à vida sem medo
L
Centrais sindicais e patronais criticam tarifaço de Trump

Centrais sindicais e patronais criticam tarifaço de Trump

Medida dos EUA pode agravar crise da economia mundial, diz entidade
L
Flávio Dino é aplaudido no STF ao afirmar que crime organizado não está concentrado em favelas

Flávio Dino é aplaudido no STF ao afirmar que crime organizado não está concentrado em favelas

“Segurança pública não é dar tiros aleatoriamente” afirmou.
L

Ejud-14 realiza Encontro Latino-Americano sobre Governança e Justiça do Trabalho

A iniciativa internacional para o fortalecimento da Justiça do Trabalhista na América Latina, contará com especialistas de renome e transmissão em português e espanhol.
L
UNAMA reconhece mulheres inspiradoras em Porto Velho

UNAMA reconhece mulheres inspiradoras em Porto Velho

A cerimônia reconhece personalidades femininas das áreas de saúde, arte, segurança, jurídica e política
L
Antecipação do 13º do INSS injetará R$ 73,3 bilhões na economia e beneficiará 34,2 milhões de pessoas

Antecipação do 13º do INSS injetará R$ 73,3 bilhões na economia e beneficiará 34,2 milhões de pessoas

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começa no próximo dia 24
L
Vendas de veículos novos no primeiro trimestre de 2025 são as maiores desde 2008

Vendas de veículos novos no primeiro trimestre de 2025 são as maiores desde 2008

Unidades comercializadas somam 1,08 milhão, diz Fenabrave
L
Gov.br ultrapassa 67,5 milhões de contas ouro e supera nível bronze pela primeira vez

Gov.br ultrapassa 67,5 milhões de contas ouro e supera nível bronze pela primeira vez

São disponibilizados mais de 4,5 mil serviços públicos digitais
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.