A riqueza musical de Porto Velho ganha vida no documentário “Concerto de Quintal”, uma produção da Casa do Rio Filmes, com estreia marcada para abril no Mercado Cultural. O longa convida o público a uma viagem pela história sonora da cidade, reunindo artistas de diferentes gerações para explorar influências, fusões e transformações ao longo do tempo.
A direção é de Juraci Júnior, que faz sua estreia em longas-metragens. A inspiração para o projeto surgiu do acervo de fitas K7 do músico Silvinho Santos, herdado de seu pai, o jornalista e compositor Silvio Santos, conhecido como Zekatraca.
Memórias e sons que atravessam gerações
Silvinho cresceu em meio às rodas de samba organizadas pelo pai, que promovia encontros musicais em casa e em diversos pontos da cidade. Essas reuniões reuniam grandes nomes da música regional, como Jorge Andrade, Torrado e Manelão.
O acervo familiar contém gravações inéditas, cuidadosamente digitalizadas, que preservam as vozes de compositores fundamentais para a identidade musical de Porto Velho. “Fico feliz por ter contribuído com a história contada. O filme proporcionou a mim uma volta no tempo, me fez reencontrar várias lembranças que há muito eu não ouvia ou revia. Letras, áudios, fotos. Vários gatilhos foram despertados”, compartilha Silvinho, que também integrou a equipe de pesquisa do projeto.

Um retrato sonoro de Porto Velho
“Concerto de Quintal” percorre a diversidade rítmica da cidade, desde as influências afro-caribenhas e os batuques dos terreiros até os corais das igrejas, rodas de samba e os novos sons eletrônicos que emergem da periferia.
A narrativa se constrói a partir de encontros entre músicos de diferentes gerações, que compartilham histórias, improvisam e resgatam as raízes da música local.
“Eu ganhei um presente, que foi a confiança do Silvinho e sua família, que me permitiu entrar nesses lugares tão guardados”, conta o diretor Juraci Júnior. “O documentário foi ganhando uma vida dentro da ilha de edição que não sei explicar. Sou muito grato a toda equipe que compôs esse projeto tão especial e que mergulhou junto nessa história. Espero que todos vejam e também sintam a emoção”
Uma produção viabilizada pela cultura
“Concerto de Quintal” foi contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2022, Artigo 6º, Inciso I), voltada ao apoio a produções audiovisuais.
Para acompanhar a programação de estreia, siga @concertodequintal no Instagram.
![Documentário "Concerto de Quintal" celebra a identidade musical de Porto Velho - News Rondônia Guilherme Nascimento] longa promove um encontro entre as gerações da musica porto-velhense](https://controle.newsrondonia.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Foto_Guilherme-Nascimento-longa-promove-um-encontro-entre-as-geracoes-da-musica-porto-velhense-e1743013571633.jpg)
FICHA TÉCNICA
📽 Direção e roteiro: Juraci Júnior
🎬 Direção de produção: Val Barbosa
📌 Produção executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior
🎼 Direção musical: Marcelo
📷 Direção de fotografia: Avener Prado
🎥 Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos
🎧 Som direto: Verônica Brasil
✂ Montagem: Eduardo Resing
🎨 Colorização: Rafael Suarez
🔤 Motion: Rone Mota
🎞 Finalização: Igor Tchilian
📹 Câmeras: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior
📸 Fotógrafo still: Guilherme Nascimento
📢 Comunicação: Vanessa Fernandes
📲 Redes sociais: Felipe Araújo
📖 Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati
🔍 Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito
🎬 Coordenação geral: Casa do Rio Filmes