TERÇA-FEIRA, 01/04/2025

STF torna Jair Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe e crimes contra o Estado Democrático de Direito

É o primeiro ex-presidente réu por crimes contra a ordem democrática

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF torna Jair Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe e crimes contra o Estado Democrático de Direito
Antonio Augusto/STF

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

Seguiram o relator os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, colegiado composto por cinco dos 11 ministros do Supremo onde tramita o caso sobre o golpe.

Os ministros também decidiram, por unanimidade, tornar mais sete aliados de Bolsonaro réus na mesma ação penal. Eles responderão pelos mesmos crimes imputados ao ex-presidente.

A Primeira Turma considerou haver indícios suficientes de que os crimes imputados existiram (materialidade) e foram praticados pelos denunciados (autoria), merecendo assim serem mais bem apurados.

Os oito réus compõem o chamado “núcleo crucial” do golpe, entre as 34 pessoas que foram denunciadas. São eles:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Saiba qual foi a participação dos 34 denunciados na tentativa de golpe.

No primeiro dia de julgamento, as defesas dos acusados negaram, uma a uma, a autoria dos delitos por seus clientes. A maior parte dos advogados reclamou também de questões processuais, alegando, por exemplo, o cerceamento de defesa, por não terem tido acesso, segundo contam, ao material bruto que embasou a denúncia.

Após o julgamento, o advogado Celso Vilardi, que representa Bolsonaro, disse esperar que agora, com a abertura da ação penal, seja dado acesso mais amplo da defesa ao material utilizado pela acusação. “Esperamos que tenhamos a partir de agora uma plenitude de defesa, o que não tivermos ate agora”, disse o defensor.

Também no primeiro dia de análise do caso, Gonet reiterou suas acusações. Segundo a narrativa do PGR, os atos golpistas foram coordenados durante anos, começando em meados de 2021, com o início de um ataque deliberado às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, e culminando com o 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Próximos passos

Com a aceitação da denúncia, os oito acusados passam à condição de réus, respondendo a uma ação penal no Supremo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Com a abertura do processo criminal, os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovar as teses de defesa. Com o fim da instrução do processo, o julgamento será marcado, e os ministros vão decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão condenados à prisão ou absolvidos.

Não há data definida para o julgamento, que depende do andamento da instrução processual.

Votos

Segundo a votar, Dino buscou garantir que as defesas terão oportunidade de construir suas próprias narrativas, que serão levadas em consideração no momento adequado. “Justiça é diferente de justiçamento”, disse ele.

“Temos que aferir a conduta, uma a uma, independentemente do julgamento moral que tenhamos sobre a pessoa”, assegurou Dino.

Ele ressaltou que, a seu ver, as defesas confirmaram a existência dos crimes, embora tenham tentado, cada uma, livrar seus clientes.

Para o ministro, a postura dos advogados “não foi tanto descaracterizar materialidades e sim afastar autorias, afastar seus clientes do cenário delituoso ou de teses deletérias, o que corrobora a densidade desse acervo probatório delineado pela PGR”.

Em seguida, Fux destacou que o voto do relator detalhou ponto a ponto as condutas e crimes imputados a Bolsonaro e outros sete aliados.

“Em relação à autoria e a materialidade, a procuradoria e o ministro Moraes legaram à turma e à sociedade tudo quanto nós precisávamos saber para o recebimento da denúncia”, avaliou Fux.

O ministro ressalvou, contudo, que durante o processamento da ação penal deverá apresentar divergências em relação ao cálculo das penas. “Confesso que em determinadas situações me deparo com uma pena exacerbada”, afirmou. Ele disse ter pedido vista (mais tempo de análise) para analisar o caso da cabeleireira Debora Santos, denunciada por pichar com batom a estátua da Justiça que fica na Praça dos Três Poderes.

Cármen Lúcia, por sua vez, optou por ressaltar a gravidade dos crimes imputados e dos ataques de 8 de janeiro. Ela frisou a ligação feita pelo PGR da trama golpista com os acontecimentos daquele dia e disse ser plausível a narrativa sobre o avanço do complô. “Um golpe não se faz em um dia”, afirmou. A ministra frisou que não há como negar a violência do episódio.

“O compromisso é de receber [a denúncia] para que o país saiba, para que a sociedade brasileira saiba que estamos cumprindo nosso dever de dar sequência para a apuração devida, para a instrução do processo e para um julgamento justo e democrático. Porque, felizmente, o golpe não deu certo e temos democracia no Brasil”, disse Cármen Lúcia.

Último a votar, Zanin destacou que não é necessário que alguém seja o executor de um crime para que o tenha praticado junto com outras pessoas. Portanto, não seria necessário que os acusados estivessem na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro para que tenham contribuído para que o episódio acontecesse.

“Existem inúmeros documentos que mostram, em tese, a participação dos denunciados em atos que podem ter culminado no dia 8 de janeiro. Se esses documentos, se esses depoimentos, são verdadeiros ou não, é o que se vai discutir ao longo da instrução, mas neste momento considero que há materialidade e indício de autoria a ensejar o recebimento integral de denúncia”, acrescentou o presidente da Primeira Turma.

Acusação

Conforme a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como “minuta do golpe”.

Em seu voto, Moraes afirmou “não haver dúvidas” sobre conhecimento de Bolsonaro acerca do documento.

“Não há dúvida que o denunciado Jair messias Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta de golpe”, destacou o relator.

“Qual a implicação desse conhecimento para o cometimento dos crimes imputados pela PGR deve ser ainda verificada durante a instrução da ação penal”, disse Moraes. “A interpretação do fato vai ocorrer durante a instrução penal.”

No voto, Moraes frisou que o plano de Bolsonaro começou a ser posto em prática em julho de 2021, quando em uma transmissão ao vivo pela internet o ex-presidente “atacou as urnas eletrônicas sem nenhum fundamento e sem apresentar nenhum elemento concreto”.

O objetivo seria insuflar aliados e criar o clima para se manter no poder mesmo com derrota na tentativa de reeleição, em 2022, destacou Moraes. A denúncia “aponta o aumento da intensidade da agressividade de forma progressiva, integrando a execução de seu plano” autoritário, indicou o ministro-relator.

Detalhamento

Em um voto longo, com mais de uma hora e 40 minutos de duração, Moraes recorreu a vídeos, tabelas e estatísticas para rebater cada uma das oito defesas. Ele começou por destacar a violência dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores de Bolsonaro.

Um vídeo com cenas da “batalha campal”, como descreveu o ministro, foi exibido durante a sessão da Primeira Turma do Supremo. Para rebater as alegações de falta de provas, Moraes apresentou, na parte final de seu voto, uma tabela relacionando os atos apontados pela PGR como criminosos e todas as provas documentais colhidas pela Polícia Federal (PF).

Para Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, “descreveu satisfatoriamente os fatos típicos ilícitos, com todas as circunstâncias, dando aos acusados o amplo conhecimento dos motivos e das razões pelas quais foram denunciados”.

O ministro destacou que o julgamento desta quarta-feira tem por objetivo somente verificar se há indícios materiais suficientes para abrir uma ação penal, na qual as defesas terão a plena oportunidade de construir suas próprias narrativas sobre os fatos apresentados pela acusação.

Primeiro dia

Na terça-feira (25), durante o primeiro dia do julgamento, os advogados de Bolsonaro e seus aliados rebateram a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. O procurador também se manifestou durante a sessão e reforçou as acusações de tentativa de golpe de Estado contra os acusados.

Bolsonaro apareceu de surpresa no STF e acompanhou presencialmente a sessão na terça-feira. Apesar de não existir qualquer impedimento, a presença de investigados durante os julgamentos do STF não é comum. Nesta quarta, o ex-presidente acompanhou o julgamento do gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho.

Ainda no primeiro dia, os ministros rejeitaram diversas questões preliminares levantadas pelas defesas, entre elas a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

A turma também negou o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin para julgar o caso; o reconhecimento da competência do plenário, e não da turma, para julgar a denúncia, e as alegações de cerceamento de defesa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-425 vira “rodovia da morte” para animais: jacaré é morto por atropelamento

Além dos jacarés, há relatos frequentes de serpentes e até roedores, como capivaras, que também perderam a vida ao tentar atravessar a rodovia.
10

Mês do Artesão: tendências e vivências com Fernanda Viccoli

De hobby à produção carnavalesca: a história de uma artesã que transforma arte em expressão cultural
L

Sicredi alcança a marca de 9 milhões de associados e estima abrir mais de 400 novas agências em dois anos

Mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram à instituição nos últimos 12 meses
L
Governo de RO sobrevoa áreas afetadas pelas enchentes para avaliar cenário e coordenar ações emergenciais

Governo de RO sobrevoa áreas afetadas pelas enchentes para avaliar cenário e coordenar ações emergenciais

Desde a implantação do Comitê da Crise Hídrica, em 2023, já são 44 municípios atuando em conjunto com o estado.
L

Rondônia: acumulados de chuvas irão oscilar nos próximos dez dias

Nesta região do estado, os volumes previstos variam entre 50 e 100 milímetros
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Com chuvas previstas até o dia 3, autoridades temem transbordamentos na estação de Guayaramerín, com efeitos no rio Mamoré

Segundo o Sistema de Alerta do Tempo (SAT), ligado ao Governo Autônomo do Beni, em meados da semana as tempestades voltarão a ameaçar novamente as três bacias.
L

Plantel: tradição e inovação familiar que fortalecem o agro em Rondônia

No #MomentoAgro, Fábio e Giovana Botelho compartilham a trajetória da empresa que há 30 anos transforma a pecuária no estado
L
Entregadores de aplicativos entram em greve nesta segunda-feira (31)

Entregadores de aplicativos entram em greve nesta segunda-feira (31)

O movimento, que segue até amanhã (1º), tem como objetivo pressionar plataformas como iFood e Uber Flash por melhores condições de trabalho.
L
Início do pagamento do Incentivo Matrícula do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes do ensino médio

Início do pagamento do Incentivo Matrícula do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes do ensino médio

Será depositada parcela de R$ 200 relativa à matrícula
L

Prefeitura atua junto ao setor produtivo para minimizar impactos da cheia do Rio Madeira

Nesta segunda-feira (31), o rio Madeira bateu a marca dos 16,50 metros
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
L
Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas

Conab publica edital de concurso público nacional

Empresa oferece oportunidades em cargos de nível médio e superior
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves é homenageada por seu trabalho em prol da igualdade e no combate à violência contra mulheres

Moção de Aplausos foi uma propositura do vereador Nilton Souza e aprovada por unanimidade.
L

Presidente da Comissão de Agropecuária, Cláudia de Jesus, debate logística de caminhões com Aprosoja e governo

A deputada reuniu representantes dos produtores, caminheiros, setor privado e governo para mediar o problema.
L

Vereador Fernando Silva vota contra revogação e quer continuidade da coleta de lixo em Porto Velho

Fernando Silva destacou que a coleta de lixo em Porto Velho tem funcionado de forma eficiente, atendendo tanto a zona urbana quanto áreas mais afastadas, como o Baixo Madeira
L

Mulheres que transformam: evento fortalece a participação feminina na política

Durante o evento, Iracema Portella enfatizou que a organização partidária é essencial para ampliar a representatividade feminina e garantir políticas públicas voltadas às necessidades das mulheres.
L

Vacinação para Policiais Penais: Deputado Solicita Campanha Contra Hepatite B

Proteção para Profissionais da Segurança.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido com dois mandados por tráfico é preso furtando Leite de Rosas

De acordo com a ocorrência, o suspeito foi visto colocando alguns objetos no bolso e foi detido ao tentar sair do estabelecimento sem pagar.
10

Homem de 59 anos é preso furtando Whisky em supermercado

Segundo consta em ocorrência, o suspeito foi visto quando colocava garrafas de Whisky Jhonnie Walker/ Red Label dentro de uma mochila que ele carregava.
12
Motorista foge depois de causar grave acidente na Jorge Teixeira

Motorista foge depois de causar grave acidente na Jorge Teixeira

Segundo testemunhas, a motociclista seguia sentido Trevo do Roque, quando o carro fez o retorno e atingiu a vítima que ficou caída no asfalto, em seguida, o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro.
16
Polícia Rodoviária Federal apreende arma de fogo, em Porto Velho

Polícia Rodoviária Federal apreende arma de fogo, em Porto Velho

Revólver era transportado debaixo do banco traseiro de caminhonete
10

Justiça decide manter detidos suspeitos de integrar grupo criminoso especializado em roubo de caminhonetes

Ambos são considerados muito perigosos, sendo que o acriano estava na Lista Vermelha da Interpol.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia e Sustentabilidade na Piscicultura: Destaques do Festival de Peixes

O mercado pesqueiro está em plena ascensão, e Rondônia tem se destacado cada vez mais nesse setor.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE : Projeto Vidas Alcançando para Alcançar – PROVAA

12 de abril de 2025 – Estrada Castanheira s/n – Quadra 27 – Rua 15 – Zona Rural – Porto Velho/RO
L
Comissão do Cristo Redentor discute melhorias após morte de turista

Comissão do Cristo Redentor discute melhorias após morte de turista

força-tarefa inclui ICMBio, Iphan, Arquidiocese e Trem do Corcovado
L

Grupo Heineken Abre Inscrições para Programa de Trainee com Salário de Até R$ 8,5 Mil

Oportunidade de Carreira em uma Multinacional.
L
Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF na primeira semana

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF na primeira semana

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio
L
MPF arquiva investigação contra Bolsonaro por crime ambiental com baleia jubarte

MPF arquiva investigação contra Bolsonaro por crime ambiental com baleia jubarte

Ex-presidente se aproximou de animal com um jet ski ligado
L

Projeto do TRT-14 é retirado de pauta para análise

As demais entidades envolvidas, como OAB/RO, Sinjustra e Amatra 14, também consideraram positiva a retirada de pauta, defendendo uma análise criteriosa antes de qualquer decisão definitiva.
L
Banco Central recebe pedido de compra do Banco Master pelo BRB; análise pode levar até um ano

Banco Central recebe pedido de compra do Banco Master pelo BRB; análise pode levar até um ano

Órgão tem 360 dias a partir do início do processo para checar material
L
Petrobras e BNDES lançam mercado de R$ 450 milhões em créditos de carbono para reflorestamento na Amazônia

Petrobras e BNDES lançam mercado de R$ 450 milhões em créditos de carbono para reflorestamento na Amazônia

Valor pode chegar a R$ 1,5 bilhão; BNDES financiará projetos
L

Prefeitura de Jaru convoca profissionais aprovados em processo seletivo

Profissionais de diversas áreas devem conferir a lista de convocação, prazos e documentos necessários para a efetivação da contratação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.