As chuvas irregulares estão fazendo parte do cenário em Rondônia esta semana. Seguem as precipitações com acumulados até significativos, que variam de acordo com a região.
Nesse padrão meteorológico, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Divisão de Satélites e Sensores Meteorológicos (DISSM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disparam alertas de chuvas mais intensas em um intervalo que abrange praticamente todo o município de Porto Velho, inclusive pontuando a capital com chuvas fortes, padrão 2, que especifica “algumas tempestades severas organizadas”.
Essas chuvas ficam ainda mais intensas quando encontram nuvens de tempestade vindas do sul do Amazonas, onde também chove bastante nos últimos meses. Nas próximas 48 horas, as chuvas se intensificarão em todo o estado, saindo do padrão de chuvas irregulares para chuvas intensas; o padrão de nível 2 permanece.
Em setores específicos, como numa região próxima a Nova Mutum Paraná, distrito de Porto Velho, além do sudoeste do estado, devem persistir tempestades de grau 3, conforme previsto para os dias 28 e 29.