TERÇA-FEIRA, 01/04/2025

Estudo revela aumento de lideranças negras e indígenas no Poder Executivo, mas desigualdade racial persiste em cargos de alto escalão

Homens brancos continuam a ter maior percentual, com 35% dos cargos

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo revela aumento de lideranças negras e indígenas no Poder Executivo, mas desigualdade racial persiste em cargos de alto escalão
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Cerca de quatro a cada dez cargos de liderança no Poder Executivo brasileiro são ocupados por pessoas negras ou indígenas. Apesar de representarem juntas a maior parte da população brasileira, elas são 39% das lideranças nos ministérios, autarquias e fundações. Essa porcentagem aumentou 17 pontos percentuais ao longo dos últimos 25 anos. Homens brancos seguem, no entanto, ocupando sozinhos a maior fatia das posições de liderança, 35%.

Os dados são do estudo inédito Lideranças Negras no Estado Brasileiro (1995-2024), divulgado nesta sexta-feira (28). A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), com apoio da Fundação Lemann e da Imaginable Futures.

O estudo traz um levantamento do perfil daqueles que ocupam os quadros de liderança com base nos dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). A pesquisa considera os últimos 25 anos, o que corresponde a sete gestões presidenciais. Além disso, o estudo traz entrevistas aprofundadas com 20 dessas lideranças.

De acordo com os dados levantados, em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), homens negros ou indígenas ocupavam 13% dos cargos de liderança no Poder Executivo. Já as mulheres negras ou indígenas ocupavam 9% dessas posições. Juntos, esses homens e mulheres preenchiam 22% dos cargos. Na mesma época, os homens brancos estavam em 37% das posições de liderança, e as mulheres brancas, em 29%.

Em 2024, no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cenário mudou. Homens negros ou indígenas passaram a ocupar 24% dos cargos, e as mulheres negras ou indígenas, 15%. As mulheres brancas estão em 26% dos cargos de liderança, e os homens brancos seguem ocupando a maior porcentagem, 35%.

“A parte quantitativa da pesquisa mostra uma sensível redução da presença de homens brancos. Mas essa presença era e continua sendo majoritária em todos os campos, em toda a esfera do Estado”, diz a coordenadora da pesquisa, a socióloga e professora da Universidade Federal Fluminense, Flavia Rios.

Apesar de maioria nas posições de liderança, os homens brancos representam 20,58% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Neste olhar específico para o Executivo Federal, a gente observou uma sensível mudança, e essa mudança é mais recente, dos últimos anos. E ela é mais sensível quanto menor é o grau da autoridade. Se nós estamos falando de um cargo de baixa autoridade, nós estamos falando de um maior crescimento da presença de mulheres e de pessoas negras. Se nós estamos falando de um ministro ou de um secretário desse ministério, a probabilidade será maior de encontrar pessoas brancas, sobretudo homens brancos”, ressalta Rios.

GOVERNO BRANCOS BRANCAS NÃO-BRANCOS NÃO-BRANCAS

FHC 1 37% 29% 13% 9%
LULA 1 38% 30% 14% 11%
LULA 2 39% 30% 15% 11%
DILMA 38% 29% 17% 12%
TEMER 39% 27% 19% 12%
BOLSONARO 38% 26% 22% 13%
LULA 3 35% 26% 24% 15%

Diferenças entre os ministérios

O estudo mostra ainda que há diferenças na ocupação de cargos de liderança entre os ministérios, e, como destacado por Rios, entre os níveis. Aqueles cargos de mais alto escalão têm as menores porcentagens de pessoas negras e indígenas.

De acordo com os dados levantados, o Ministério das Relações Exteriores tem a maior porcentagem de lideranças masculinas brancas e amarelas, 51%. Seguido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (45%) e Justiça e Segurança Pública (45%).

As maiores proporções de lideranças masculinas pretas, pardas e indígenas estão no Ministério dos Povos Indígenas, com 39% dos cargos ocupados por essas pessoas.

Já os ministérios com as maiores proporções de lideranças femininas pretas, pardas e indígenas são Cultura (22%), Povos Indígenas (22%), Esporte (21%), Educação (21%) e Gestão e Inovação em Serviços Públicos (21%).

Para Rios é necessário diversificar todos os setores da administração federal, não apenas alguns cargos ou pastas específicas.

“De fato, setores chamados de sociais têm uma tendência a ter uma melhor sensibilidade para mudança em termos de gênero e raça. A gente viu isso, sobretudo nesses últimos anos”, diz a coordenadora da pesquisa, que acrescenta: “A gente precisa modificar e diversificar todos os setores, não só alguns”.

Alto escalão

As disparidades estão principalmente nos cargos de maior autoridade, que são ocupados majoritariamente por homens brancos (46%). Essa porcentagem diminuiu ao longo dos últimos 25 anos, era 75% em 1999. As mulheres brancas passaram, no mesmo período, de 15% para 26% dos cargos de alto escalão.

Os homens negros e indígenas apresentaram uma longa estabilidade em torno dos 10% até 2014; chegaram a 18%, em 2022; e, em 2024, passaram a ocupar 16% dos altos cargos. As mulheres negras e indígenas partiram do menor patamar, ocupando 1,6% dos cargos de alto escalão e chegaram aos atuais 11%.

Rios conta que, nas entrevistas que fez, percebeu que pessoas negras e indígenas parecem ter menos poder de escolha e agarrar mais as oportunidades que chegam, mesmo que sejam cargos considerados mais baixos.

“Parece que as pessoas brancas podem escolher mais para onde elas vão. Então, por exemplo, uma entrevistada, me disse assim: ‘Olha, eu não escolho. Se eu sou selecionada para ter um cargo de baixa autoridade, eu vou. Eu tenho uma amiga que não. Ela fala assim: ‘Ah, não, não vou. Vai dar muita dor de cabeça ser uma coordenadora geral’. Ela fica ali esperando a oportunidade de ser uma diretora ou ganhar um pouco mais ou ter uma posição melhor. A pessoa negra é o seguinte, é o que é tem para hoje”, diz a coordenadora da pesquisa.

Medidas

O estudo destaca alguns marcos de ações afirmativas no serviço público que promoveram mudanças no perfil das lideranças no Poder Executivo. Entre eles está a Lei 12.990/2014, que reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

O Decreto 11.443/2023 que dispõe sobre o preenchimento por pessoas negras de percentual mínimo de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal. Pelo decreto, até o final de 2025, 30% dos Cargos Comissionados Executivos e Funções Comissionadas Executivas dos níveis 1 a 17, dos órgãos e entidades da administração pública federal deverão ser ocupados por pessoas negras.

Outra medida citada é o Decreto 12.122/2024, que institui o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

“O aumento da presença de pessoas negras em posições de liderança no Poder Executivo nos últimos anos representa um avanço importante, porém ainda insuficiente. Os dados revelam que há um trabalho significativo a ser realizado para garantir a equidade racial e de gênero no Brasil. Investir em políticas que ampliem a presença de líderes pretos, pardos e indígenas no serviço público, bem como promovam a sua permanência nesses cargos, é necessário e urgente para a democracia. Essa iniciativa impactará positivamente o país”, diz Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann.

Diante da situação, o estudo faz recomendações ao Poder Executivo:

Investir na formação de lideranças negras em altas carreiras, especialmente nas áreas centrais e de infraestrutura do Estado;
Organizar cursos e oficinas de letramento racial nas escolas de governo para altos gestores;
Investir em recrutamento e visibilidade de perfis com carreira pública e com experiência em cargos de gestão;
Realizar avaliação periódica e aperfeiçoamento da lei e normas de igualdade racial no funcionalismo público federal;
Incentivar a linhas e projetos de pesquisas acadêmicas no campo da diversidade racial no funcionalismo público;
Fortalecer as assessorias de Participação Social e Diversidade dos Ministérios.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FAVOO oferece assessoria gratuita para declaração do Imposto de Renda e outros serviços em Vilhena

Segundo o professor Maurício Veiga da Silva, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAVOO, os atendimentos são realizados por acadêmicos sob a supervisão de professores.
L

FIERO confirma presença na Rondônia Rural Show

FIERO reforça compromisso com o setor produtivo e prepara programação especial para a Rondônia Rural Show.
L
Deputado solicita autorização ao STF para que réus dos atos golpistas de 8 de janeiro recebam assistência religiosa

Deputado solicita autorização ao STF para que réus dos atos golpistas de 8 de janeiro recebam assistência religiosa

Sóstenes Cavalcanti diz que a Constituição garante esse direito
L
Tribunal e MP de Contas analisam serviços de saúde em Pimenta Bueno

Tribunal e MP de Contas analisam serviços de saúde em Pimenta Bueno

Essas ações contínuas têm dois objetivos principais: melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde.  
L
Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis anualmente, alerta consultoria

Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis anualmente, alerta consultoria

No ano passado, cada residência jogou fora 44kg de roupas e calçados
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#AgendaNews | Entrevista Elizane Nunes – Literatura Amazônica e o Poder Transformador das Mãos

Vamos receber Elizane Nunes, escritora, poeta da beira do rio e professora da UNIR, para uma conversa emocionante sobre literatura, infância e o poder transformador das mãos!
L

#GiroNews | Entrevista Rosângela Silva – Secretária de Estado da Comunicação

Nesta terça-feira, dia 1º de abril, às 16h, o Giro News recebe Rosângela Silva, secretária de Estado da Comunicação de Rondônia. Em pauta, a nova campanha publicitária Fale Bem de Rondônia, lançada pelo governo no dia 11 de março. A proposta destaca as conquistas do estado, que vem ganhando reconhecimento nacional e internacional por suas boas práticas, desenvolvimento acelerado e riqueza cultural.
L
MEC divulga lista de espera do Prouni 2025/1 para bolsas integrais e parciais em universidades privadas

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025/1 para bolsas integrais e parciais em universidades privadas

Foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições
L

Com chuvas generalizadas, acumulados significativos atingem boa parte do estado

Essas chuvas deverão persistir durante todo o dia, especialmente no norte de Porto Velho, no nordeste e no sudoeste das demais regiões de Rondônia.
L
Novas regras para emissão de notas fiscais eletrônicas entram em vigor para MEIs a partir de 1º de abril

Novas regras para emissão de notas fiscais eletrônicas entram em vigor para MEIs a partir de 1º de abril

Dados precisam ser atualizados no Portal do Empreendedor
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
L
Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas

Conab publica edital de concurso público nacional

Empresa oferece oportunidades em cargos de nível médio e superior
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves apresenta balanço de ações em defesa das mulheres e denuncia ataques políticos

Parlamentar falou das agendas positivas para intermediar a construção da Casa da Mulher Brasileira.
L

Coronel Chrisóstomo bloqueia votação na Câmara em apoio à anistia

Vice-líder da oposição afirma que fala por todos os brasileiros da direita e convoca manifestação na Avenida Paulista.
L
Novos sargentos da PM se formam, reforçando compromisso do governador Marcos Rocha com a segurança

Novos sargentos da PM se formam, reforçando compromisso do governador Marcos Rocha com a segurança

A segunda solenidade ocorre nesta quarta-feira (2), para os militares da Corporação do polo de Cacoal.
L
Vereador Dr. Santana solicita criação de corredor 'linha vermelha' na faixa central da BR-364 para veículos pesados

Vereador Dr. Santana solicita a criação de corredor ‘linha vermelha’ na faixa central da BR-364 para veículos pesados

O projeto visa aumentar a segurança e o trânsito em Porto Velho.
L

Evento Mulheres que Transformam homenageou personagens da vida real, diz Sílvia Cristina

As 11 mulheres agraciadas com o troféu Mulheres que Transformam têm atuação destacada na sociedade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista é atropelado por viatura da PM que perseguia criminosos na zona leste

Motociclista é atropelado por viatura da PM que perseguia criminosos na zona leste

De acordo com as primeiras informações, uma guarnição estava fazendo acompanhamento a dois criminosos de moto quando a viatura avançou a preferencial e atropelou o motociclista, já os suspeitos fugiram.
12
Polícia realiza operação contra membros de torcida organizada envolvida em ataque a torcedores do Cruzeiro

Polícia realiza operação contra membros de torcida organizada envolvida em ataque a torcedores do Cruzeiro

Agentes cumprem dez mandados de prisão no estado de S.Paulo
L
PRF prende homem por abuso de adolescente, em Vilhena

PRF prende homem por abuso de adolescente, em Vilhena

Vantagens econômicas teriam sido oferecidas em troca de favores sexuais
10
Três indígenas são mortos e carbonizados na região rural

Três indígenas são mortos e carbonizados na região rural

Crime ocorreu em área de retomada no município de Dourados (MS)
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia melhora a saúde pública com menos filas de espera e mais cirurgias e exames

Rondônia fortalece a saúde pública com menos filas de espera e ampliação de cirurgias e exames

Foram realizadas 17.129 cirurgias nos últimos três anos, sendo 8.113 apenas em 2024, um crescimento expressivo em relação aos 3.799 procedimentos de 2022 e aos 4.763 de 2023.
L
ENAC-TJRO divulga edital de convocação para procedimento de heteroidentificação de candidatos

ENAC-TJRO divulga edital de convocação para procedimento de heteroidentificação de candidatos

O procedimento tem como objetivo garantir a veracidade das autodeclarações realizadas durante a inscrição no certame, assegurando a efetiva implementação de políticas afirmativas no Poder Judiciário.
L
MPRO recomenda reforma de hospital à Prefeitura e Secretaria de Saúde de Cacoal

MPRO recomenda reforma de hospital à Prefeitura e Secretaria de Saúde de Cacoal

A instauração do Procedimento Administrativo tem como finalidade acompanhar a instalação do novo Hospital Municipal de Cacoal.
L
ENAM-TJRO divulga edital de convocação para procedimento de heteroidentificação de candidatos

ENAM-TJRO divulga edital de convocação para procedimento de heteroidentificação de candidatos

O procedimento tem como objetivo garantir a veracidade das autodeclarações realizadas durante a inscrição no certame, assegurando a efetiva implementação de políticas afirmativas no Poder Judiciário.
L
Fachin vota para derrubar anulação de processos contra Antonio Palocci na Lava Jato

Fachin vota para derrubar anulação de processos contra Antonio Palocci na Lava Jato

Julgamento está com 2 votos a 1 pela anulação das ações
L
SpaceX lança missão com tripulação de astronautas não profissionais para sobrevoar os polos da Terra

SpaceX lança missão com tripulação de astronautas não profissionais para sobrevoar os polos da Terra

Tripulação é formada por quatro astronautas não profissionais
L
MPF denuncia 13 ex-executivos do Grupo Americanas por fraudes de R$ 25 bilhões e manipulação contábil

MPF denuncia 13 ex-executivos do Grupo Americanas por fraudes de R$ 25 bilhões e manipulação contábil

Desvios de R$ 25 bilhões levaram companhia a pedir recuperação
L

Deputada Dra. Taíssa solicita intercâmbio médico para estudantes no Novo Hospital Regional de Guajará-Mirim

Parlamentar atende pedido de estudantes e cobra termo de cooperação entre universidade boliviana e governo de Rondônia
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.