SÁBADO, 29/03/2025
Publicidade

Advogado de Bolsonaro nega envolvimento do ex-presidente em plano golpista e critica acesso limitado às provas no STF

Celso Vilardi reclamou da falta de acesso à integra das provas

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Advogado de Bolsonaro nega envolvimento do ex-presidente em plano golpista e critica acesso limitado às provas no STF
Antonio Augusto/STF

O advogado Celso Vilardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou nesta terça-feira (25) que ele não tinha qualquer conhecimento ou ligação com qualquer plano de golpe de Estado. Vilardi protestou por não ter acesso à íntegra das provas que basearam a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O defensor iniciou sua sustentação oral afirmando que Bolsonaro foi “o ex-presidente mais investigado da história deste país”. Ele acrescentou que, ainda assim, a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, não conseguiu apresentar nenhuma prova da ligação de Bolsonaro com o plano golpista ou com os atentados do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente.

Ele afirmou que “o [ex-]presidente da República não tem nenhuma relação com [o plano] Punhal Verde e Amarelo”, referindo-se ao planejamento que, segundo a Polícia Federal (PF), previa a tomada de poder e o assassinato, após a eleição de 2022, do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e de outras autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes, do próprio Supremo.

Ele mencionou ainda que Bolsonaro autorizou o processo de transição de governo e também de mudança antecipada no comando das Forças Armadas, ainda em dezembro de 2022, após ter perdido a eleição daquele ano. “Não é possível que se queira dizer que isso é compatível com uma tentativa do golpe”, argumentou o advogado.

“Temo a gravidade de tudo que aconteceu no 8 de janeiro, mas não é possível que se queira imputar a responsabilidade ao ex-presidente da República, ou colocá-lo como líder de uma organização criminosa, quando ele não apoiou o que aconteceu no 8 de janeiro, pelo contrário, ele tripudiou”, disse Vilardi. Ele fez referência a mensagens publicadas naquele dia, em que Bolsonaro condenou os ataques.

Para Vilardi, a denúncia é uma “conjectura”, que não conseguiu apresentar um ato específico de Bolsonaro para praticar o golpe.

Mais cedo, o procurador-geral da República reiterou suas acusações, afirmando que Bolsonaro liderou um complô golpista com o objetivo de se manter no poder mesmo perdendo a tentativa de reeleição. Para ele, o planejamento do golpe começou em meados de 2021 e teve fim somente em 8 de janeiro de 2023, com o ataque aos prédios públicos.

Acesso às provas

Assim como outras defesas no caso, Vilardi reclamou de não ter acesso aos arquivos brutos das provas que embasaram a acusação. Isso porque, segundo o advogado, nos autos constam apenas trechos selecionados pela PF do material apreendido, sem que tenha sido anexada, por exemplo, a íntegra de conversas retiradas de celulares periciados.

Segundo ele, o que foi apresentado para a defesa como prova são relatos secundários dos investigadores. “O que não está na denúncia é a completude da mídia”, afirmou o defensor. “Temos tudo que a denúncia citou, mas esse e o recorte da acusação. Com todo respeito, a defesa tem direito a fazer o seu próprio recorte”, acrescentou.

Competência do plenário

O advogado de Bolsonaro insistiu também em pedir para que o caso seja remetido a julgamento no plenário do Supremo, pedido que já foi negado mais de uma vez ao longo do processo e deve ser votado pela Primeira Turma.

O entendimento recente do Supremo é o de que os casos sobre crimes supostamente cometidos durante o exercício e em função do cargo devem permanecer na Corte mesmo após o alvo deixar o posto. Vilardi argumentou, contudo, que Bolsonaro era presidente da República, cuja competência para julgar cabe exclusivamente ao plenário.

Para o advogado, os atos imputados ao ex-presidente têm relação direta com o cargo e teriam sido praticados em função dele, e Bolsonaro “chegou a ser investigado quando ainda era presidente”.

Bolsonaro

O próprio Bolsonaro acompanhou a sustentação oral de Vilardi diretamente da sala de audiências da Primeira Turma. O ex-presidente deixou o local na manhã desta terça afirmando que somente se pronunciaria após o fim do julgamento.

Após a manifestação das defesas dos acusados, a sessão foi interrompida para o almoço e está marcada para ser retomada às 14h, quando os ministros devem começar a análise sobre as questões preliminares apresentadas pelas defesas.

Julgamento

Composta por cinco dos 11 ministros do Supremo, a Primeira Turma julga nesta terça-feira se recebe ou não a parte denúncia referente ao chamado “núcleo crucial” do golpe, composto por oito dos 34 denunciados pela tentativa de golpe.

Na manhã desta terça, poucos minutos após a chegada de Bolsonaro, a sessão de julgamento foi aberta pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin. Em seguida, a palavra foi dada ao relator Alexandre de Moraes, que passou à leitura do relatório sobre o caso.

O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Todos foram acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado.

Caso a denúncia seja recebida, os acusados se tornam réus no Supremo, sendo iniciada uma ação penal, em que deve ser aberta uma nova instrução do processo, sendo ouvidas testemunhas de acusação e defesa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto de lei endurece punição para receptação de celulares roubados

Projeto de lei endurece punição para receptação de celulares roubados

Medida também cria crime de furto qualificado por encomenda e combate pirataria de TV
L
STF retira mineração da pauta da comissão sobre marco temporal

STF retira mineração da pauta da comissão sobre marco temporal

Tema será tratado em outra conciliação conduzida por Gilmar Mendes
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim: balanço dos primeiros 16 dias de atendimento

Hospital Regional de Guajará-Mirim: balanço dos primeiros 16 dias de atendimento

Nova unidade já realizou 24 cirurgias e diversos outros procedimentos.
L
Concurso Pintando Sonhos: crianças criam identidade visual para projeto habitacional

Concurso Pintando Sonhos: crianças criam identidade visual para projeto habitacional

Inscrições abertas até 6 de abril.
L
Plataforma "Central das Emendas" será lançada para permitir fiscalização pública das emendas parlamentares desde 2015

Plataforma “Central das Emendas” será lançada para permitir fiscalização pública das emendas parlamentares desde 2015

Central permite filtrar emendas por autor, tipo, partido e estado
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#Sintonia360 | Entrevista Michel Mello e Natan Ferreira

Neste sábado, dia 29, às 9h, o Sintonia 360 recebe Michel Mello, presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Santana.
L

No Acre, o governador Gladson Cameli deu um exemplo de combate à intolerância religiosa

Cameli sancionou nesta sexta-feira uma lei que, além de combater ações criminosas, assegura a liberdade e o respeito a todas as crenças.
L

News Rondônia e Cine Laser: Hora de conhecer os ganhadores do sorteio do cinema!

Hoje é o grande dia que os amantes da sétima arte estavam esperando! O Jornal Eletrônico News Rondônia e o Cine Laser têm a honra de anunciar os ganhadores da super promoção que vai proporcionar momentos inesquecíveis na telona.
L

Projeto “Conexão Igreja Comunidade” Fortalece Laços Sociais no Bairro Marcos Freire

Através dessas iniciativas, a Igreja Metodista Wesleyana reafirma seu papel de agente transformador.
L
Conta de luz em abril segue sem cobrança extra com manutenção da bandeira verde, decide Aneel

Conta de luz em abril segue sem cobrança extra com manutenção da bandeira verde, decide Aneel

Melhora no volume de chuvas motivou revisão de tarifa extra
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
L
Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas

Conab publica edital de concurso público nacional

Empresa oferece oportunidades em cargos de nível médio e superior
L
Ibama divulga locais de prova e orientações para concurso com 460 vagas para analistas ambientais e administrativos

Ibama divulga locais de prova e orientações para concurso com 460 vagas para analistas ambientais e administrativos

Exame está marcado para dia 6 de abril em todas as capitais
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha entrega do Projeto REVER em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega do Projeto REVER em Ariquemes
L

Vereador Pedro Geovar consegue aprovação para manutenção de via e recapeamento na zona sul da capital

A obra beneficia diretamente os moradores da zona sul da capital, tornando o trânsito mais seguro e melhorando a mobilidade no local.
L
Deputado Cássio Gois fortalece participação popular na primeira CCJR Cidadã em Cacoal

Deputado Cássio Gois fortalece participação popular na primeira CCJR Cidadã em Cacoal

O evento contou com a presença de parlamentares, prefeitos e representantes da Unir, da OAB e do Poder Judiciário.
L
Coronel Chrisóstomo trata de investimentos em esporte e cultura em Itapuã do Oeste

Coronel Chrisóstomo trata de investimentos em esporte e cultura em Itapuã do Oeste

Em reunião na Prefeitura, o parlamentar ouviu as principais demandas do setor apresentadas pelo prefeito Nei Martins e sua equipe.
L

Projeto Cidadania nos Bairros: Serviços Gratuitos para a Comunidade

Primeira edição acontece neste sábado em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher dorme no volante e derruba poste de iluminação em acidente no Bairro Novo

Mulher dorme no volante e derruba poste de iluminação em acidente no Bairro Novo

Foi necessário chamar uma equipe da Energisa para reparar os danos e sanar o problemas da falta de energia. No entanto não houve registro de pessoas feridas.
10
Quatro pessoas morrem em acidente entre dois veículos na BR-319

Quatro pessoas morrem em acidente entre dois veículos na BR-319

Apenas uma jovem teria sobrevivido e foi socorrida. Equipes da PRF, perícia e rabecão foram acionadas para os trabalhos de praxes.
18

Criminoso com 22 anos de cadeia é preso na zona leste

O suspeito, que estava em frente a uma casa sem muros, ainda tentou fugir ao ver a viatura, mas foi detido.
10
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela Polícia Militar

Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela Polícia Militar

Diante da situação, o suspeito foi conduzido à unidade hospitalar para a realização do exame de corpo de delito e, posteriormente, encaminhado à Cadeia Pública de Presidente Médici, onde permanecerá à disposição da Justiça.
14
Carro capota após forte impacto em cruzamento; motorista fica ferido

Carro capota após forte impacto em cruzamento; motorista fica ferido

Segundo testemunhas, o Chevrolet Classic seguia pela Rua São Paulo quando foi atingido violentamente pela S-10, que teria invadido a preferencial no sentido K-5.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilmar Mendes suspende julgamento de habeas corpus de Robinho

Gilmar Mendes suspende julgamento de habeas corpus de Robinho

Não há previsão para a retomada da análise no STF.
L
Haddad descarta mudanças no arcabouço fiscal

Haddad descarta mudanças no arcabouço fiscal

Ministro afirma que governo manterá política econômica sem medidas eleitoreiras
L
Carga tributária sobe para 32,32% do PIB em 2024

Carga tributária sobe para 32,32% do PIB em 2024

Alta é impulsionada por tributação de offshores e fim de isenções em combustíveis
L
Réu pelos atos de 8 de janeiro, Léo Índio está na Argentina há mais de 20 dias, diz defesa

Réu pelos atos de 8 de janeiro, Léo Índio está na Argentina há mais de 20 dias, diz defesa

Sobrinho de Bolsonaro é réu por participação em atos antidemocráticos
L
Anater seleciona entidades para programa de assistência técnica rural

Anater seleciona entidades para programa de assistência técnica rural

Quase 9 mil famílias serão beneficiadas em três regiões
L
Toffoli vota por manter anulação de processos contra Antonio Palocci na Lava Jato

Toffoli vota por manter anulação de processos contra Antonio Palocci na Lava Jato

Ministro se baseou em precedente que considerou parcial o juiz da ação
L

Do Rio Hudson aos Investimentos: A Jornada de André Silva que transforma vidas e finanças da comunidade brasileira

Aos 46 anos, André Silva é agora CEO e fundador da Investify Portfolios, uma empresa que reflete sua transição de xerife a especialista em investimentos imobiliários.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.